Juntamente com o lançamento do Galaxy Note 10, o Samsung Dex, solução da Samsung para espelhar a tela do celular no PC, passará a ser iniciado com um aplicativo separado para o Windows ou no macOS.
Atualmente, o Dex apenas espelha a tela do smartphone em monitores, não precisando de um aplicativo de host. Sendo assim, todo o hardware periférico como teclado, mouse e etc, precisa ser usado conectado ao smartphone.
Agora, com um app no computador, o celular irá conversar com o sistema operacional do PC, seja Windows ou macOS. Isso significa que você terá toda a interface do Dex no seu notebook e, por exemplo, usar o teclado e mouse do computador para operar o Galaxy Note 10. Além disso, será possível transferir arquivos entre os dois equipamentos e também poderá atender ligações do celular no computador. A conexão só será feita por cabo USB.
- Galaxy S10 recebe Android 10 nos EUA e Canadá, no Brasil nada
- Galaxy Note 10 e Note 10+ recebem patch de setembro
- Galaxy Note 10 chega no Brasil custando a partir de R$ 5.299
A Samsung deixa claro no site do anúncio que o recurso só irá funcionar com os novos Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10 Plus.
Novo Dex não é totalmente novo
Vale lembrar que isso não é uma novidade em aparelhos da Samsung. Já existe há alguns anos uma solução semelhante, através do aplicativo Mobizen for Samsung. Com ele é possível espelhar a tela de celulares Samsung no PC, usando o hardware do computador. É necessário um aplicativo host para Windows também.
A diferença é que com o Mobizen, não existe uma interface diferenciada como a Dex, ele espelha o sistema do celular. Embora, não vejo muita utilidade de uma interface de computador dentro de um computador.