Tenho certeza que quando vocês leram o titulo desse vídeo devem ter pensado: Só pode ser zuera, como smartphone bom pode custar 280 Reais? Mas acreditem, realmente existe. Mas obviamente não é no Brasil, já que com esse valor não há muito o que comprar. Se trata de um smartphone chinês: o HOMTOM HT7 Pro.
Review Homtom HT7 Pro – Design
Obviamente que ele é um smartphone de entrada, dado o preço dele. Mas mesmo assim, o HOMTOM 7 tem um design e construção bom para sua categoria, acima da média. Aconstrução revela grande qualidade nos acabamentos, bem como nos materiais. Em termos de dimensões, estamos perante um grande smartphone de 155,4 x 77,8 x 9,2 mm, com um peso de 170g.
Na frente tem a tela de 5,5 polegadas, em cima o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara de 2 MP. Abaixo existem os botões capacitivos comuns dos smartphones Android mais antigos.
Nas laterais, do lado esquerdo existem os botões de volume e botão para ligar e desligar o ecrã. Do lado direito não existe qualquer botão ou porta. Em baixo encontra-se o microfone, a porta microUSB e o altifalante, e em cima a porta de áudio de 3,5mm.
A traseira tem tampa removível com acesso à bateria que também é removível. Aqui as entradas para os cartões micro SIM e microSD. Na traseira em cima encontra-se ainda a câmara de 8 MP e o flash LED e em baixo está apenas inscrita a marca.
Tela
A tela dele é de 5,5 polegadas com resolução HD. Nenhuma surpresa aqui. Ela tem um brilho aceitável, mas dado o seu tamanho e resolução, é possível enxergar os serrilhados dos ícones, mas nada que atrapalhe ou irrite. Obviamente o ponto mais fraco é enxergar sobre luz forte do sol. Fica dificil enxergar qualquer coisa, pois reflete muito a luz. Para ajudar, ele já vem com uma pelicula adesiva aplicada na tela fosca, que diminui bastante o brilho. Porém notei que essa pelicula “prende” os dedos na utilização e acabei tirando ela. Mas não se assuste, ela tem um desempenho melhor que qualuqer smartphone que custe menos de 700 Reais no Brasil.
Hardware, software e desempenho
O Homtom HT7 Pro vem equipado com um SoC Mediatek MTK6735P, quad-core a 1 GHz e com um GPU Mali-T720. Está disponível com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível através de microSD até 128GB. Este é um smartphone dual microSIM. A bateria é de 3000 mAh, ou seja, muito generosa.
O Homtom HT7 Pro é um smartphone de entrada, com a versão 5.1 do Android Lollipop. O seu desempenho corresponde às expectativas tendo em consideração o seu preço. Durante o tempo em análise, foi capaz de executar de forma eficiente todas as tarefas exigidas, entre jogos, leitura de e-mail, utilização de redes sociais, entre outros. (Mostrar rodando alguns jogos)
O uso em multitarefa, não foram além daquilo que é já esperado nesta categoria de entrada. Em navegação no browser, por exemplo, o Homtom HT7 Pro revelou-se até mais fluído do que era esperado. As aplicações disponíveis não vão muito além do básico: vem com a loja de aplicações da Google, com o Gmail, Google Maps, Câmara, Bloco de notas, Teclado Go (que bloqueia com frequência, pelo que é aconselhado instalar um do tipo SwiftKey ou semelhante). Vem com Documents To Go, entre outras aplicações.
Em termos de definições o Homtom vem com HotKnot, que permite a troca de dados quando o ecrã toca noutro dispositivo; tem a funcionalidade de toque mágico, ou seja, ao tocar no ecrã surge um rasto de corações, estrelas ou bolas, dependendo da selecção feita; permite tirar screenshots com o deslizar de 3 dedos para baixo; e toque duplo para activar o ecrã.
Câmeras
O Homtom HT7 Pro vem equipado com uma câmara principal de 8 MP e uma secundária de 2 MP, que através de software conseguem resultados de 13 MP e 5 MP megapíxeis, respectivamente. A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash LED. A aplicação da câmara é muito básica e comum nos Android e consegue captar imagens com qualidade aceitável, desde que aja luz. Em ambientes escuros, o resultado não é muito bom.
Conclusão
De uma forma geral, a utilização do Homtom HT7 Pro revelou-se positiva face às suas especificações, aliadas a um preço bastante competitivo dentro dos equipamentos de entrada de gama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em termos de reprodução de som, o Homtom HT7 Pro consegue reproduzir com boa qualidade ainda que não atinja um volume muito alto, no entanto, este facto faz com que não haja distorção do som. O ecrã vem com uma película protectora que prende os movimentos, pelo que é aconselhado removê-la (e fazer uma utilização mais cuidada para não o danificar). Ao sol directo existe alguma dificuldade em ler conteúdos, devido à luminosidade do ecrã não permitir um grande ajuste.
A autonomia é um fator bastante positivo, já que a bateria de 3000 mAh foi capaz de aguentar sem problemas 2 dias de utilização, já que possui baixa resolução e processador economico. Isso é muito bom. Na utilização do GPS não foram detectados quaisquer problemas durante a navegação, no entanto, é natural que não fixe tantos satélites quanto um smartphone de uma gama superior, mas nada que afecte a navegação.
Resumindo, por 280 Reais não há nada melhor que ele. Claro que ainda tem a taxa da receita Federal, que raramente passa dos 200 Reais na maioria dos Estados. Ou seja, Não vai sair por mais de 600 Reais. Clique aqui para comprar.