A Qualcomm anunciou hoje (19) um novo processador topo de linha, chamado Snapdragon 870, baseado na arquitetura do Snapdragon 865 de 2019.
O 870, assim como o 865+ antes dele, é essencialmente uma versão com overclock do 865. Ele aumenta a velocidade de clock principal da CPU Kryo 585 para 3,2 GHz – um grande passo em relação aos 2,84 GHz do 865 original, mas um formato mais modesto melhoria em relação ao Snapdragon 865+ de 3,1 GHz, lançado em julho passado.
Outros componentes, especificações e recursos permanecem idênticos, então não espere que os smartphones com o Snapdragon 870, sempre que apareçam, ofereçam recursos impossíveis nos modelos 865 – eles só podem funcionar um pouco mais rápido. Pense nisso como o Snapdragon 865 ++.
Então, por que ele existe? Provavelmente porque os fabricantes queriam um novo chip Snapdragon com a marca premium da série 8 da empresa que fosse mais acessível do que o Snapdragon 888. Esse é o verdadeiro sucessor carro-chefe do 865, revelado em dezembro passado, que já vimos em telefones topo de linha, incluindo o Xiaomi Mi 11 e série Samsung Galaxy S21.
“Com base no sucesso do Snapdragon 865 e 865 Plus, o novo Snapdragon 870 foi projetado para atender aos requisitos de OEM e da indústria móvel”, disse Kedar Kondap, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm.
Leia também:
É provável que o 870 apareça em smartphones gamers e em alguns topos de linha que desejam priorizar o puro desempenho, ao mesmo tempo em que oferecem um melhor custo x benefício – da mesma forma que o Snapdragon 765G dominou o mercado de médio-alto alcance em 2020, e até apareceu em carros-chefe, incluindo o Pixel 5 e LG Velvet.
Fabricantes confirmados que usam o Snapdragon 870 incluem Motorola, iQOO, OnePlus, Oppo e Xiaomi, com os primeiros smartphones sendo anunciados no primeiro trimestre de 2021 – entre agora e o final de março.
Motorola Nio e Edge S poderão vir com o Snapdragon 870
Com o lançamento do Snapdragon 870, os rumores envolvendo os supostos Motorola Nio e Motorola Edge S fazem maior sentido.
Em ambos os casos, foram apontados que eles viriam com um processador da série 800. O Motorola Nio, será uma espécie de Motorola G com um processador da linha 800. Foi o que disse Evan Blass, revelando que o brasileiro Sergio Buniac, CEO da Motorola, revelou esse smartphone em um evento da Qualcomm.
Já o Motorola Edge S também poderia vir com esse processador. Poucos dias atrás, a Lenovo confirmou na China que um smartphone com um processador “Snapdragon 8XX” seria lançado. Muitos acharam estranho esconder que seria o 888, já que o processador já foi lançado há meses e seria natural a empresa anunciar um topo de linha com ele.
Sendo assim, pode ser, que o fato da Lenovo colocar “XX” no nome, indique que eles não poderiam revelar um processador que ainda não foi lançado.
Claro, tudo isso são suposições, mas que provavelmente serão confirmadas nos próximos dias.