Além da Xiaomi, outra gigante chinesa que figura as 5 maiores fabricantes de celulares do mundo, a Huawei, apresentou um novo smartphone. E não é qualquer um: o Huawei P20 Pro é um dos melhores da atualidade em tudo, mas principalmente em sua câmera.
Comentamos aqui ontem que, talvez, a Huawei tenha desenvolvido uma câmera baseada na tecnologia Pureview da Nokia. O resultado deveria ser o melhor possível, e parece que é. Além de um poderoso hardware, o Huawei P20 Pro traz 3 câmeras traseiras, sendo a principal com um sensor de 40 MP. Ele promete ser um dos melhores câmeras phones já lançados.
Huawei P20 Pro pode ter a melhor câmera da atualidade
O sistema de 3 câmeras foi batizado de “Leica Triple Camera”: um sensor monocromático de 20 megapixels com lente f/1,6; um sensor de 8 megapixels com lente telefoto f/2,4 e estabilização óptica de imagem; e um sensor de 40 megapixels com lente f/1,8. Todos com lentes desenvolvidas pela famosa Leica, parceira de longa data da Huawei.
Para se ter uma ideia do sensor de 40 MP do Huawei P20, ele tem área 223% maior que o do iPhone X, e 170% maior que o do Galaxy S9+. Por isso, ele tem sensibilidade à luz extremamente alta, chegando a ISO 102.400. Para efeito de comparação, a maioria dos smartphones “comuns” não passa de 6400 o ISO. Esse ISO é muito bem usado para fotos noturnas
A Huawei não economizou na hora de empregar tecnologias para potencializar o foco do P20 Pro. Estão presentes o foco a laser, detecção de fase e detecção de profundidade e contraste. Além disso, a câmera possui “foco preditivo” que detecta movimento e escolhe automaticamente o modo que dará imagens mais nítidas.
Tá achando muito? Ainda tem mais. A lente telefoto é capaz de dar um zoom óptico de 3X, além de um híbrido que pode chegar a 5X. Tem ainda sensor de temperatura de cor, e um processador de imagem dedicado.
E como prometido, o Huawei P20 utiliza de recursos de IA (Inteligência artificial) para detectar a cena adequada a situação, quando escolhido o modo automático. Digámos que ele tenta prever quando o usuário quer tirar um retrato com fundo desfocado ou se ele quer apenas tirar uma foto de uma paisagem.
O que valeria todas essas especificações se na prática não desse resultado? Nada. Mas não foi isso que aconteceu. O pessoal do DXOMark estava testando o P20 Pro antes do seu lançamento, e acreditem: ele superou em muito todos os concorrentes, inclusive o Pixel 2. Sendo assim, ele está em primeiro lugar no principal ranking de câmeras de smartphones do mundo.
Mas é claro que nem só de câmera vive o Huawei P20 Pro. Ele também tem outras importantes especificações técnicas, afinal estamos falando de um topo de linha.
Huawei P20 Pro – Especificações técnicas
Começando pela parte ruim, vamos pela tela. Não que ela seja de fato ruim, mas infelizmente o Huawei P20 Pro possui o flamigerado Notch, ou chifre, na parte superior da tela. E a Apple ditando tendências.
Deixando o chifre de lado, o P20 Pro é o primeiro smartphone da Huawei que vem com uma tela de OLED. Ela possui 6,1 polegadas e resolução full HD+ (2240 x 1080) e proporção exata de 18,7:9.
Destoando um pouco o visual frontal, a Huawei preferiu colocar o leitor de impressões digitais na parte frontal, abaixo da câmera. Particularmente acho visualmente feio.
Como de costume, a Huawei usa seu próprio processador, no caso é um Kirin 970, possui 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, bateria de 4.000 mAh e resistência IP67 à água e poeira. Mesmo sendo de vidro na parte traseira, estranhamente ela não suporta carregamento sem fio, inexplicável.
O P20 Pro vem rodando o Android 8.1 modificado com a interface EMUI. As cores disponíveis são: preto, azul, rosa e twilight (combinação estranha de 3 cores: azul, roxo e turquesa).