Hoje você encontra no Brasil praticamente todos os smartphones high-ends do mundo: Xperia Z1, Xperia Z Ultra, Galaxy Note 3, iPhone 5S ,Galaxy S4 e por fim: o LG G2. Um detalhe interessante nessa lista é o preço deles, a grande maioria está com o preço acima dos 2 mil Reais. Mas é ai que o LG G2 se destaca. Facilmente é encontrado na faixa dos 1600 Reais, ou até menos. E o mais importante é que ele não fica devendo praticamente em nada para os concorrentes, no geral. Vamos descobrir então do que ele é capaz nesse review LG G2, sucessor do sucesso de vendas Optimus G.
Review LG G2 – Hardware
O LG G2 trás tudo o que há de melhor hoje no mundo dos smartphones. Vamos à uma lista resumida de seu hardware. Essas são só as características de hardware, há ainda várias outras de software que o LG G2 trás nas mangas que iremos falar mais a frente.
- Chipset Snapdragon 800 Quad-core de 2.26 GHz com processador Krait 400
- 2GB de memória RAM
- GPU Adreno 330
- Tela de 5,2″ de True HD-IPS+ com resolução full HD
- Câmera de 13MPx com teconologia IOS
- Gravação de vídeo em full HD há 60fps
- 4G brasileiro
- 16GB de armazenamento
- Som estéreo Dolby Mobile
Dá para notar o quanto ele é um monstro se tratando de hardware. Seu processador é o mais avançado que existe da Qualcomm, na prática significa que ele é capaz de fazer tudo o que se possa imaginar no mundo mobile.
Review LG G2 – Design e construção
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
Sobre o slogan “Aprendendo com você” a LG inovou no design do LG G2 tirando todos os botões tradicionais que existem nas laterais dos celulares e concentrando tudo atrás dele. Abaixo da câmera há 3 botões: ligar e os dois de volume, juntos formam o conceito “smart buttons”. Porém os botões assumem diferentes funções de acordo com as funcionalidades.
Ele também é um smartphone com dimensões bem reduzidas. A frente praticamente é toda tomada pela tela de 5,2 polegadas. O destaque vai para as bordas finas de apenas 2,65 mm, reduzindo em muito o tamanho do celular. Para efeito de comparação, ele tem tela maior que o Xperia Z1 (5,2 vs 5 polegadas) mas consegue ter um corpo bem menor que o concorrente.
Suas dimensões são: 138.5 de altura, 70.9 de largura e 8.9 mm de espessura. Embora existam outros mais finos, como ele tem o formato curvado nas laterais, ele passa a sensação de ser mais fino do que parece. Ele também é bem leve, tem apenas 143 gramas.
A LG mudou drasticamente o material usado no Optimus G. Enquanto o primeiro modelo era de vidro com Gorilla Glass tanto na frente como na parte de trás, dando um visual mais quadradão a ele, o G2 é feito todo de plástico lembrando um pouco os celulares da rival Samsung. Mas o plástico utilizado é de excelente qualidade e não dá aparência de smartphone fotbarato. Normalmente os aparelhos de plástico possuem a traseira removível, no caso do G2 não. Ele é um aparelho lacrado, isso passa ainda mais sensação de solidez ao aparelho. Para dar uma aparência um pouco mais premium a LG colocou umas bonitas bordas cromadas em volta do aparelho. Porém ressalto que mesmo assim, ele não parece tão “premium” como o Xperia Z1 ou HTC One.
Uma escolha infeliz no design foi colocar os alto falantes na parte de baixo do celular. Embora sejam excelentes, é praticamente impossível assistir um vídeo com o G2e na mão, sem abafá-los completamente. Eles ficam bem no lugar que normalmente colocamos a mão para segurá-lo. Sinceramente, não consigo entender com engenheiros fizeram uma escolha tão ruim.
Outro ponto fraco é ter apenas 16GB de armazenamento, sendo que apenas 11GB ficam disponíveis para o usuário, e como ele não tem entrada para microSD, os mais exigentes que instalam dezenas de jogos com certeza não vão gostar.
