Ícone do site Tekimobile

Linha Samsung Galaxy S, 10 anos de história. Saiba tudo sobre ela.

Linha Samsung Galaxy S, 10 anos de história. Saiba tudo sobre ela. 8

A linha Samsung Galaxy S é uma das principais linhas de smartphones da Samsung, juntamente com a série Galaxy Note. Embora a linha Note seja a mais premium, as novas funções da marca chegam primeiro na linha S e depois na Note, que é lançada meses depois. Veja como começou, a história da linha Galaxy S.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há poucos dias do lançamento do Galaxy S10 e seu aniversário comemorativo de 10 anos, resolvemos fazer uma retrospectiva sobre a linha e contar um pouco dessa que é uma das linhas mais famosas do mundo.

Resumo do que é a linha Galaxy S

Foi em 2010 que a Samsung iniciou a linha Galaxy S. O intuito então era competir com o smartphone mais premium da época, o iPhone. Graças a isso, na época, várias acusações e processos por parte da Apple sobre roubo de propriedade intelectual começaram a marcar a relação entre as duas gigantes.

Desde então, todos os anos é lançado um novo modelo e, desde o Galaxy S6, em duas versões. A partir desse modelo surgiu a linha Galaxy Edge (telas curvas) que por fim virou padrão de todos os subsequentes.

Em 2017 os dois modelos, Galaxy S8 e S8+ vieram com tela curva (Edge) e continuou assim em 2018 com o Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus. Porém no Galaxy S10 uma versão com tela plana irá voltar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, vamos então falar um pouco de cada modelo, ano a ano.

Samsung Galaxy S9 e S9 Plus

O Samsung Galaxy S9 e S9 + são parecidos como o S8 e S8 +, com telas Infinity que fazem uso de toda a tela. Mas esses smartphones têm um painel inferior menor e um sensor de impressão digital reposicionado no painel traseiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As câmeras frontais também são as mesmas, mas a câmera selfie no S9 + tem uma lente dupla. Há um novo recurso de vídeo chamado “super slow-motion” que grava em até 960 quadros por segundo. O desempenho geral recebe um aprimoramento do mais recente chipset Snapdragon 845 da Qualcomm.

O Galaxy S9 Plus tem o plus de ter uma tela maior e também uma câmera traseira dupla. Ela possui um segundo sensor com um zoom óptico de duas vezes.

Tal como o S8 e o S8 +, o S9 e o S9 + são resistentes à água e a poeira e possuem entradas para cartões microSD e entradas para fone de ouvidos. Ambos os smartphones também suportam carregamento rápido sem fio.

O sensor de impressão digital em cada smartphone é centrado abaixo da lente da câmera, o que faz mais sentido do que o sensor do S8 que fica ao lado da lente da câmera. O Galaxy S9 e o S9 + possuem alto-falantes estéreos, um acima da tela e outro na parte inferior, assim como nos iPhones recentes.

A interface do usuário Samsung Experience, que é a sucessora do TouchWiz, adiciona alguns ajustes ao sistema operacional Android. Por fim, esses smartphones têm um novo recurso para Emoji 3D, o Samsung Animoji.

Samsung Galaxy S8 e S8 +

Existem algumas diferenças entre os dois smartphones. O Galaxy S8 Plus tem uma tela de 6,2 polegadas em comparação com a tela de 5,8 polegadas do S8. Porém, como a tela é menor, o S8 tem uma densidade de pixels mais alta: 570 vs. 529. Ambos foram lançados em abril de 2017.

Os dois smartphones lembram mais de perto o Galaxy S7 Edge do que o S7, com telas que envolvem os lados. Há mais de uma dúzia de painéis personalizáveis ​​do software Edge disponíveis e vários widgets (incluindo um aplicativo de calculadora, calendário e anotações).

Outras características notáveis ​​que ambos os smartphones possuem:

Eles compartilham a maioria das especificações:

Samsung Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge

O Galaxy S7 e o S7 Edge são basicamente o mesmo aparelho, come excessão da tela e da bateria.

O S7 é um smartphone compacto, com um tela de apenas 5,1 polegadas. Abaixo algumas de suas especificações técnicas:

O Samsung Galaxy S7 traz de volta alguns recursos deixados fora do S6, mais notavelmente o slot para cartão microSD. Também é resistente à água, como o S5, um recurso que o S6 não tinha. Como o S6, ele não tem uma bateria removível.

Samsung Galaxy S6

O Galaxy S6 foi muto criticado. Embora de longe, ele tenha diso o que mais trouxe inovações se comparado com o anterior, a retirada do slot de cartão de memória e da proteção IP68 não foram bem vista.

Por outro lado, ele elevou o nivel do aparelho. A Samsung finalmente abandonou por completo o plástico e colocou vidro na parte traseira. Com isso, o aparelho ficou infinatemente mais premium que os antecessores. Com isso, ele subiu de nível e a Samsung começou a cobrar preços semelhantes da rival Apple.

