A Ford anunciou a criação da sua primeira equipe oficial de eSports, o Fordzilla. Serão formados times nacionais na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, além de uma seleção europeia. O recrutamento de jogadores já começou e as competições se iniciam em 2020.
A Ford anunciou na Gamescom, na Alemanha, a maior feira de games da Europa, a criação do seu primeiro time oficial de pilotos para competições de eSports (esportes virtuais). A equipe, chamada Fordzilla, será formada por times nacionais na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, além de uma seleção europeia com os astros de cada país. O recrutamento de jogadores começou na própria Gamescom e a estreia está marcada para 2020.
“A Ford tem um legado invejável nas corridas. Chegou a hora de levar esse know-how ao mundo dos eSports, inspirando a nova geração de pilotos virtuais a dirigir os carros da Ford Performance”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa.
Em 2019, o mercado global de eSports deve gerar uma receita de US$ 1,1 bilhão, um crescimento de 26,7% sobre o ano anterior, com um público de 453,8 milhões de pessoas – formado por 201,2 milhões de entusiastas de eSports e 252,6 milhões de telespectadores ocasionais. Ao contrário do estereótipo popular, o jogador médio tem pouco mais de 30 anos de idade.
Leia também:
Ford, Games e mobilidade
De olho na interação entre games e mobilidade, a Ford quer unir o mundo virtual ao real para melhorar seus projetos no futuro, mirando no mercado de veículos autônomos.
“A distinção entre o mundo real e o virtual está desaparecendo. Os games agora fazem parte da cultura geral. Os melhores jogadores desafiam pilotos de corrida profissionais na vida real e muitas das nossas atividades diárias são ‘gamificadas’, desde o uso de aplicativos de fitness até a coleção de pontos de fidelidade para um café grátis”, diz Amko Leenarts, diretor de Design da Ford Europa. “Aproveitar a paixão e a experiência da comunidade de games nos ajudará a desenvolver a visão de como as pessoas se locomoverão no futuro, algo com o que estamos comprometidos e entusiasmados.”
Em 2017, a Ford foi a primeira fabricante a ter um estande na Gamescom, que reúne mais de 1.000 expositores e atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos. No ano passado, a empresa também foi a primeira a lançar um veículo na feira, a Ford Ranger Raptor, versão de alto desempenho da picape mais vendida da Europa.
A equipe Fordzilla vai competir em jogos como o Forza Motorsport 7, desenvolvido pela Turn 10 Studios, da Microsoft Game Studios, franquia de corrida mais vendida da atual geração de consoles. A série Forza reúne uma das maiores comunidades de corrida do mundo, com milhões de jogadores, dos quais 1 milhão escolhem veículos Ford.
“Estamos contentes de ver o Forza Motorsport continuar sendo o jogo escolhido por grandes marcas como a Ford ao lançar iniciativas de eSports”, diz Justin Osmer, gerente de desenvolvimento de parcerias da Turn 10 Studios.