Não é possível prever o comportamento que os mercados irão ter no futuro, mas estas dicas de investimento podem ajudar a melhorar o seu sucesso a longo-prazo de todos os investidores na bolsa.
As regras de ouro dos investimentos
O pilar mais importante de um futuro financeiro bem planejado é investir. Nestes tempos de inflação crescente, nunca é suficiente, nem é fácil, simplesmente economizar uma parte do seu salário, por isso é melhor encontrar maneiras de ganhar mais.
Com o conhecimento cada vez mais acessível, é comum se ouvir de pessoas que investem o seu dinheiro em fundos mútuos, fundos de previdência, imóveis, e muito mais. Mas há uma área de investimento que é cada vez mais apelativa e atractiva: o investimento na bolsa de valores.
Os traders forex são aqueles que abrem e fecham ordens na bolsa de valores, lucrando (ou não) o diferencial entre o valor de compra. Este tipo de investimentos têm ganho cada vez mais fãs, principalmente devido ao potencial de elevados retornos que permite, apesar do enorme risco associado.
Um investimento ativo, embora tenha maior risco, permite ao investidor crescer os seus fundos com melhores taxas do que uma básica conta poupança. O retorno desses investimentos permite combater a inflação para que possa acompanhar o aumento dos custos, ao mesmo tempo que permite acumular riqueza ao longo do tempo.
Como funciona o mercado de valores
Antes de avançar, convém esclarecer o que é o mercado de ações. Ele é o ambiente de negociação em que os traders realizam a compra e a venda de ativos (ações) de empresas, operações do mercado cambial, etc. Essas operações acontecem por meio da bolsa de valores.
Os mercados financeiro e de capitais se movem de acordo com diversos fatores, como mudanças econômicas, políticas, de negócios, entre outros, que agregam alto grau de risco e alta volatilidade. Como consequência, há momentos de desaceleração do mercado e aumentos de mercado.
Graças ao conhecimento e estratégia, os traders conseguem manter o risco em níveis controlados e confortáveis, enquanto lucram e buscam boas rentabilidades através das suas operações.
3 dicas para começar (ou a ter em conta) a investir
O conhecimento não ocupa lugar. Mesmo que seja um trader experiente confira as dicas que se seguem para aumentar a rentabilidade e diminuir os riscos ao investir na bolsa de valores!
- Conhecimento é chave – Investir cegamente no mercado de ações, sem uma pesquisa adequada ou uma compreensão básica de economia, é como dar um tiro no pé. Antes de investir seu dinheiro em mercados de ações, invista algum tempo e esforço para entender como funciona o mercado de ações. Aprenda sobre as tendências econômicas e fatores que afetam o mercado de ações.
- Foque-se no longo-prazo – Em vez de pensar no mercado de ações como uma ferramenta de curto prazo para fazer dinheiro, pense nele como uma opção de investimento de longo prazo. Compre ações mantendo em mente os retornos a longo prazo, porque historicamente os investimentos na bolsa de valores têm um desempenho significativamente melhor do que outros ativos a longo prazo
- Mantenha-se longe dos rumores – É impossível prever os próximos passos do mercado, principalmente numa altura tão instável como a que se vive. Uma das dicas de ouro mais para investir é ficar longe dos rumos, pois todos eles poderiam ser falsos e não passar de títulos sensacionalistas. Concentre-se mais nos fundamentos do mercado e você estará em uma posição muito melhor para tomar decisões informadas.
Conclusão
Numa altura em que o mundo atravessa um período de grande incerteza, principalmente devido à guerra na Europa, o mercado de ações apresenta uma maior volatilidade e por sua vez maior risco para os investidores.
Embora haja um grande risco associado às operações no mercado, a realidade é que os investidores não deixam de investir e procuram gerir o risco de forma a aumentar a rentabilidade e fazer face à elevada inflação que se tem registado.
Graças as dicas apresentadas, qualquer pessoa, que esteja disposta a correr o risco de perder o seu capital, pode começar a investir no mercado de ações e ter uma maior chance de lucro no longo-prazo.