Eu já disse antes aqui no blog e sempre saliento que smartphones com multiplos cores ainda são uma incógnita, principalmente no Androdi. Atualmente, depois de mais de um ano da entrada dos dual-cores no mercado eles estão realmente sendo utilizados ao máximo, mas mesmo assim existem smartphones single cores que tem desempenho muito parecido com eles. Stephen Eloop da Nokia já havia dito isso, e agora foi a Intel que se pronunciou e disse que o Android faz mal uso, ou sub-utiliza, os processadores multi-cores. Hoje eles são a principal arma da equipe de market dos fabricantes de Androids.
Mike Bell, GM da Intel’s Mobile and Communications Group, aponta o dedo para os fabricantes de chipset – “Da forma como ele é implementado agora, o Android não faz o uso eficaz dos vários núcleos que o sistema poderia fazer, e eu acho que parte deste trabalho poderia ser feito pelos que criam os SoCs , mas eles simplesmente não se preocupam em fazer isso”. Mas ele também salienta: “a falta de esforço de algumas pessoas da parte de softwares na hora de implementar o hardware é uma grande desvantagem também.”
A Intel enfatiza que os programadores poderiam melhora muito o desempenho do Android e o aproveitamento dos núcleos dos processadores. Ele diz que há muito o que melhorar no thread scheduler do OS. Essa é a parte do sistema operacional que vai decidir qual núcleo da CPU vai executar determinado app. Ao fazer essa decisão de executar o app, o processador poderia identificar se se somente um núcleo pode fazer o trabalho enquanto o outro núcleo pudesse ficar “dormindo”. Isso iria economizar muito energia, que é um aspecto muito importante em dispositivos mobile e que, infelizmente, fica devendo muito no Android. A Intel pode falar isso com autoridade já que seus processadores multi-cores usados em computadores trabalham dessa forma.
A Intel ainda está caminhando no campo mobile, ela só tem um processador e é single-core: o Medfiled que foi mostrado no Lenovo K800 na MWC desse ano. De acordo com os testes feitos, ele foi mais rápido que os tradicionais multi-cores da Nvidia dentre outros. Batendo O Galaxy Nexus, Galaxy S II e o iPhone 4S. Aqui vocês podem ver o resultado. Mas a Intel também disse que já trabalha em um processador dual-core, mas ainda está trabalhando diretamente na programação do Android para corrigir os problemas citados acima. Após isso irá anunciar seu processador ou até quem sabe seu próprio smartphone afinal está trabalhando tanto no hardware como no software.
Vejam as especificações completas do Lenovo K800
Leia também:
Vocês acham que é exagero da Intel? acreditem, não é. O Android pode sim ter um desempenho muito melhor se for melhor customizados nas suas linhas de código. Um exemplo disso é o projeto chamado Linaro, que se trata de um Android 4 ICS que foi totalmente customizado para até dobrar o desempenho do Android. E “para nossa alegria” ele já foi aprovado pelo CyanogenMOD, ou seja, logo teremos uma ROM deles com o Linaro. Abaixo um vídeo comparando ele com o Android comum.
Dica do Norbertolf, valeu!, com informações do Gsmarena,