Especificações, smartphones e comparações do Snapdragon 888

Confiram as especificações do Snapdragon 888 e em quais smartphones serão equipados com o novo chipset.
Atualizado há 4 anos
Especificações, telefones e comparações do Qualcomm Snapdragon 888

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

A Qualcomm manda no mercado quando se trata dos processadores que equipam os melhores e mais recentes smartphones com Android, e as expectativas para seu modelo principal lançado hoje, o Snapdragon 888, são altas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anunciado hoje no evento anual Snapdragon Tech Summit, o Snapdragon 888 – não o 875, como esperado anteriormente – é o novo chipset de ponta da empresa, com aumentos de IA e desempenho gráfico que devem conduzir os maiores e melhores telefones de 2021.

A maioria dos telefones Android (além de alguns outros produtos, como o Oculus Quest 2) contam com os SoCs (system-on-chips) da fabricante de chips americana Qualcomm para cobrir tudo, desde o poder de computação bruto até imagens dedicadas e processadores gráficos para alta fidelidade jogos. Existem outros concorrentes no mercado, notavelmente Samsung e MediaTek, mas no espaço Android, a Qualcomm é suprema.

Isso ocorre em parte porque a empresa oferece uma variedade de opções para os fabricantes de celulares escolherem, desde o nível básico até o carro-chefe, complementando a gama de smartphones para os quais eles foram projetados. No topo estão os chips Snapdragon série 800 da empresa, com o novo 888 substituindo o Snapdragon 865 e o Snapdragon 865+ de atualização de meio de ciclo.

Quais são as especificações do Snapdragon 888?

No primeiro dia do Snapdragon Summit, a Qualcomm até agora anunciou apenas o nome e alguns detalhes importantes sobre o Snapdragon 888, e teremos que esperar até o mergulho técnico em 2 de dezembro para saber mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Aqui estão as especificações que a Qualcomm confirmou:

  • Usa o modem 5nm Snapdragon X60 5G
  • Novo motor AI e processador Hexagon ML oferecem 26 TOPS – contra 15 no 865
  • A atualização de GPU Adreno mais significativa até agora
  • O novo ISP oferece até 2,7 gigapixels por segundo, uma melhoria de 35% na fotografia computacional

Quais telefones Snapdragon 888 estão a caminho?

A Xiaomi já havia confirmado que os próximos smartphones topos de linha da empresa estariam entre os primeiros a apresentar o novo Snapdragon, então não é nenhuma surpresa que hoje o fundador Lei Jun confirmou que a próxima série Mi 11 usará o Snapdragon 888.

S Xiaomi é a única empresa até agora a dar nomes aos boi em um aparelho específico que usará o 888, mas a Qualcomm diz que os aparelhos estão a caminho da Asus, BlackShark, Lenovo, LG, Meizu, Motorola, Nubia, Realme, OnePlus, Oppo, Sharp, Vivo e ZTE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base nesses nomes, é uma aposta segura que podemos esperar ver o Snapdragon 888 no Oppo Find X3 e OnePlus 9, embora aparelhos específicos sejam mais difíceis de prever para alguns dos outros fabricantes – mas é uma aposta segura que a maioria dos novos os telefones principais usarão o chip.

Snapdragon 888

Não há menção à Samsung, mas ficaríamos surpresos se não víssemos o Snapdragon 888 em seus smartphones Galaxy S21 / S30, embora não em todos os mercados – Europa, Coreia e Austrália geralmente recebem telefones Galaxy S e Note alimentado pelos próprios chips Exynos da Samsung, enquanto os Estados Unidos recebem modelos Snapdragon.

Também é curioso ver a LG na lista, já que havia especulações de que ela iria pular o chip principal e se concentrar no mais recente processador da série 700, continuando a tendência que começou com o LG Velvet e o LG Wing deste ano, dois telefones premium com processadores de gama média (reconhecidamente de primeira linha).

Existem benchmarks de desempenho do Snapdragon 888?

Enquanto esperamos pelos benchmarks oficiais da Qualcomm, ainda temos muitos vazamentos antigos desde a preparação até o anúncio do 888 – quando todos pensávamos que ele seria chamado de Snapdragon 875.

Relatórios da Business Korea e Hankyung sugerem que a Samsung é a única responsável pela produção do 888. Ambos os sites apontam para o 888 aproveitando um novo e mais eficiente processo de 5 nm (semelhante ao mais recente chip A14 Bionic da Apple, encontrado na série iPhone 12 deste ano ) e sendo um dos primeiros chipsets a usar o novo núcleo de CPU X1 da ARM.

Isso é apoiado por um informante do Weibo que afirma ter visto um protótipo, alegando que o chip terá um núcleo Cortex-X1 rodando a 2,84 GHz, três núcleos Cortex-A78 a 2,42 GHz e quatro Cortex-A55 energeticamente eficientes com clock de 1,8 GHz. Essas são na verdade as mesmas velocidades de clock do Snapdragon 865 (e portanto o núcleo principal é um pouco mais lento do que no 865+), mas as melhorias da arquitetura de 5 nm devem trazer benefícios de desempenho além das especificações básicas.

O mesmo vazamento também diz que o 888 usará uma nova GPU Adreno 660, junto com melhorias no cache, largura de banda da memória e consumo de energia para melhorar a vida da bateria.

Snapdragon 888 em mãos

Com o envolvimento da Samsung, pensa-se que o desenvolvimento do 888 informa diretamente o desenvolvimento dos próximos chipsets de marca própria da empresa, o Exynos 1080 e o Exynos 2100.

Na verdade, as pontuações preliminares de benchmarking do 888 (rodando nos primeiros hardwares Galaxy S21 / S30 e Mi 11, respectivamente) foram mencionadas no site coreano Clien, com as pontuações do Geekbench 5 single e multi-core do S21 / S30 chegando a 1159 e 4090, enquanto as pontuações do Mi 11 marcam em 1102 e 4113.

Surpreendentemente, as pontuações do Exynos extraídas do hardware Galaxy S21 / S30 de pré-lançamento na verdade atingem um pouco mais do que seus equivalentes Snapdragon 888, chegando a 1302 e 4205 para testes single e multi-core.

Para referência, em nossa análise do Galaxy S20, o telefone com motor Exynos 990 teve pontuação de 2299 em testes multi-core, enquanto o S20 FE com Snapdragon 865 teve pontuação de 2934 no mesmo teste. Ambas as pontuações destacam um salto notável no desempenho se essas pontuações do Snapdragon 888 / Exynos 2100 vazadas forem verdadeiras.

Pontuações vazadas em outra ferramenta de benchmark popular, AnTuTu, sugerem um salto de desempenho semelhante. O 888 – supostamente batizado de ‘Lahaina’ – teve uma pontuação fenomenal de 847.868 de acordo com um vazamento. Em contraste, a melhor pontuação do Snapdragon 865 postada é de cerca de 663.000, e o iPhone 12 só conseguiu 565.000.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).