Muita gente ainda considera o primeiro smartphone como o iPhone, graças a muitos usuários fanáticos que utilizam o aparelho, ou mesmo grandes jornais ou portais que apontam o iPhone como o primeiro smartphone da história. Mas a verdade é existe uma história grande por trás do smartphone, história essa que remete a mais de 10 anos antes do lançamento do iPhone.
- Saiba como escolher o melhor smartphone para você
- O que é NFC e para que serve?
- O que é DLNA: Saiba o que é e como funciona essa tecnologia
A situação é que há anos vários editores pré-iPhone, como eu, dizem a respeito do iPhone: ele roubou créditos de outros fabricantes em muita coisa, afinal isso é uma coisa que a Apple sempre fez com maestria. Não há dúvidas que atualmente ele é um dos melhores smartphones do mercado, porém tantos anos se passaram e o estigma dele ser sempre “o melhor” continua, graças a esse tipo de notícia. Abaixo listamos alguns fatos importantes na história dos smartphones, isso é um resumo do que houve.
História do smartphone, antes do iPhone
1993 – Surge o esboço do que seria um smartphone
O conceito de união entre celular e computador, que é o que caracteriza um smartphone, surgiu bem antes com um trambolho da IBM chamado “Simon” em 1993. Ele era um grande avanço na época, pois unia chamada de voz, envio e recebimento de mensagens de texto, contava com funcionalidades pioneiras como calendário, agenda, e hora mundial e ainda por cima acessava emails.
1996 – Nokia dá os primeiro passos
Mas a linha de smartphones que sem duvida inspirou o que conhecemos hoje foi a linha Communicator da Nokia, lançada em 1996 com o Nokia N9000 e seguido pelos 9210, 9300 e 9500 em anos posteriores. Foi o primeiro smartphone que unia todas as funções de um PDA à um celular, além do primeiro que trazia uma grande tela touchscreen e sistema operacional próprio.
1997 – 2000 – Surgi o primeiro celular oficialmente chamado “smartphone”
Mas quem inventou o termo smartphone foi a Ericsson em 1997, através do celular chamado Penelope. Foram feitos apenas 200 unidades, na realidade ele foi apenas um conceito do que estava por vir.
Leia também:
Em 2000 a Ericsson lança o R380, evolução do conceito Penelope. Ele foi o primeiro aparelho do mundo a levar comercialmente o nome smartphone. Ele unia funções de celular e PDA, mas seu grande destaque foi o fato de ser o primeiro smartphone do mundo a trazer o então pioneiro sistema operacional Symbian, que por anos lideraria o mercado.
2002 – O ano do smartphone
2002 foi um dos anos mais importantes na história dos smartphones. Foi o ano do lançamento do Palm Treo, que introduziu o teclado QWERTY no mercado. Também o ano do lançamento do primeiro Blackberry que revolucionou o modo de acessar emails corporativos. Outro destaque foi o P800 da então nova empresa Sony Ericsson, que além de trazer o sistema Symbian foi o primeiro a trazer suporte a arquivos MP3.
Para fechar o ano, a Nokia mostra o N9210 que também trazia o Symbian, porém trazia um teclado completo igual de computador. Seu inovador formato de abertura o tornava praticamente um mini notebook. Esse foi o sonho dos executivos da época, mesmo a Nokia praticando preços exorbitantes.
2005, estreia da N-Series
Em 2005 a Nokia se consolida como líder absoluta no segmento, tornando o smartphone em uma central multimídia portátil com a chegada da sua aclamada N-Series. Os primeiros foram os N70, N90 e N91. Ninguém antes havia lançado aparelhos tão completos como eles. Possuíam câmeras potentes, gravavam vídeos com resolução de DVD, tinham telas grandes, processadores potentes, conexão GPS, 3G e muito mais. Praticamente todas as funções existentes hoje nos smartphones atuais foram herdadas na N-Series.
Viram quanta coisa importante aconteceu antes do iPhone? A Apple apenas juntou algumas dessas funções – muito poucas por sinal – tudo que já existia há anos e falou que “inventou”, isso aconteceu em 2007 com a chegada do iPhone no mercado. A única diferença frente a concorrência era sua tela superior, até o fato de não trazer teclado físico ela imitou da LG. Analisando os fatos nem dá para considerar o primeiro iPhone como um smartphone, dadas as suas inúmeras limitações. Foi somente em 2008 que de fato ele se tornou um smartphone com a chegada da loja de aplicativos AppStore.
Hoje o iPhone se tornou um verdadeiro mito, graças a má informação ou distorção por parte de muitos jornalistas que se dizem entendidos do assunto. Não que atualmente ele não seja um belo smartphone, na realidade em alguns aspectos é o melhor atualmente, mas o que sempre gosto de enfatizar que ele não é o primeiro e muito menos a Apple “inventou” o que conhecemos hoje, como afirmar os seus usuário. No fundo ela apenas copiou tudo dos outros e deu uma melhorada.
Fontes: IDGNow, Wikipedia, Techhive