Ícone do site Tekimobile

iPod: conheça sua história revolucionária e como chegou onde está

iPod: conheça sua história revolucionária e como chegou onde está 1

Hoje o iPod continua bem popular, porém demorou um tempo para ele chegar onde está hoje. E esse dispositivo da Apple, possui uma longa e revolucionária história. Vamos então voltar ao tempo e conhecer a trajetória desse dispositivo até hoje em dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iPod: o inicio de tudo

Em 2001, a Apple ainda era bem diferente da gigante que é hoje, se recuperando do período de crise, a empresa tinha acabado de recontratar seu cofundador Steve Jobs. Antes trabalhando na NeXT Computers, agora ele voltaria com a missão de colocar a casa em ordem.

Uma das decisões já tomadas nesse retorno foi o iPod. Na época a capacidade máxima do dispositivo era de 5 GB, o que permitia carregar mil músicas no bolso. Para a época isso era absurdamente incrível, e esse incrível dispositivo veio para solucionar um problema que as pessoas não sabiam que existia. Vamos ver mais sobre esse problema da indústria.

O dispositivo que resolveu problemas

Na linha do tempo, estamos em 2000, e no final dos anos 90 o mercado estava inundado de MP3 players, mas nenhum era gigante e possuía diferenciais. Todos possuíam seus defeitos seja pela interface, sistema ou armazenamento. Outros eram grandes trambolhos. Para resolver esses problemas, entrou a genialidade de Steve Jobs, utilizando discos rígidos menores e dispositivos compactos e leves, o iPod se tornou a inovação na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro ano, foram vendidos 600 mil unidades do dispositivo, que ofereciam boa velocidade de transferência de arquivos. As conexões FireWire eram mais rápidas que o USB 1.0 da época. E é claro que para dar inicio a um ecossistema, esse dispositivo só funcionava com dispositivos Mac com iTunes instalado.

Para ser um dos produtos recordistas, demorou 3 anos até alcançar o ápice nas vendas. Isso foi somente a primeira versão do dispositivo. Logo em seguida, mais inovações vieram, vamos ver mais sobre a segunda versão do dispositivo.

A próxima versão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda geração do produto, você já conseguia usar ele no seu computador Windows. Steve Jobs não deve ter se agradado dessa decisão, mas teve que abrir mão disso para alcançar mais pessoas. Além disso em 2003 a loja de músicas iTunes ficou disponível para que mais pessoas conseguissem usar. Um dos destaques na segunda geração foi o iTunes.

Cada canção era vendida por US$ 0,99, os lucros da venda iam para a pessoa, mas a Apple ficava com 30% do lucro. Pode parecer que essa ideia era ruim, mas pelo contrário, foi um sucesso. Fazendo com que 25 milhões de músicas fossem vendidas na plataforma. A loja foi uma ótima maneira de aumentar as vendas do iPod que se tornou ainda mais um sucesso.

O tempo foi passando

Mesmo com o passar do tempo, o iPod não caiu no esquecimento. Vários recursos e funcionalidades foram incluídas, e vários modelos foram lançados, como o modelo Mini, Nano e Shuffle. Cada modelo possuía tamanho, aparência e armazenamento diferenciado.

Os displays diferenciados com muitas cores foram destaques, fazendo com que os usuários quisessem escolher o que fosse totalmente a sua cara. Porém a inovação estava mais perto do que se esperava, o próximo modelo como sempre foi um grande destaque.

A grande inovação, o iPod Touch

O dispositivo mais completo chegou, o iPod Touch, lançado em 2007, ele permitia navegar pela internet e oferecia a possibilidade de baixar conteúdo no iTunes App Store. Tudo isso abre espaço para jogos, além disso o nível das baterias foi um grande destaque nos novos dispositivos.

As baterias foram um assunto de bater o martelo, visto que os dispositivos da gigante eram conhecidas por não possui muito tempo de duração. Com o iPod Touch esses problemas acabaram e se enquadram na utilização do usuário. Mas tudo tem um fim, o iPod não acabou, mas diminuiu o passo.

A moda acabou?

Mesmo sendo muito destacado com sua história revolucionária, os iPods se tornaram secundários, após o sucesso dos iPhones. Esses novos dispositivos trazem a possibilidade de fazer ligações e várias outras coisas que os iPods já faziam. O iPhone engoliu o iPod e assim o dispositivo perdeu um pouco a posição que tinha.

A ultima atualização grande da linha foi em 2015 que recebeu sua sexta geração. Com mais de 350 milhões de unidades vendidas, esse dispositivo foi essencial para o crescimento da empresa e ajudou ela a alcançar seu potencial legado. Agora diga para nós, você possui esse dispositivo? Usa o iPod diariamente? Diga para nós nos comentários.

Sair da versão mobile