Instagram agora “lê” as fotos para deficientes visuais

A partir de agora o aplicativo do Instagram vai ler as fotos para os usuários que sofrem com deficiência visual. Funciona no Android e iOS.
Atualizado há 6 anos
instagram

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Para tornar o Instagram mais acessível para deficientes visuais, hoje (28) a empresa anunciou que já está utilizando IA (Inteligência artificial) para descrever as fotos publicadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para beneficiais mais de 285 milhões de usuários cegos da rede social, o Instagram diz que eles irão se beneficiar mais da rede.

São duas principais novidades: a primeira é o reconhecimento de objetos que descrevem a foto; o segundo os próprios usuários poderão fazer uma legenda descrevendo a foto.

Mas para quem não tem deficiência visual, o Instagram não funcionará do modo acima. As funções exclusivas para esse fim, só são ativadas quando o TalkBack do Android ou o VoiceOver do iOS estão ativadas. As legendas ficarão no feed, bem na aba Eplorar nos perfis.

Instagram com a funcionalide de leitura de imagens

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas isso não é novidade para o Facebook, dono do Instagram, nessa direção. A mesma tecnologia já é usada há cercca de 2 anos no Facebook.

Os usuários do Instagram também poderão descrever manualmente suas fotos. Para isso, basta fazer uma nova publicação, tocar em “Configurações avançadas” e depois em “Escrever texto alternativo”. Assim como nas legendas automáticas, o texto será acessível apenas para pessoas que utilizam leitores de tela.

Via tecnoblog

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.