Ícone do site Tekimobile

Huawei no Brasil em Maio. Agora é oficial.

Huawei no Brasil em Maio. Agora é oficial. 2

BARCELONA, SPAIN - FEBRUARY 27: A general view of the Huawei stand, during the Mobile World Congress, on February 27, 2017 in Barcelona, Spain. (Photo by Joan Cros Garcia/Corbis via Getty Images)

Agora vai. A Huawei confirmou que está voltando ao Brasil depois de 4 anos. O retorno da empresa está marcado para Maio. A partir dessa data, os celulares premiums da fabricante poderão ser encontrados nas lojas brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Queremos trazer ao Brasil as tecnologias mais inovadoras que temos”, diz Ketrina Dunagan, vice-presidente sênior de marketing da Huawei nas Américas, em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de São Paulo.

Leiam também | Huawei Mate X será vendido no Brasil

Espera-se que os primeiros modelos a chegar ao Brasil sejam o Huawei P20 e P20 Pro. Afinal, eles já foram até homologados no Brasil no ano passado, podendo já serem comercializados normalmente.

Huawei viria ao Brasil em 2018 e mudou os planos

No ano passado a Huawei chegou a oficializar que voltaria ao Brasil ainda em 2018. Na ocasião, ela viria através de uma parceria com a brasileira Positivo que iria se encarregar de importar e distribuir os smartphones da marca. Mas, depois de analisar o mercado, a empresa mudou de ideia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Huawei irá vender pela segunda vez smartphones no Brasil

Diferente de em 2013, quando a empresa chinesa vendeu apenas smartphones de entrada e intermediáros no pais, dessa vez ela está decidida a trazer smartphones de sua linha premium.

Huawei P20 vem vendendo muito ao redor do mundo

O Brasil é um mercado complexo pela estrutura tarifária. Não dá para vencer aqui se você não tiver fabricação local”, diz a executiva. Com isso, ela afirma que montará seus smartphones no Brasil.

Mas isso não é imediatamente. Segundo Ketrina, os primeiros lotes de smartphones da Huawei que chegam em Maio serão importados. A fabricação local deverá iniciar até o fim do ano. Parceiros ainda estão sendo estudados e um time local, com áreas de logística, vendas e marketing, está sendo contratado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que em 2018 a Huawei se tornou a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, mas já de olho na liderança da Samsung em 2019.

A longo prazo ela está de olho na liderança aqui no Brasil. Um fato que ajuda a empresa por aqui, é que ela não é “nova de mercado”. Ela é uma das líderes mundiais em equipamentos de telecomunicações, graças a isso, é de longa data parceira das operadoras brasileiras, para as quais fornece infraestrutura de redes há duas décadas.

Acordos com varejistas também estão sendo desenhados. “No lançamento, os brasileiros poderão ver e testar os produtos no varejo”, garante a executiva.

Huawei ainda é desconhecida no Brasil. Mas aposta no mercado premium

Para ter chance de concretizar suas ambições por aqui, a Huawei terá vários desafios. O primeiro será se apresentar ao brasileiro: menos de 1% dos consumidores do país conhece a marca, segundo pesquisa da consultoria IDC Brasil feita em setembro de 2018. “Preço vai ser importante, mas a empresa terá de convencer que é melhor que Apple e Samsung”, diz Renato Meirelles, analista da IDC.

Na visão de analistas, a estratégia da empresa de começar por aparelhos mais caros é acertada. “Hoje, o brasileiro não está mais comprando seu primeiro celular, mas trocando seu aparelho por modelos mais caros”, diz o analista da IDC. O preço médio de um smartphone no Brasil, segundo a consultoria, saltou 13,7% em 2018, para R$ 1.307.

Vamos trazer um portfólio abrangente, mas queremos ser uma marca premium, com boas câmeras e boa performance. Traremos a tecnologia mais inovadora que temos – e não sacrificaremos qualidade em prol de quantidade.

Via UOL

Sair da versão mobile