Na última quinta-feira, o Google anunciou uma funcionalidade nova para o Google tradutor integrado ao Chrome. Agora ele ensina como pronunciar as palavras, por enquanto somente na língua inglesa. Para usar a função, basta digitar a frase “Como pronunciar” e em seguida a palavra.
Quando você pergunta ao Google sobre uma pronúncia, ele retorna a palavra em forma de sílabas fonéticas para te ajudar. Há ainda uma opção de ouvir mais lentamente.
Além disso, há uma imagem ao lado que tenta ajudar, principalmente mostrando a língua, que é a maior dificuldade de nativos que falam português na hora de aprender inglês.
- Como usar Google Tradutor no Excel passo a passo
- Como usar o Google Tradutor no WhatsApp
- Como traduzir imagem com texto no PC e celular
Além de você ouvir, você pode também praticar. Há um botão escrito “Practice” abaixo da animação. O recurso permite praticar a própria pronúncia. Para isso, basta dizer a palavra no microfone do celular e receber feedback sobre o que pode melhorar.
Essa última função ainda não está disponível em smartphones que tenham o idioma português como principal. Porém, dá para contornar. Basta mudar o idioma do seu celular para inglês que a função aparece. Porém, você terá que usar a frase “How to pronounce” ao invés de “Como pronunciar”. Mas, se você está aprendendo inglês, estar com o celular configurado para inglês ajuda.
Para fazer isso, a tecnologia de reconhecimento de fala é capaz de compreender as palavras e dividi-las em pequenos trechos. Depois, graças ao aprendizado de máquina, o Google cruza o jeito como as pessoas pronunciam a palavra e aquilo que o algoritmo espera ouvir.
Um exemplo: se o usuário quer aprender a pronunciar “asterisk”, o software de reconhecimento de fala analisa como a pessoa diz a palavra e depois (usando aprendizado de máquina) é capaz de perceber se o último trecho foi pronunciado “rik”, e não “risk”. Com base nisso, o Google dá feedback e sugere formas de melhorar a pronúncia.
Os avanços no reconhecimento de fala e no aprendizado de máquina podem melhorar a maneira como aprendemos os idiomas. Esperamos que esses novos recursos ofereçam às pessoas uma maneira criativa e mais eficaz de praticar, visualizar e lembrar novas palavras. Planejamos expandir esses recursos para mais idiomas, sotaques e regiões no futuro.
Via Google