A Qualcomm anunciou hoje (05) que a GPU de seus novos processadores, serão atualizáveis separadamente. Isso significa que smartphones equipados com os novos chipsets Snapdragon 865 e 765, e futuros modelos, terão atualizações da placa gráfica que poderão ser baixadas na Google Play Store.
Irá funcionar semelhante ao que acontece com placas de vídeo de computadores. As fabricantes de GPU de desktops, como NVIDIA e AMD, realizam atualizações regulares de drivers para suas placas gráficas.
Essas atualizações incluem patches de segurança e correções de bugs, mas o mais importante: otimizações de desempenho para jogos recém-lançados. É por isso que você verá frequentemente novos patches sendo lançados no mesmo dia que novos jogos serão lançados, pois, os drivers incluirão otimizações de desempenho para esses jogos em específico.
A Qualcomm está tentando levar essa experiência para o segmento móvel agora. Com esses patches, a empresa pode incluir melhorias e otimizações de desempenho para novos títulos de jogos com mais regularidade, em vez de esperar pelas atualizações do sistema operacional para atualizar os drivers.
O Android consegue atualizar componentes do sistema operacional como drivers individualmente há algum tempo, mas a Qualcomm é a primeira a tirar proveito desse recurso.
Leia também:
Infelizmente, a Qualcomm deixou para o fabricante do dispositivo testar e enviar as atualizações de drivers para seus dispositivos. Isso significa que você pode, ou não, conseguir obter a atualização mais recente do driver a tempo, pois as OEMs do Android não são exatamente conhecidas por enviarem atualizações a tempo.
As atualizações também serão lançadas apenas para os recém-anunciados chipsets Snapdragon 865 e 765 (G) que estarão disponíveis no início do próximo ano. Todos os futuros chipsets da Qualcomm também receberão esse recurso.
Ainda assim, como um todo, essas são boas notícias para dispositivos Android e, com sorte, fazem com que outros fornecedores de chipsets também comecem a atualizar as atualizações de driver separadamente. Infelizmente, depende muito das fabricantes dos dispositivos e da regularidade com que eles decidem enviar essas atualizações.