O Android 4.4 KitKat já foi lançado a meses, porém muitos dos usuário sequer conhecem o sistema, e não sabe o quão melhor ele ficou. O problema é a velha fragmentação do sistema, que embora tenha diminuído consideravelmente durante os últimos meses, a esmagadora de usuários ainda não chegaram a essa atualização. Alguns fabricantes contribuem muito com isso, já que atualmente é normal smartphones serem lançados com o Android 4.3 Jelly Bean. Porém outros fabricantes dão exemplo ao lançarem versões atualizadas do sistema mesmo os de entrada, como no caso da Motorola – que foi vendida para a Lenovo – e o seu Moto G.
Mas vale lembrar, que o Kitkat é mais do que “propaganda” do Google, o sistema realmente trouxe excelentes otimizações como o novo e mais útil discador, modo imersivo, gravação de tela e um ligeiro redesign na interface. Além de ser mais rápido e menos devorador de bateria. Se você não tem um Nexus, ou um Moto X e Moto G, a única opção enquanto o fabricante não atualiza seu celular, é uma ROM alternativa.
Existem várias delas por ai, algumas são famosas como a CyanogenMod e a MIUI e outras nem tantos, já que qualquer desenvolvedor com experiência pode fazer sua própria ROM e divulgar em fóruns e afins. Saiba que nem sempre elas são estáveis, para dizer a verdade, na maioria dos casos elas tem um bugzinho ou algo que não as tornam 100%, porém na maioria das vezes, os usuários nem notam esse problema, considerando elas para o próprio uso 100%.
Vamos descrever algumas opções delas abaixo, não vou entrar no mérito de como instalar as mesmas ou mesmo os celulares suportados, mas darei o “caminho das pedras” com os links no texto. São muitas por ai, mas separamos as mais conhecidas e mais admiradas e estáveis pelos usuários. Vamos lá.
1. CyanogenMod
2. OmniROM
A OmniROM foi criada por ex-membros da CyanogenMod. Ela vem crescendo a cada dia e ganhando adeptos e consequentemente mais aparelhos ganham suporte. Atualmente a lista conta Samsung, HTC, Sony, LG, Asus, Oppo e Google. Aqui a lista completa. Assim como a CyanogenMod, também há versões não oficiais dela.
O interessante dela é que é uma das mais estáveis, se não a mais. Como a equipe tem experiência, ela é confiável. Segue o modelo da CyanogenMod e divulga sempre as chamadas “Nightlies”.
3. SlimKat
4. RastaKat
A RastaKat é uma das mais antigas da lista. Assim como a SlimKat, ela preza pela leveza do sistema. Os desenvolvedores por trás dela tiram tudo que não tem tanta utilidade assim, até mesmo funções nativas do Android 4.4 KitKat, tudo para deixar os aparelhos mais leves. Outro ponto importante, é que ela é derivada diretamente da imagem original dos aparelhos da linha Nexus. Ela só suporta aparelhos Nexus. A lista está aqui.
5. ParanoidAndroid
Uma das mais famosas ROMs e com maior suporte atualmente, oficial ou não. Ela nasceu a partir da CyanogenMod, na verdade ela se trata de uma modificação dela. A necessidade surgiu quando usuários queriam que a ROM CyanogenMod trouxesse coisas novas, novas funções, design e etc.
A ParanoidAndroid é muito requisitada por causa disso, eu design. Ela traz uma interface Halo redesenhada e cheia de opções. Dentre elas a possibilidade, por exemplo, de alternar o layout da interface em modo tablet, fablet e comum. Mudar de lugar os botões do Android 4.4 Kitkat, incluir botões, mudar tamanho da fonte e muito mais, muito mais coisas legais. Atualmente é suportada oficialmente por várias aparelhos da linha Galaxy e por Nexus. Porém, versões não-oficiais existem aos montes por ai, para uma infinidade de aparelhos. Para quem gosta de modificar profundamente a interface, ela é a mais indicada. Confiram a lista completa aqui.
6. Android Open Kang Project (AOKP)
A AOKP é outra ROM muito respeitada no meio. Para se ter uma ideia, o principal desenvolvedor dela foi recrutado pela CyanogenMod Inc. Mas ela continua forte, e doi uma das últimas a ganhar uma versão para o Android 4.4 Kitkat. Ela é uma intermediária entre a CyanogenMod e a ParanoidAndroid. Ela traz muitas funções e modificações, porém não tão exageradas como na Paranoid. Ela é uma das mais estáveis atualmente. Há atualmente suporte para dispositivos Nexus, Galaxy S3 e S4, HTC One, e vários modelos da linha Xperia da Sony. Para quem tem um Xperia, essa é a mais indicada. Aqui a lista completa.
7. Carbon
A Carbon é um projeto parecido com a ParanoidAndroid. Ela é uma mistura de vários outros projetos. Nela você vai encontrar funções principalmente da CyanogenMod e da ParanoidAndroid. Ela é uma das ROMs que vem ganhando mais adeptos. A versão do Android 4.4 KitKat dela para a linha Nexus e principalmente para o Optimus G (todas as versões) é uma das mais elogiadas. Eu mesmo utilizei ela durante um bom tempo, só mudei pois ela trabalha somente com o Team Recovery (TWRP), e eu particularmente não gosto dele, fora isso é uma das melhores atualmente principalmente em perfomance.
A versão oficial da Carbon inclui vários aparelhos, incluindo os Nexus. Confiram a lista completa aqui.
8. P.A.C. All In One
Outra ROM famosa que é confundida as vezes com a ParanoidAndroid. Ela também é uma junção de várias outras ROMs. A mais utilizada nela, sem dúvidas, é a ParanoidAndroid, por isso você vai encontrar várias funções dela na P.A.C. Outras ROM bastante usada é a CyanogenMod e a AOKP (dai vem o nome (Paranoid.Aokp.Cyanogenmod).
Podemos dizer que a P.A.C é a concorrente direta da Carbon, porém ela tem atualizações bem mais rápidas, ela trabalha diariamente com as chamadas nightlies. A lista de aparelhos suportados se encontram aqui.
9. Purity ROM
A Purity ROM é uma excelente ROM. Ela é exclusiva da linha Nexus também. O diferencial dela é a combinação de funções de versões antigas do Android com o KitKat. Ela tem um visual ligeiramente modificado, mas que agrada. Para quem gosta da ROM 100% pura do Android 4.4 Kitkat, ela não é muito aconselhável. A lista completa dos Nexus soportados está aqui.
10. Cataclysm ROM
A ROM Cataclysm é relativamente nova, na realidade faz pouco tempo que conheci ela através do fórum XDA. Mesmo sendo nova, ela está muito bem trabalhada e recheada de funções, além de um bom desempenho.
Ela ainda está restrita ao Nexus 5. Mas não deve demorar para desenvolvedores portem para outros Nexus. Ela tem várias modificações no Android o tornando mais simples de usar, como ativar o modo imersivo através de gestos além de outras configurações. Se você é um feliz proprietário de um Nexus 5, é uma boa pedida. Abaixo um gif que os desenvolvedores postaram, mostrando um pouco da ROM. O suporte está lá no fórum XDA.