A Apple, conforme cronograma, liberou hoje a atualização do iOS para o iOS 11. Ele chegou recheado de novidas justamente para concorrer com o rival Android, que chegou recentemente na versão 8.0 Oreo. Vejam abaixo as novidades.
iOS 11 – Nova Central de Controle
A Central de Controle no iOS 11 está ainda mais completa e inteligente: ao invés de precisar deslizar para o lado a fim de encontrar as opções de música (play, pause, skip, etc.), é possível encontrar todos os dados em uma só interface, que também é personalizável.
iOS 11 – Siri mais natural
Por meio de algoritmos mais inteligentes, Siri terá uma voz mais natural e ficará mais esperta no iOS 11, sendo capaz de responder perguntas de forma mais direta, além de expandir o leque de possibilidades quando o usuário estiver interagindo com ela, tentando competir com o Google Assistant, Cortana e Bixby.
iOS 11 – Captura de tela
Leia também:
Uma nova ferramenta nativa do iOS 11 permite que o usuário tire melhores capturas de tela de seu iDevice, mas não para por aí: também será possível gravar em vídeo tudo o que se faz no iPhone, iPad ou iPod. Esse recurso, inclusive, pode ser acessado diretamente na Central de Controle.
iOS 11 – Clique e arraste
Talvez o mais afetado pelo iOS 11 seja o iPad, onde a Apple decidiu tirar o máximo de proveito das telas grandes ao incluir um sistema de toque e arraste entre apps. Dois aplicativos que, simultaneamente, suportarem os mesmos tipos de arquivo, poderão interagir entre si de uma forma melhor.
iOS 11 – Notas mais úteis
Com o uso de uma Apple Pencil, as notas do iOS 11 estão mais completas do que nunca. É possível fazer uma marcação instantânea em PDFs ou imagens, basta encostar a ponta da caneta. Não obstante, o toque da ponta da caneta com a tela bloqueada abre diretamente o app de notas.
Não perturbe em direções
Embora já exista um modo de “não perturbe” no iOS, a nova versão traz consigo um recurso feito especificamente para quando estamos dirigindo, impedindo que informações externas tirem a concentração do motorista e, por consequência, causem acidentes no trânsito.
Novo app: Arquivos
Um app chamado Arquivos, que era longamente necessitado no iOS, se torna realidade com a chegada da atualização. Nele, será possível acessar e gerenciar as imagens, vídeos, PDFs e demais arquivos compatíveis com o sistema da Apple. Há até o suporte (limitado) à compactação .zip.
Novas funções de teclado
Há duas novidades no teclado do iOS 11: modo de “uma mão” para iPhones, onde as letras pendem para o lado em que sua mão está segurando o aparelho, e o que está sendo chamado de “QuickType”, oferecendo facilidades principalmente na hora de inserir números e símbolos.
Nova App Store
App Store é um dos pilares do sucesso da Apple, é a loja mais rentável da categoria, então recebeu uma atenção especial da empresa. O visual foi remodelado para facilitar a pesquisa por aplicativos; além disso, uma guia própria para jogos foi criada, dividindo bem os recursos da interface.
Novo App Switcher (iPad)
Apple se inspirou eu seu sistema operacional Mac OS X para criar um novo App Switcher, o alternador de apps, para iPads. Lá é possível ter uma prévia mais incremental sobre todos os serviços abertos em segundo plano, o que trabalha estreitamente com a opção de “toque e arraste”.
iOS 11 – Lista de disponibilidade
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPhone SE
- iPhone 5s
- iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)
- iPad Pro de 10,5 polegadas
- iPad Pro de 9,7 polegadas
- iPad Air 2
- iPad Air
- iPad(5ª geração)
- iPad mini 4
- iPad mini 3
- iPad mini 2
- iPod touch(6ª geração)