De acordo com um relatório da BBC, é um novo julgamento de um caso de suborno, que envolveu até mesmo o presidente anterior do país, Park Geun-hye, que também enfrentou pena de prisão por acusações de suborno e corrupção.
Para quem não sabe, Lee é o chefe da Samsung Electronics desde 2014, embora a decisão recente provavelmente tenha impactos em seu papel atual na gigante de tecnologia sul-coreana. Notavelmente, a notícia da pena de prisão de Lee Jae Yong fez com que as ações da empresa despencassem em mais de 4%.
Além disso, a sentença de prisão fará com que Lee seja temporariamente separado de qualquer processo de tomada de decisão envolvendo-o na Samsung. Kim Dae-jong, professor de negócios da Sejong University, disse à agência de notícias AFP que “É realmente um grande golpe e uma grande crise para a Samsung”. Em 2014, Lee assumiu a liderança da empresa depois que seu pai Lee Kun-hee foi forçado a renunciar por questões relacionadas à saúde.
De acordo com a decisão do tribunal, Lee “ativamente forneceu subornos e implicitamente pediu à presidente que usasse seu poder para ajudar em sua sucessão tranquila” como chefe da Samsung. “É muito lamentável que a Samsung, a principal empresa do país e orgulhosa inovadora global, esteja repetidamente envolvida em crimes sempre que há uma mudança no poder político.” O tribunal concluiu que Lee é responsável por 8,6 bilhões de won (cerca de 7,8 milhões de dólares americanos) em suborno, apropriação indébita e ocultação de produtos criminais.