Jogue jogos do Windows no Android com esse aplicativo inovador

Com esse novo emulador para Android, jogos pesados rodam liso mesmo em smartphones Android com hardware antigo e não tão potentes
Atualizado há 1 ano
Jogue jogos do Windows no Android com esse aplicativo inovador 1

Outros destaques

Álbuns
Palavra-chave: Sniper Simulation Game
Video calls
PlayStation boot screens
aplicativos para baixar jogos pagos valem a pena: iphone vs android

Projetos para rodar jogos do Windows em celulares Android existem há algum tempo. Entretanto, questões de desempenho, incompatibilidade geral e uma curva de aprendizado íngreme são barreiras comuns nesse caminho. Recentemente, um aplicativo chamado Winlator surgiu com a promessa de simplificar o processo de experimentar jogos do Windows em dispositivos Android.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante ressaltar que o Winlator é, na verdade, uma coleção de aplicativos e ferramentas já existentes, apresentados em uma interface amigável ao usuário. Essas ferramentas incluem o Box (que permite a execução de programas x86 em dispositivos Arm) e o Wine (que permite a execução de aplicativos do Windows no Linux).

Em termos simples, o Winlator é uma junção do Box e do Wine em uma única interface facilitada para o usuário. O processo de instalação e a interface do usuário são uma grande melhoria em relação a soluções similares como o Box4Droid, que exige o uso de comandos de terminal.

A configuração do Winlator é bastante simples: você instala o aplicativo e, em seguida, copia um arquivo fornecido para um diretório específico em seu telefone. A partir daí, você inicia o aplicativo e configura um container (escolhendo a resolução de tela, drivers, etc). O aplicativo também acessa por padrão a sua pasta de downloads, então você pode colocar todos os seus jogos (adquiridos legalmente) em uma pasta ali.

Como usar o Winlator: veja como jogar jogos do Windows no Android

A instalção e uso do Winlator para Android não é muito diferente de outros emuladores, basta seguir os passos descritos abaixo que funcionará, tanto em GPUs de processadores Snapdragon, como GPUs Mali de outros processadores.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tempo total: 10 minutos

  1. Baixe o APK e a imagem OBB
    Jogue jogos do Windows no Android com esse aplicativo inovador 2

    Primeiro, você deve baixar o arquivo APK e a imagem OBB do Winlator. Você pode encontrá-los no GitHub através do seguinte link: https://github.com/brunodev85/winlator/releases/tag/v1.0.0 

  2. Instale o APK

    Após baixar o APK, instale-o e execute-o uma vez para criar a pasta do aplicativo. Subsequentemente, conceda as permissões necessárias e saia do app. Em seguida, mova a imagem OBB para a pasta android/obb. Se você estiver usando Android 11, precisará usar um gerenciador de arquivos para navegar até essa pasta. Recomendamos o RS File Manager.

  3. Configure o aplicativo

    Ao abrir o aplicativo novamente, ele instalará a imagem OBB. Depois, crie um contêiner, mantendo as configurações padrão, se você tiver um processador Snapdragon. Se o seu GPU for Mali, altere o renderizador para Virgl e execute-o.

  4. Instale seus jogos

    Atenção! A pasta de downloads do seu dispositivo é a unidade D: do aplicativo. Agora você pode instalar ou executar diretamente do exe seus jogos. É preferível que o jogo esteja na unidade C:.

  5. Crie atalhos

    Crie atalhos para a área de trabalho para executar o jogo mais rapidamente a partir dos atalhos no menu do aplicativo.

  6. Execute o jogo

    A última etapa é simplesmente executar o jogo. A imagem abaixo mostra o jogo Gothic sendo executado em um smartphone relativamente fraco com Snapdragon 710, Adreno 616 e 4GB de RAM.

Possíveis soluções para problemas

Personalização dos controles

O Winlator permite que você personalize os controles no menu do aplicativo. Alterar os controles de acordo com o seu jogo é muito fácil, e você pode criar perfis para cada jogo.

Mas vale a pena usar o Winlator?

Testes com cerca de nove ou dez jogos de PC apresentaram resultados variados. Muitos desses jogos exigiram ajustes de resolução e/ou ajustes de driver para rodar – se é que chegaram a rodar. A maioria dos títulos simplesmente não rodavam ou travavam antes de entrar no jogo, embora acredita-se que alguns ajustes possam ajudar em alguns casos.

Embora o Winlator seja fácil de configurar e usar, seu desempenho e compatibilidade não são excelentes. Portanto, se você espera jogar jogos de PC mais exigentes lançados na última década, como Cyberpunk 2077, The Witcher 3, ou Control, é melhor não alimentar grandes expectativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros detalhes que complicam a situação incluem o fato de que o Winlator, assim como outros utilitários Android semelhantes (por exemplo, Box4Droid), não parece funcionar bem com os chipsets Snapdragon mais recentes. Então, se você tem um telefone antigo, pode ser uma boa ideia resgatá-lo.

Existem outras soluções? Certamente não é a última vez que ouvimos falar de um aplicativo para jogar jogos de PC no Android. Dois dos desenvolvedores do extinto emulador Skyline estão trabalhando no aplicativo gratuito Cassia. Este permitirá aos usuários jogar jogos do Windows (DirectX8 e superior) em seus smartphones, além de prometer resolver os desafios atuais.

Além disso, vale lembrar que alguns jogos de PC mais antigos também receberam versões oficiais para Android ou foram lançados em consoles como o PS2 e o GameCube. Portanto, você tem a opção de comprar esses títulos oficialmente ou rodá-los através de emuladores no Android.

Por fim, é preciso mencionar que o Steam Link está disponível para streaming de jogos de PC em casa, enquanto o GeForce Now oferece streaming de jogos completo. Portanto, essas opções também valem a pena ser exploradas.

Com informações: AndroidAuthority e Redit

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.