Todos sabem que 2019 é o ano dos smartphones dobráveis, Galaxy Fold e Huawei Mate X estão ai mostrando. Mas a tecnologia também está chegando para os notebooks. A Lenovo, em parceria com a LG, mostrou o protótipo ThinkPad X1, que será o primeiro notebook com tela flexível do mundo.
Podemos dizer que o Lenovo ThinkPad X1 é um tablet gigante com tela de 13,3 polegadas. Mas quando a tela é dobrada ao meio, a outra metade se transforma em um teclado. Tudo bem que o notebook fica bem pequeno, com cerca de 9,6 polegadas, mas a ideia parece promissora.
O tablet-noebook da Lenovo só chega ao mercado em 2020, mas a Lenovo já mostrou um protótipo funcional. Isso significa que o dispositivo irá ficar ainda melhor até o lançamento.
- Lenovo Legion Glasses é uma tela gigante para jogos dentro de um óculos
- Lenovo lança ThinkPhone “by Motorola”: celular B2B super resistente
- Novo Lenovo Legion pode ter Snapdragon 8 Plus Gen 1 mostra vazamento
ThinkPad X1 terá tela dobrável de OLED da LG
Como dito no início, a Lenovo irá usar uma tela da LG. A empresa irá fornecer a tela que usa tecnologia OLED – até então a única que é possível dobrar – com resolução 2K e 13,3 polegadas de diagonal.
Para melhorar ainda mais a experiência, a tela será compatível com a tecnologia da Wacon, onde suas canetas táteis poderão ser utilizadas.
Para aqueles que não se adptarem a um teclado na tela, a Lenovo diz que o ThinkPad X1 será vendido juntamente com um teclado bluetooth, com isso ele poderá ser usado com um notebook mesmo com a tela aberta.
Para profissionais da área de artes e arquitetura, por exemplo, ela também virá já na caixa com uma caneta da Wacon, sendo que a tela irá permitir desenhos e terá reconhecimento de pressão.
A Lenovo está desenvolvendo o dispositivo com os mesmos padrões de durabilidade dos famosos portáteis ThinkPad, inclusive testando a dobradiça para que ela suporte o dobro da quantidade de ciclos que aguentam os seus notebooks normais. Afinal ninguém quer problemas como no Galaxy Fold.
Especificações do Lenovo ThinkPad X1 ainda são um mistério
Segundo o The Verge, que teve a oportunidade de testar o tablet, o hardware está inacabado neste estágio. O mecanismo de dobragem não pareceu particularmente robusto no protótipo e a tela apresentava ângulos de visualização notavelmente fracos, mudando as cores quando vista de ângulos mais fechados.
Além disso, a Lenovo não deu detalhes de qual será o chipet, GPU, memórias e etc.
O lançamento do Lenovo ThinkPad X1 está programado para 2020, mas preços e datas específicas de lançamento não são revelados.