Como instalar o iOS 8 manualmente no seu iPhone, iPad e iPod

Como instalar o firmware do iOS manualmente no seu iPhone, iPad e iPod. Serve para todas as versões do sistema.
Atualizado há 10 anos
instalar ios manualmente

Outros destaques

Atualizações finais de Dead Cells
LG C3 de 65 polegadas
Aumento de preços da Acer
Melhores platformers no Xbox
Mineração ilegal de cripto

Sempre que a Apple lança uma atualização para o seu sistema iOS, a principal reclamação por parte dos usuários é justamente a demora que o iTunes leva para atualizar. Isso acontece porque todos os usuários do mundo acessam simultaneamente os servidores da Apple para atualizar os aparelhos, imaginam a sobrecarga. Misturando com o fato que a velocidade média da internet brasileira é pífia, tudo fica ainda mais lento. Mas saibam que é possível fazer manualmente essas atualizações, independente da versão. Isso acontece porque a Apple libera para download os arquivos diretos das firmwares. Embora sejam do mesmo tamanho, o link é feito diretamente para o seu PC, sem o iTunes, o que torna o download dezenas de vezes mais rápido. Depois do download, surge a pergunta: Como atualizar então o aparelhos manualmente através do arquivo baixado? Vamos ensinar exatamente isso nesse tutorial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

instalar o ios manualmente

Baixando manualmente o iOS (firmware)

Para baixar o arquivo do sistema diretamente do servidor da Apple, basta procurar os links na internet. Obviamente que nós iremos ajudar. Existem diversos sites na internet que facilitam e arquivam para nós esses links. Eu, particularmente, sugiro esse site aqui. Basta escolher o seu modelo e pronto. Fique atento em baixar o firmware correto, veja atrás do seu iPhone, iPad ou iPod o modelo e baixe o firmware equivalente.

Você precisará também instalar o iTunes em seu computador, para realizar a atualização do sistema no aparelho. Para isso, siga este link.

Usuários de Mac não deverão enfrentar problemas ao baixar o firmware, mas a história pode ficar diferente para quem usa Windows. Isto porque o sistema da Microsoft às vezes interpreta a extensão dos firmwares que é IPSW (que significa iPhone Software) como sendo um arquivo ZIP. Com isso, muitos usuários não conseguem instalar o arquivo baixado, pois o iTunes não o reconhece.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para solucionar isto, você terá que alterar a extensão manualmente. Siga o passo a passo:

  1. Vá no menu Iniciar (Start) > Painel de Controle > Opções de Pasta.
  2. Selecione a aba Modo de Exibição.
  3. Desabilite a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos“. Depois disso, clique no botão Aplicar.
  4. Vá no arquivo firmware baixado e renomeie-o, trocando a extensão .zip por .ipsw. A partir deste momento, o iTunes já irá reconhecer o arquivo baixado.

Instalando a atualização do iOS no iPhone, iPad ou iPod touch

Antes de tudo, sempre faça um backup de tudo o que você tem no seu aparelho. Caso algo de errado, o backup será sua salvação. Faça isso usando o próprio Itunes. Vamos lá então:

  1. Inicie o iTunes e conecte seu aparelho no computador pelo cabo USB.
  2. Desde o iTunes 11, a barra lateral que mostrava o aparelho conectado não aparece mais, é oculta. Você precisa desocultar essa barra. Abra o iTunes e se ela ainda não estiver visível, aperte as teclas CTRL+S (isso no Windows; se você usa Mac, vá no menu Visualizar e selecione Mostrar Barra Lateral). Selecione o seu dispositivo.

atualizar ios manualmente

3.  Na aba Resumo do iTunes, você verá o botão Atualizar. Se você estiver no Windows, clique neste botão ao mesmo tempo que segura a tecla SHIFT no teclado do computador. Se você estiver no Mac, é a tecla OPTION que deve ser pressionada ao mesmo tempo do clique.

atualizar ios manualmente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

     4. Uma janela irá se abrir, para você selecionar o arquivo firmware que baixou no início. Com isso, seu aparelho começará a ser atualizado.

tela 3

Se você preferir apagar tudo o que está no aparelho e instalar tudo do “zero”, pode restaurar o aparelho clicando o botão ao lado ao mesmo tempo que segura na tecla SHIFT (ou OPTION no Mac). Depois basta recuperar o backup para ter de volta todos os seus aplicativos, agenda e mensagens.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.