Anunciada há algum tempo, o Instagram começou testar hoje (17) no Brasil o fim das curtidas nas publicações, ou melhor, ele começou a ocultar. A partir de agora, somente o dono da publicação consegue ver a quantidade de curtidas.
Na nova mudança, tanto em fotos como em vídeos, os usuários não conseguirão mais ver a quantidade de curtidas de um post, apenas poderão curtir. O objetivo, segundo o Facebook, é que as pessoas começam a interagir mais com as postagem e não classificar o alcance se baseando apenas no número de curtidas, facilmente comprados hoje em dia.
“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, afirmou, em nota, o Instagram, que pertence ao Facebook.
É apenas um teste, mas no Canadá desistiram
Vale ressaltar que ainda não é tido como definitivo. Após testar por um tempo, o Instagram irá avaliar se a mudança fez, realmente, com que os usuários passassem a interagir e compartilhar mais histórias na sua rede social.
Com o teste, o Instagram irá avaliar se a mudança ajudará os usuários a se concentrarem menos nas curtidas e mais em compartilhar histórias na sua rede social de fotos e vídeos.
Leia também:
O Brasil é o segundo país a testar a nova funcionalidade, ou ausência dela. Em maio, o Canadá começou a testar a mudança. Segundo eles, o resultado vem sendo positivo, mas mesmo assim eles querem avaliar diferentes públicos antes de mudar definitivamente o aplicativo.
Porém, desde ontem algumas contas do Instagram no Canadá voltaram a mostrar a contagem de likes. Não se sabe se o Instagram voltou da decisão, ou apenas é algo temporário também, a empresa permanece em silêncio sobre o assunto.