Google Tradutor agora ensina como pronunciar palavras

Nova tecnologia do Google tradutor mostra a pronúncia correta em inglês e ainda analisa se você está falando corretamente.
Atualizado há 5 anos
Google Tradutor agora ensina como pronunciar palavras 1
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quinta-feira, o Google anunciou uma funcionalidade nova para o Google tradutor integrado ao Chrome. Agora ele ensina como pronunciar as palavras, por enquanto somente na língua inglesa. Para usar a função, basta digitar a frase “Como pronunciar” e em seguida a palavra.

Quando você pergunta ao Google sobre uma pronúncia, ele retorna a palavra em forma de sílabas fonéticas para te ajudar. Há ainda uma opção de ouvir mais lentamente.

Além disso, há uma imagem ao lado que tenta ajudar, principalmente mostrando a língua, que é a maior dificuldade de nativos que falam português na hora de aprender inglês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de você ouvir, você pode também praticar. Há um botão escrito “Practice” abaixo da animação. O recurso permite praticar a própria pronúncia. Para isso, basta dizer a palavra no microfone do celular e receber feedback sobre o que pode melhorar.

Leia também:

Essa última função ainda não está disponível em smartphones que tenham o idioma português como principal. Porém, dá para contornar. Basta mudar o idioma do seu celular para inglês que a função aparece. Porém, você terá que usar a frase “How to pronounce” ao invés de “Como pronunciar”. Mas, se você está aprendendo inglês, estar com o celular configurado para inglês ajuda.

Google Tradutor agora ensina como pronunciar palavras 2

Para fazer isso, a tecnologia de reconhecimento de fala é capaz de compreender as palavras e dividi-las em pequenos trechos. Depois, graças ao aprendizado de máquina, o Google cruza o jeito como as pessoas pronunciam a palavra e aquilo que o algoritmo espera ouvir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um exemplo: se o usuário quer aprender a pronunciar “asterisk”, o software de reconhecimento de fala analisa como a pessoa diz a palavra e depois (usando aprendizado de máquina) é capaz de perceber se o último trecho foi pronunciado “rik”, e não “risk”. Com base nisso, o Google dá feedback e sugere formas de melhorar a pronúncia.

Os avanços no reconhecimento de fala e no aprendizado de máquina podem melhorar a maneira como aprendemos os idiomas. Esperamos que esses novos recursos ofereçam às pessoas uma maneira criativa e mais eficaz de praticar, visualizar e lembrar novas palavras. Planejamos expandir esses recursos para mais idiomas, sotaques e regiões no futuro.

Via Google

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.