Recentemente o termo Gaslighting se popularizou muito, principalmente devido ao WhatsApp. Vamos conhecer mais sobre esse problema sério, e aprender a identificar para fugir e não cair neles.
- WhatsApp limitado e banimento do Telegram: conheça PL das Fake News
- WhatsApp Múltiplos aparelhos disponível para todos
O que é o Gaslighting?
Gaslighting em sua tradução seria manipulação psicológica, ela é um tipo de violência psicológica e emocional que ocorre em relacionamentos afetivos, porém pode ocorrer em relações familiares, profissionais e de amizade.
O termo surgiu de um filme americano chamado Gaslight, o filme de 1944, mostra um marido tentando fazer a sua esposa acreditar que está ficando louca ao manipular pequenos detalhes do ambiente da casa.
Quando a esposa percebe algo diferente, ele diz para ela que está tudo normal e fala que ela está vendo coisas. Assim, a esposa começa a duvidar de si mesmo, chegando a questionar até a própria sanidade.
O termo Gaslighting é empregado em toda forma de manipulação que tem o mesmo objetivo do marido no filme. Na vida real, o manipulador psicológico age exatamente da mesma maneira, e causa sofrimento emocional para a vítima.
Leia também:
Mesmo que a pessoa perceba algo errado no relacionamento, ela não consegue se separar da pessoa, pois acha que está equivocada. Sendo assim, a pessoa deixa de acreditar em si mesma, e se coloca em uma posição de vulnerabilidade, perante as outras pessoas.
O manipulador se aproveita da sua vítima e assim comete uma violência psicológica. As pessoas que costumam fazer essa prática possui vários objetivos, mas, o principal é obter poder sobre outra pessoa, utilizando de satisfação pessoal.
No fim de toda violação, a vítima, passa a considerar mais a opinião do manipulador do que a própria opinião. Então para você ficar alerta e tomar cuidado, vamos ver tipos diferentes de gaslighting que existem para você não cair nos ataques.
Tipos de gaslighting
Sobre as manipulações emocionais usadas, existem várias, algumas fáceis de identificar outras nem tanto. Quando ela alcança um grau extremo é perceptível para pessoas de fora, para a vítima em si não. Mesmo sofrendo a pessoa não consegue terminar o relacionamento abusivo.
Além da fragilidade emocional, o relacionamento entre a vítima e manipulador é algo que deixa claro toda a situação que está ocorrendo. Esses ataques são mais comuns em relacionamentos amorosos, misturando sentimentos bons e ruins.
A vítima costuma se lembrar somente de momentos bons com o manipulador e assim acha que o manipulador não está fazendo nada de ruim. Por todo esse golpe mental, as vítimas não escutam amigos e parentes, pois possuem um vinculo com o manipulador. Vamos ver abaixo, os diferentes tipos de gaslighting para você se precaver e não cair.
1.Mentiras
Os manipuladores do gaslighting mente descaradamente para a vítima. As mentiras tentam levantar dúvidas na cabeça da vítima, dúvidas sobre comportamento, a sua inteligência, as suas emoções e os seus demais relacionamentos, como amigos e familiares.
A vítima pode até desconfiar das palavras do manipulador, mas, como ele mente com tanta confiança, a sua percepção é colocada em dúvida e assim fica o risco. Então tome cuidado com as mentiras ao seu redor.
2.Negação da realidade
O alerta clássico que já vimos no começo é a mudança de percepção da realidade, que pode ser devido ao manipulador. Fique atento para tudo que parece uma loucura, mal entendido, falta de interpretação, ou outras desculpas, você pode estar certo sobre tudo isso, não o manipulador.
3. Chantagem
O manipulador conhece muito bem a vítima, então ela usa sua família, amigos, trabalho e qualquer coisa contra você. Ele usa isso para conseguir o que deseja, então tome cuidado.
4. Ameaça
As ameaças emocionais também são um sinal de gaslighting, entre as ameaças existem aquelas, você nunca mais encontrará alguém igual eu. Com essas palavras aos poucos o manipulador consegue colocar medo na cabeça da vítima e assim ameaça ela.
5.Aumento gradual de manipulações
As manipulações psicológicas e emocionais não acontecem só uma vez, normalmente elas vão aumentando aos poucos com comentários e chantagens. Assim o manipulador não mostra suas intenções e conquista a vítima. Se perceber que no começo o manipulador era uma pessoa e hoje mudou, tome cuidado e se afaste.
6.Incoerência
Outra coisa que você pode ficar atento, o manipulador não conhece as próprias palavras, ele pode dizer uma coisa e fazer outra. Além disso, ele mostra incoerência em suas ameaças e manipulações, então mostre que ele esta errado e não caia no gaslighting.
7.Palavras amáveis
O manipulador sabe ser carinhoso, e usa de amor para conquistar a vulnerabilidade da vítima. Assim ele consegue agredir emocionalmente e fisicamente a vítima. Fique atento para muito carinho depois de ataques, se afaste da pessoa.
8.Exaustão mental
Esta notando uma exaustão mental devido a várias dúvidas que o seu parceiro está colocando na sua mente. Isso é um total sinal do Gaslighting, se perceber que muitas dúvidas estão surgindo, se afaste e peça ajuda.
Agora diga para nós, você já sabia o que era Gaslighting e dos ataques no WhatsApp? Dos ataques diferentes que vimos aqui, você identificou algum? Diga para nós nos comentários.