Além disso, pela primeira vez, a Samsung inseriu uma tela curvada dos dois lados (o Note 5 tinha somente de um lado). E foram 3 versões lançadas: Galaxy S6 com tela de 5,1 polegadas, S6 Edge com 5,1 polegadas curvas e o S6 Edge com 5,7 polegadas curvas.

A tela, embora do mesmo tamanho do S5, dobrou a resolução (primeiro do mundo com resolução 2K) e era possivel usá-la mesmo com luvas.

Outra marca do Galaxy S6, foi a chegada do Samsung Pay, o sistema de pagamento da Samsung que ficou famoso posteriormente no mundo todo e sendo o mais usado até hoje.

Algumas especificações técnicas do Galaxy S6

Samsung Galaxy S5

Diferente do S6, o Galaxy S5 foi um pequeno upgrade em relação ao S4. O Galaxy S5 possui uma câmera traseira de resolução mais alta (de 16 contra 13 megapixels) e uma tela ligeiramente maior. O S5 adicionou um scanner de impressões digitais no botão home.

Ele tem uma aparência semelhante ao S4, com a mesma construção de plástico, mas tem uma parte traseira ondulada que impede que as impressões digitais se acumulem. Essa traseira, cheia de furinhos, foi criticada e recebeu  o apelido de “band-aid” por causa do visual.

Algumas especificações técnicas do Galaxy S5

Samsung Galaxy S4

O Samsung Galaxy S4 baseia-se no S3 com uma grande atualização para a câmera traseira, saltando de 8 a 13 megapixels. A câmera frontal passou de 1,9 para 2 megapixels.

Ele também teve um aumento em um processador quad-core e uma tela de 5 polegadas ligeiramente maior. O S4 estreou o modo de tela dividida, a “multi-janela” da Samsung, permitindo aos usuários visualizar um ou mais aplicativos compatíveis ao mesmo tempo. Essa função veio anos depois nativamente para o Android.

Ele também introduziu os widgets de tela de bloqueio, onde os usuários podiam ver certas notificações e outras informações sem desbloquear o dispositivo. Como o S3, o S4 tem um corpo de plástico que é menos propenso a quebrar, mas não tão atraente quanto os corpos de metal e vidro apresentados nos smartphones concorrentes na época, como o Optimus G da LG ou o iPhone 5. Também mantém o slot microSD e a bateria removível.

Samsung Galaxy S3

O Samsung Galaxy SIII (também conhecido como S3) é um dos primeiros modelos da linha Galaxy S, seguindo o original Galaxy S (2010) e Galaxy SII (2011).

Com sua tela de 4,8 polegadas, frente as 4,4 do antecessor, ele foi muito criticado pelo tamanho exagerado para os padroes da época. Mesmo assim, com o tempo ele criou o padrão de telas grandes.

O S3 tinha um corpo de plástico, um processador dual-core, e veio com S Voice, o precursor do assistente virtual Bixby da Samsung. Ele também apresentava uma bateria removível e um slot microSD.

Samsung Galaxy SII

O Galaxy SII foi um fenômeno na época. Enquanto a primeira versão da linha não impactou tanto, o SII trouxe muitas novidades a frente do que se tinha na época.

Os comentários do Galaxy S II foram muito positivos. O site Engadget deu ao dispositivo uma nota 9/10, chamando-lhe de “o melhor smartphone Android atual” e “possivelmente o melhor smartphone, atualmente”. O CNET UK deu ao dispositivo uma nota favorável de 4.5/5 e o descreveu como “um dos mais finos e leves celulares que já tive o privilégio de testar”. TechRadar deu o dispositivo a nota máxima, 5/5 e descreve os dispositivos como aquele que “estabeleceu um novo patamar para a smartphones em  2011”. Pocketnow ficou “impressionado” com a velocidade do navegador. O site SlashGear afirma que o dispositivo “é uma referência entre os smartphones em geral”. 

Primeiro sua tela de 4,4 polegadas era enorme. Ele era o smartphone mais fino do mundo com apenas 8.5 mm e ainda possuia uma tampa traseira de plástico inquebrável de tão fina. Sua câmera, era a melhor com a “incrível” abertura de f/2.6 que tirava ótimas fotos noturnas. Além disso marcou por ter 1 GB de memória RAM em pleno 2012.

Samsung Galaxy S

O Samsung Galaxy S foi anunciado em março de 2010. Entre as características do aparelho está a utilização de um processador ARM, batizado de “Hummingbird”, com 1 GHz, além de uma memória interna entre 8 e 16 GB, tela Super AMOLED de quatro polegadas (com resolução de 480×800 pixels) sensível ao toque, câmera de cinco megapixel.

Na ápoca não fez tanto barulho, pois a Apple dominava o mercado premium, na realidade, o que fez barulho foi seu preço.

Sair da versão mobile