Uma das maiores reclamações em cima do Galaxy S8 e, posteriormente, o Note 8 foi a posição do leitor de impressões digitais. Ele fica na traseira ao lado da câmera. Além de muito alto, que dificulta o acesso de pessoas com mãos não tão grandes, a lente da câmera vive suja. Mas isso vai mudar no Galaxy S9.
Segundo informações, ainda não confirmadas, o Galaxy S9 terá o mesmo visual dos recém lançados aparelho da linha Galaxy A de 2018. Neles, o leitor de impressões digitais ficam abaixo da câmera, como usualmente é feito por outros fabricantes.
Além disso, diversos renders do suposto Galaxy S9 e Galaxy S9 + surgiram recentemente, corroborando com esse visual. Se isso de fato acontecer, será um grande avanço em questão de ergonomia. Além disso, isso prova que a Samsung não vai ser radical igual a rival Apple que tirou o leitor de digitais do iPhone X em prol do reconhecimento facial. Além disso não se sabe se a Samsung conseguirá uma tecnologia tão boa pra reconhecimento facial como o Face ID da Apple, que vem sendo muito elogiado.