O assunto atualização do Android é sempre polêmico. A politica de atualizações é uma bagunça e claramente falta uma regulamentação por parte do Google, o Andre Righeto explanou bem o assunto aqui hoje. Mas como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”, hoje um dos grandes destaques na internet foi o vídeo onde um usuário de um HTC G1 – primeiro Android que realmente mostrou que o Android veio para ficar e está prestes a fazer 3 anos de idade – está rodando, acreditem, o Android Jelly Bean.
Só para constar, o G1 possui um processador de 532 MHz e 192 MB de RAM, isso o torna inferior a qualquer Android de entrada que existe hoje no mercado. É notável que o sistema está lento e muita coisa não funciona como o usuário do XDA diz. Porém se trata de uma versão pré-alpha da ROM e ele promete melhorar ainda mais. Mas o fato que mais deixa o usuário triste é que tem muito smartphone com processador de 1 GHz que a fabricante disse que não vai atualizar por falta de poder de processamento. E acreditem, tem muito smartphone dual-core que as empresas irão enrolar até o último momento e não vai receber a atualização. Um exemplo é o LG Optimus 2X que tem um dos melhores desempenhos gráficos até hoje e a LG não vai atualizar nem para o ICS.
Sou usuário do Android e do iOS (atualmente em um iTouch) mas dependendo do que vir de interessante no iOS 6, penso seriamente em deixar o Android só no tablet e voltar a usar um iPhone 4S, ou trocar o tablet com Android por um iPad, não importa, o fato é que se o Google não correr atrás para resolver esse problema com atualizações e dar uma prensa nos fabricantes, com o tempo o Android pode sim começar a perder usuários para o iOS e até o Windows Phone e ver sua atual confortável liderança ameaçada.