Internet banda larga: saiba aqui TUDO sobre o assunto

Tire suas dúvidas e conheça os principais conceitos sobre essa tecnologia.
Atualizado há 5 anos
o que é internet banda larga

Outros destaques

Malware
Casa Inteligente.
Fotografia subaquática
Analisando o conteúdo original do artigo "Apple Releases Limited Edition AirPods 4 for Year of the Snake", a palavra-chave principal identificada é "AirPods". Portanto, a palavra-chave final identificada, conforme as diretrizes estabelecidas, é "AirPods".
phishing

O nome “banda larga” é um nome que, se considerar a história da internet, é algo novo. Até os anos 2000, a internet era conhecida como “discada”, só de ouvir essa palavra os mais antigos já lembram do som do modem que era conectado a linha telefônica. Mas o que mudou? O que é exatamente internet banda larga? Iremos explicar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é internet banda larga?

Banda larga nada mais é que um serviço de conexão com a internet, atualmente indispensável para qualquer um que deseja se conectar a internet, onde é que esteja no mundo.

Outro nome relacionado a internet banda larga, é a internet fixa. Focando nesse tipo de conexão, aquela que vai até sua casa, o site Portal de Planos fez um guia completo para o usuário entender tudo sobre a internet banda larga.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Então continue a leitura!

Quais são os tipos de internet banda larga?

Quando falamos de banda larga, existem maneiras diferentes de fornecer o serviço, que utilizam tecnologias distintas. São elas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Internet fibra óptica

É a tecnologia mais avançada disponível no mercado, por não sofrer com interferências eletromagnéticas. Isso gera estabilidade para sua conexão, que nenhum outro produto pode oferecer da mesma maneira.

Único porém é que, por necessitar de cabeamento, não tem um alcance de instalação tão alto quanto as outras tecnologias disponíveis, mas é, sem dúvidas, a mais eficiente.

Via rádio

A conexão via rádio já foi muito popular, mas hoje é oferecida apenas por operadoras regionais, com velocidades abaixo das outras tecnologias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O indicado é que você tenha um plano de internet via rádio apenas se nenhuma outra tecnologia estiver disponível na sua região, o que é pouco provável.

Via satélite

Se a sua região não tem um cabeamento de qualidade, a via satélite é a melhor opção sempre.

Essa tecnologia tem um ótimo alcance de instalação e de conexão, permitindo que você se conecte de distâncias maiores. Entretanto, tem dificuldades para manter sua qualidade, sem interferências, nos dias chuvosos.

Como escolher o melhor plano de internet banda larga?

Saiba o que você precisa

Não existe um plano perfeito, cada um é o ideal para um tipo de pessoa e família. Em primeiro lugar, saiba quanto se gasta de internet na sua casa. Dessa maneira, fica fácil escolher o plano ideal para sua família.

Para definir qual é o ideal para você, é importante definir antes qual é o consumo médio da sua casa. Entender esse ponto, antes de iniciar uma compra, é o principal para não adquirir um produto que não serve para as atividades que deseja.

Conheça o cabeamento da sua região

Antes de comprar um plano, entenda se existe uma rede cabeada, e de qualidade, na sua região. Caso exista, um plano de fibra óptica é a melhor opção, por ser uma conexão mais estável.

Caso contrário, se não existir uma rede de qualidade, opte pela internet via satélite. Ela não precisa de cabos para ser instalada e tem ótimo alcance, possibilitando que você se conecte se distâncias maiores.

Veja os preços com calma

Muita gente entende que este é o ponto decisivo para compra, mas não é bem assim. Em muitos casos, as pessoas compram planos que são maiores que suas necessidades.

Depois que você entendeu os outros tópicos, essa é a hora de você olhar o preço e escolher o seu plano. Só fique atento também com os preços promocionais, alguns são bem atrativos, mas os valores podem mudar em determinado momento. Logo, leia o contrato todo, antes de contratar.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.