Soundbar: o que é, como funciona e quando usar

A soundbar é um produto que pode aumentar sua imersão em filmes, séries e jogos dentro do conforto da sua sala
Avatar de Nalbert Gomes
16/06/2023 às 18:42 | Atualizado há 10 meses
soundbar

Quando se fala em qualidade de som para sua sala, um equipamento indispensável são os Soundbars, caixas acústicas que normalmente são conectadas a Smart TV para o usuário ter uma imersão sonora maior. Mas o que exatamente é um soundbar? Quais são tipos, funcionamento e etc? Essas são informações que você irá achar nesse artigo.

O que é uma soundbar?

A soundbar é uma alternativa mais barata e com qualidade ao famoso home theater. As melhores opções de soundbar vem equipadas com múltiplos alto-falantes para apresentar um tipo de som mais envolvente.

Esse tipo de som, se chama virtual surround. Ele recebe esse nome, pois mesmo que crie uma sensação de imersão no que você esteja vendo, ele não não atinge a mesma qualidade e imersão possíveis com o uso de um sistema real, nesse caso de um home theater.

O som estéreo tem dois canais, um à esquerda e outro à direita, e a maioria dos materiais audiovisuais são gravados com esse tipo de som.

O soundbar foi criado para explorar isso da forma ideal, já que tem os alto-falantes posicionados à esquerda e à direita, reproduzindo o som estéreo da maneira correta.

Ele deve ser posicionado abaixo da televisão, centralizado, não atrás ou escondido no meio de um monte de objetos.

soundbar como funciona
(Imagem: Meridian)

Geralmente os soundbars são vendidos com um subwoofer. Para aqueles que se perguntam onde colocar o subwoofer da soundbar, ele deve ser instalado a parte, no chão, para reproduzir sons graves, de frequência baixa.

A recomendação é que o cômodo seja decorado com objetos pelo chão e parede pois eles ajudam na absorção do som.

A soundbar é um home theater?

Não, uma soundbar para casa com subwoofer pode oferecer a mesma qualidade de som que um Home Theater, mas, ela é mais compacta, discreta e não tem a necessidade de furos na parede.

O que é muito mais prático e evita danos na parede que podem te incomodar mais tarde. A soundbar é um produto com formato mais acessível, por isso, ela não necessita de espaços amplos para ser instalada.

Além disso, ela costuma ter um preço mais em conta que os home theaters. É claro que depende da marca e modelo de cada sistema, porém, no geral, os valores das soundbars são mais baixos.

Então mesmo que algumas marcas atribuam o mesmo nome a dois dispositivos diferentes, é importante entender que elas possuem grandes diferenças.

Para aqueles que querem uma experiência muito mais premium, vão investir em home theaters. Se você quer sentir a experiência pagando pouco, vale a pena investir em uma nova soundbar para sua casa.

Tipos de soundbar

soundbar tipos
(Imagem: Wired)

As soundbars funcionam como caixas de som padrão, porém, ao posicionar elas corretamente, causam uma maior imersão. Ela também é elegante, ocupa menos espaço e não precisa de tantos cabos.

Se comparado às caixinhas de som bluetooth, o soundbar ganha em qualidade. Esse tipo de caixinha tem o som um pouco pior, mas ainda é melhor que o áudio dos alto-falantes da TV. Além disso, a soundbar possui dois tipos.

O ativo, é o tipo mais comum do dispositivo, que foi construído com vários componentes, amplificadores e alto-falantes para uma melhor experiência. A instalação dele é simples, e não necessita de cabos correndo em direção aos outros alto-falantes.

Outro tipo é a passiva, que contam com alguns elementos externos, que precisam ser ligados via cabo. Esse tipo já é mais complexo, o que pode causar um certo incômodo para algumas pessoas. A vantagem das passivas é a qualidade de som, normalmente superior às ativas.

O soundbar possui vários alto-falantes individuais acoplados e pode ser um ótimo companheiro para qualquer TV. Mesmo que sua Smart TV tenha uma qualidade 4K, a qualidade de som pode proporcionar um plus ainda maior.

Por que usar?

Ao comprar uma televisão geralmente as pessoas se preocupam com detalhes como a largura da televisão, o tamanho da tela e a qualidade de imagem. É comum se esquecer da qualidade do áudio na hora da compra

Com o passar do tempo, os modelos de TV ficaram mais finos, o que pode ser ótimo no quesito design, mas atrapalha o som.

Os alto-falantes embutidos na televisão também tiveram o tamanho reduzido, o que resulta numa perda de qualidade de áudio.

É aí que entra o real motivo para se usar o aparelho. Ela pode transformar a sua experiência em uma verdadeira imersão. Com ela a diferença do som é  evidente. Os diálogos ficam mais claros, e você percebe sons novos.

Agora que entendemos o que é uma soundbar, por que usar e como elas funcionam. Vamos conhecer abaixo algumas recomendações.

Qual escolher?

Home Theater Soundbar LG 320 W 2.1 Canais 2 HDMI SJ5

A primeira opção é a Soundbar LG SJ5. Ela é perfeita para se conectar a smart TVs da própria marca. O equipamento possui um sistema de som estéreo de 2.1 canais e consegue alcançar até 320W RMS de potência.

Isso se traduz em um som bem alto, que não fica distorcido graças a tecnologia Auto Sound Engine de equalização empregada no dispositivo.

Ela se conectae e funcionar muito bem em modelos de qualquer marca, porém possui uma integração completa com televisores da LG. O controle de sua smart TV pode ser usado para regular os alto-falantes.

Mondial 60 W SB-01

Uma opção barata é a da Mondial, a SB-01. São 60 watts de potência, o suficiente para atender com facilidade pequenos ambientes, proporcionando uma nova experiência sonora para a sua televisão.

A soundbar Mondial SB-01 possui conectividade Bluetooth, além de conexões para pendrive, HD externo e cartão de memória micro SD. Esse modelo em questão não acompanha subwoofer, o que significa que tons mais graves não serão muito bem atendidos.

Home Theater Soundbar Sony 120 W 2.0 Canais HT-S100F

Com uma potência um pouco maior que o modelo acima, o soundbar HT-S100F, da Sony, é uma opção para quem quer um som um pouco mais alto do que o padrão para um ambiente pequeno.

Ela é capaz de alcançar uma potência de 120 watts, esse modelo também pode ser interessante para aqueles que buscam um visual minimalista. O sistema de som aqui é 2.0, o que significa que também não há a presença de um subwoofer.

Com ela é possível assistir aos seus programas de TV preferidos com qualidade de som aprimorada, oferecida por meio de uma SoundBar de dois canais com alto-falante Bass Reflex.

Home Theater Soundbar JBL 26 W Bar Studio

Não se engane pela potência nominalmente baixa dessa soundbar. É importante destacar que esse modelo é fabricado por uma das marcas mais reconhecidas na indústria dos dispositivos de áudio.

A JBL é muito conhecida por seus produtos e certamente vai oferecer uma experiência satisfatória com essa soundbar para ambientes mais compactos.

Home Theater Soundbar Samsung 140 W HW-NW700

Esse é um modelo para quem pensa em investir um pouco mais para adquirir uma soundbar. O Samsung HW-NW700 possui potência de 140 W e deve ser capaz de atender com facilidade grandes ambientes. O equipamento infelizmente não acompanha um subwoofer, o que é uma pena ao considerarmos o valor.

Agora diga para nós, você conseguiu entender do que se trata o dispositivo? Teve dúvidas ou dificuldades no que foi dito? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