Em recente relatório da Kantar, dentre várias coisas do mercado mobile, a pesquisa mostrou que o iPhone XR da Apple foi o celular mais vendido no segundo trimestre de 2019 nos EUA. O smartphone “baratinho” da Apple, é sucesso de vendas desde o seu lançamento, na frente dos irmãos mais potentes e caros.
Huawei é afetada pela briga com EUA, perdendo mercado
Outro ponto comentado no relatório, é o impacto das sanções que a Huawei vem sofrendo dos EUA e outros países, devido a suspeitas de espionagem. Embora a marca tenha mantido o número de vendas no acumulado dos últimos 12 meses, o impacto nos últimos meses é claro.
No acumulado de 2019, a Huawei caiu -1,9% em vendas, um número não tão assustador para essa época do ano. Porém, ao analisar somente o mês de junho, ápice das brigas entre EUA e China (tendo Huawei como alvo principal), a empresa chinesa caiu 9% em vendas. Esse sim é um número alarmante para quem vinha crescendo sem parar durante anos.
Já as rivais só comemoram. Essa queda de vendas da gigante Huawei, beneficiou automaticamente a Samsung e a Xiaomi, e a Apple que registrou um pequeno aumento somente. Porém, os editores da pesquisa pontuam que usuários da Huawei, talvez apenas estejam adiando a aquisição de um novo smartphone da marca, esperando o desenrolar da situação entre EUA e a empresa.
Leia também:
Usuários da Apple estão migrando para o Android
Embora o iPhone XR continue sendo o smartphone mais vendido nos EUA, algo inédito vem acontecendo: a migração de usuários da Apple para o Android.
Segundo a pesquisa, a Apple caiu 2,4% no segundo trimestre de 2019, ao comparar com o mesmo período em 2018. Por outro lado, o Android cresceu justamente 2,5% no mesmo período. Isso mostra que a Apple vem perdendo sua “magia” no seu principal mercado.