Para tornar o Instagram mais acessível para deficientes visuais, hoje (28) a empresa anunciou que já está utilizando IA (Inteligência artificial) para descrever as fotos publicadas.
Para beneficiais mais de 285 milhões de usuários cegos da rede social, o Instagram diz que eles irão se beneficiar mais da rede.
São duas principais novidades: a primeira é o reconhecimento de objetos que descrevem a foto; o segundo os próprios usuários poderão fazer uma legenda descrevendo a foto.
Mas para quem não tem deficiência visual, o Instagram não funcionará do modo acima. As funções exclusivas para esse fim, só são ativadas quando o TalkBack do Android ou o VoiceOver do iOS estão ativadas. As legendas ficarão no feed, bem na aba Eplorar nos perfis.
- Meta AI chega no WhatsAp, Instagram e Facebook: veja como usar
- O que é Hashtag? veja o que significa e como usar #
- O que é o Metaverso do Facebook? Entenda de uma vez por todas
Mas isso não é novidade para o Facebook, dono do Instagram, nessa direção. A mesma tecnologia já é usada há cercca de 2 anos no Facebook.
Os usuários do Instagram também poderão descrever manualmente suas fotos. Para isso, basta fazer uma nova publicação, tocar em “Configurações avançadas” e depois em “Escrever texto alternativo”. Assim como nas legendas automáticas, o texto será acessível apenas para pessoas que utilizam leitores de tela.
Via tecnoblog