A Kodak já foi uma das maiores empresas da história, que revolucionou a empresa de câmeras fotográficas no mundo todo. Todos seus produtos de alta qualidade, carregavam nome de peso, porém nunca mais se ouviu falar na empresa. O que houve? Será que faliu? Vamos ver sobre isso abaixo.
- Galaxy Z Flip 4 tem bateria de 3700 mAh e novas câmeras
- Motorola X30 Pro é o primeiro do mundo com câmera de 200 MP
O que aconteceu com a Kodak?
Para você que nunca ouviu falar da empresa, ela foi uma das primeiras que mudou a maneira que ocorria a revelação de fotos, além de investir na tecnologia de câmeras digitais e até das mais antigas.
A empresa chegou no Brasil, no último trimestre de 1920, e instalou seu primeiro escritório. Porém, o investimento, e o início da produção de papéis fotográficos começou somente 30 anos depois, em 1954. Nessa época, todo o processo ainda era feito com fotos em preto e branco.
Porém um pouco mais de 11 anos depois, a Kodak lançou a primeira máquina fotográfica e, com o passar do tempo, a empresa estava se estabeleceu muito bem no mercado, que nem se preocupou com qualquer tipo de concorrência.
Essa falta de preocupação, levou a possível falência, e a perda de uma grande posição no mercado de câmeras fotográficas. A empresa é um exemplo do que pode acontecer, quando uma empresa não se adapta ao mercado.
Ela foi engolida, pela própria criação, a máquina digital. Toda a mudança, e queda veio logo após a chegada da máquina fotográfica digital.
A empresa até tentou manter padrões, no mercado de câmeras analógicas, mas falhou em se preparar para todo o avanço que a sua invenção proporcionou. Toda essa falta de preparo, e pelo simples fato dela não se adaptar levou a empresa a falência em 2012.
Essa case de fracasso, é um dos maiores eventos no mundo dos negócios. Antes de continuar vendo sobre a empresa em si, é importante lembrar que ela foi inovadora até mesmo na falência. Porém, mesmo sendo revolucionária em um período difícil, foi difícil para tudo engatar devido ao período industrial que o mundo passava.
Nessa época as novidades demoravam décadas para de fato se firmarem, a impediu de evoluir e continuar dominando o mercado.
Vendo a situação como um todo, é possível ver que ela acertou ao achar que a tecnologia das câmeras digitais afetaria seu negócio focado em analógico, mas ela errou drasticamente ao não medir o tamanho do impacto e achar que a tecnologia da fotografia digital demoraria para se estabelecer.
A Kodak não é a única empresa que passou por algo assim, uma situação muito semelhante aconteceu com a Blockbuster, a revolucionária locadora de vídeos que dominou o mercado, mas foi engolida pela Netflix e hoje não existe mais.
Sem sair muito do assunto, muito semelhante da Kodak, a Netflix também tem que se posicionar e se reinventar. Caso a empresa não faça isso, ela será engolida por sua principal tecnologia o streaming. Muitas concorrentes surgiram, se a empresa não mudar, ela também vai sumir com o tempo.
Voltando para a Kodak, será que a empresa voltou depois da falência? Ou ela deixou de existir como a Blockbuster? Vamos ver mais sobre isso abaixo.
E depois da falência, o que houve?
Mesmo com sua queda, a empresa não desistiu e decidiu focar em novos caminhos. O retorno ocorreu no
Eastman Business Park em Nova York, onde existe um aglomerado de outras empresas que fabricam quase todo tipo de produto, de embalagens a molho de tomate.
As patentes no nome da empresa foram vendidas a um consórcio formado pelo Google, Apple e outras empresas de peso, pelo valor de US$ 525 milhões, um valor que foi extremamente importante no processo de recuperação da empresa.
A última grande notícia sobre a Kodak foi em 2020, quando a empresa pegou um empréstimo de US$ 765 milhões com o governo, através da Corporação Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento dos Estados Unidos
Tudo para iniciar a empresa Kodak Pharmaceuticals, que se especializa na produção de componentes farmacêuticos perante as necessidades criadas pela pandemia. Um foco totalmente diferente de antes.
Hoje, a empresa cresce bastante no setor de impressão, principalmente de tintas, e tem estado bem ativa. Mesmo com toda a sua história, é interessante ver como a empresa não desistiu, se reinventou e se renovou.
Agora diga para nós você conhecia a empresa? Se surpreendeu de ver a queda dela? Diga para nós nos comentários abaixo.