O que é a Play Services? Para que serve? Como desativar?

O que é a Google Play Services? Para que serve? Como desativar? Vejam as respostas para essas perguntas nesse artigo.
Avatar de Priscila Paizano
29/01/2019 às 09:57 | Atualizado há 5 anos
google play services

O que é a Google Play Services? Usuários do sistema Android volta e meia se perguntam isso, afinal se trata de algo essencial para o sistema. O Play Services já vem instalado no Android, mas não se trata de um app que dá para abrir, além disso, todos os outros dependem dele. Entendam abaixo.

O que é o Goole Play Services

Como dito acima, o Google Play Services não é um aplicativos igual os outros instalados no seu celular. Na realidade, se trata de um serviço conectado ao Google e dele dependem o funcionamento dos outros aplicativos.

O Google Play Services é um pacote de APIs (Application Programming Interface) do Android, traduzindo se trata de uma Interface de programação do aplicativo.

Com ele, o Google criou um conjunto de regras que servem para ajudar os desenvolvedores de outros aplicativos a se comunicarem entre si, os aplicativos, não os desenvolvedores.

O que o Google Play Services faz

Com ele, os desenvolvedores não dependem de uma atualização completa do Android para implementar as atualizações no seu aplicativo.

Nas primeiras versões do Android, as atualizações de aplicativos dependiam da atualização do sistema inteiro. Agora, com o Play Services, os aplicativos não dependem mais do sistema Android inteiro ser atualizado, assim eles podem atualizar o app independente da versão do Android.

Graças ao Google Play Services, os smartphones atualmente podem se beneficiar das versões recentes dos aplicativos sem necessitar de atualizações do sistema, e sabemos como é dificultoso celulares Android serem atualizados.

Em essência, isso significa que qualquer versão do Android, a partir do Android 2.2, pode se beneficiar de novos aplicativos e recursos, independentemente das atualizações do sistema operacional. É essencialmente uma forma de anular a fragmentação e garantir que o maior número possível de usuários possa aproveitar o máximo do Android.

Dado esses fatos, podemos dizer que o Google Play Services é parte essencial do ecosistema do Android.

Posso desinstalar o Google Play Services?

Como dissemos acima, ele não é com um app qualquer. Embora seja altamente desaconselhável desinstalar ele, pelos motivos descritos, é sim possível apenas desativar o mesmo, mas desinstalar é impossível para usuários comuns.

Mas, se mesmo assim você deseja, veja abaixo como desativar o Google Play Services.

O que é a Play Services? Para que serve? Como desativar? 2

  • Abra as configurações do seu celular;
  • Agora vá até Aplicativos;
  • Ache o Google Play Services;
  • Toque em Desativar e depois em Forçar parada.

Mas repetimos: ao desativar o Google Play Services, os aplicativos do celular não serão atualizados e consequetemente mensagens de erros irão começar a pipocar na sua tela.

Mas o Google Play Services acaba com minha bateria?

De fato, o Google Play Services consome bateria interruptamente, afinal ele precisa ficar 100% do tempo funcionando em segundo plano.

Porém, o Google vem sempre otimizando o Play Services justamente para isso não acontecer.  Mas não se preocupe, atualmente ele consome pouca bateria.

Porém, sabemos que o Android as vezes fica com alguns bugs, principalmente depois de uma atualiazação. Por isso, pode acontecer de depois de um upgrade o Google Play Services começar a consumir muita bateria.

Mas, no geral, isso é resolvido logo depois ou o próprio sistema vai regularizando isso, o Android atualmente possui essa capacidade de aprendizagem (IA) do uso de bateria do usuário.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Priscila Paizano
É co-fundadora e administradora financeira do Tekimobile. Também escreve, principalmente dicas de tecnologia para iniciantes.
SUGESTÕES PARA VOCÊ