Facebook doa US $ 1 milhão para ajudar Wikipedia

A Wikipedia Foundantion anunciou que o Facebook doou US $ 1 Milhão para a Wikipedia em agradecimento ao uso do extenso banco de dados deles.
Avatar de André Luiz
21/12/2018 às 09:38 | Atualizado há 6 anos
wikipedia

Em meio a diversos escândalos de vazamentos, o Facebook tenta se “redimir” fazendo uma doação US $ 1 milhão para o Wikipedia essa semana. Nada mais justo, afinal gigantes da tecnologia dependem fortemente do extenso banco de dados da Wikipedia para obter informações sobre suas plataformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Wikimedia Foundation anunciou na quinta-feira que o Facebook contribuiu com US $ 1 milhão para a Wikimedia Endowment, um fundo para apoiar financeiramente a enciclopédia online e outros projetos da Wikimedia.

Somos gratos ao Facebook por este apoio, e esperamos que isso marca o início de uma colaboração de longo prazo para apoiar o futuro da Wikipedia“, disse o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, em um comunicado.

Leiam também | Como excluir conta no Facebook definitivamente ou temporariamente (2018)

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 2016, a Wikimedia Endowment foi projetada para ajudar o trabalho que acontece em vários projetos da Wikimedia, garantindo que ela continue sendo um empreendimento independente.

O objetivo inicial da fundação era arrecadar US $ 100 milhões e, até o momento, arrecadou US $ 50 milhões.

Empresas usam a Wikipedia para dar mais confiançã aos usuários

Com quase 18 anos de existência, a Wikipedia tornou-se um recurso confiável para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. O Endowment garante que podemos proteger esse recurso incrível para os que buscam conhecimento hoje, mas também para as gerações futuras ”, disse Lisa Gruwell, chefe de desenvolvimento da Wikimedia. “Estamos entusiasmados com o fato de o Facebook estar investindo no futuro a longo prazo da Wikipedia e do conhecimento gratuito para todos.”

O Facebook recentemente introduziu um recurso que usa o banco de dados da Wikipedia para fornecer aos usuários mais informações sobre a origem de um artigo em seu Feed de notícias. E há anos o Facebook usa a Wikipedia para preencher páginas em sua plataforma.

Mas as empresas de tecnologia também foram acusadas de considerar a Wikipedia como garantida. Isso ficou evidente em março, quando o YouTube anunciou que publicaria um trecho de informação proveniente da Wikipédia em vídeos questionáveis ​​na plataforma, na tentativa de combater a disseminação de informações falsas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O YouTube não apenas não ofereceu apoio financeiro à Wikipedia, mas também não deu à organização um alerta sobre o que chamava de parceria entre os dois. (O Google doou para a Wikimedia Foundation no passado e continua listado na página de benfeitores sem fins lucrativos.)

Em um artigo de opinião publicado em junho na Wired, a diretora executiva da Wikimedia Foundation, Katherine Maher, instou as empresas a apoiarem melhor o serviço. “À medida que as empresas recorrem à Wikipédia para obter conhecimento – e como um baluarte contra más informações – acreditamos que elas também têm a oportunidade de serem generosas”, escreveu ela.

Na Wikimedia, já amamos e apreciamos profundamente os milhões de pessoas em todo o mundo que fazem generosas contribuições de caridade porque acreditam em nossos valores. Mas também acreditamos que merecemos apoio duradouro e proporcional das organizações que obtêm um valor financeiro significativo e sustentável de nosso trabalho ”. Concluiu Katherine.

Facebook não é o único

Para esse fim, a Amazon, que se baseia na Wikipedia para obter informações por meio da Alexa, anunciou em setembro que estava doando US $ 1 milhão para a Endowment. Apple, Qualcomm, Salesforce, Adobe e Netflix também contribuíram para a Wikimedia Foundation através de vários programas internos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.