Review LG G2 – Software
A LG peca em muito quando o quesito é atualização do Android. O Optimus G, por exemplo, ainda amarga o Android 4.1.2 e o G Pro o 4.2. O G2 sofre do mesmo mal: Ele está rodando o Android 4.2.2, isso mesmo: um smartphone top de linha no mundo todo com um Android de mais de um ano atrás. Embora a LG promete atualizar ele até Janeiro, não é fácil acreditar, graças aos exemplos anteriores.
A LG trouxe várias funções interessantes.
Modo convidado
É possível você criar um segundo usuário para o celular. Nesse usuário você escolhe quais aplicativos terá acesso além das configurações permitidas. É ótimo para mostrar o celular para os outros, criar um usuário para os filhos ou mesmo esconder o usuário normal do namorado (a) :D. O acesso é feito através do código de bloqueio do celular.
KnockON
A função que mais gostei. Basta dar dois toques na tela quando estiver em stand-by que o celular irá acordar. É bem mais prático que apertar um botão, afinal ele não tem botão mesmo.
Mais captura
O navegador de internet padrão possui um opção de tirar captura da página inteira, e não só do que está visível na tela.
Deslizar de lado
Seria o “Alt+tab” do Windows para smartphones. Você salva um aplicativo como favorito, deslizando a tela com 3 dedos juntos, para a direita. Você pode fazer isso com vários apps. Depois, com qualquer app na tela, você desliza os 3 dedos do lado esquerdo para o direito e irá aparece os apps salvos na lateral da tela.
Zoom de áudio
Interessante essa função, mas não é tão potente assim. Durante uma gravação de vídeo, irá aparecer um ícone “zoom de áudio” na tela, ao clicar nele, você irá focar em qual lugar do vídeo você quer amplificar o som do vídeo.
A interface da LG, particularmente dizendo, acho que seja a melhor de todas as marcas. Eu sei que tem gente que acha ela horrível e etc. Mas quem diz isso é porque nunca usou o TouchWiz da Samsung: feio, inútil, bugado e deixa o celular lento. O que gosto no software da LG é que ele tem opções úteis. Porém confesso que gostava da versão anterior usada no Optimus G e G Pro. A versão do G2 se tornou mais intrusiva, descaracterizando bastante o Android, assim como faz a Samsung.
Mas mesmo assim ainda gosto dela. Uma coisa legal foi que a LG tornou a barra de notificações totalmente transparente, assim como no Android 4.4 kitkat. Ainda falando da barra de notificações, ele ficou ainda mais funcional, embora também mais poluída.
Você tem os atalhos para várias configurações, depois os apps Qslide – ou mini apps caso prefira -, a barra de iluminação da tela e por último a barra de controle de volume. Essa também traz um recurso do kitkat: um pequeno ícone de configurações que ao clicar neles abre outra tela pop-up com mais configurações de som independentes: chamadas, notificações, toque de resposta do telefone e a de multimidia (música, vídeos e jogos). Detalhe que lembra bastante as configurações do iOS 7.
Dentro do menu de aplicativos também há um ícone de configuração (engrenagem). Achei bastante útil pois ele mostra todos os apps com um pequeno “x”. Clicando nele você desinstala o app. Também lembra o iOS.
No geral, por isso gosto dele, o software de LG é bem rápido, tão rápido como o Android puro. Mas embora muito funcional, acabou ficando poluído demais. Não é nada que atrapalhe o uso, mas prefiro algo mais clean.
O app de galeria de fotos é muito simples. As fotos não possuem nenhum efeito de transição e muito menos há um editor de fotos, bem básico mesmo.
O app de vídeo também é bem simples e compatível com vários codecs, mas nem tantos assim. Possivelmente você vai precisar de um app de vídeo de terceiros. Ele é compatível com o QSlide, ou seja, dá para você minimizar ele em formato de pop-up e continuar a fazer outras tarefas.
O app de música também é simples, mas é bem bonito. Ele fica com o álbum do disco bem grande na tela e há botões de favoritos, aleatório e de compartilhar. O que gostei nele foi que ele tem um equalizador manual bem eficaz, juntando isso com a tecnologia Dolby Mobile, o som é excelente.
Assim como o G Pro, ele vem com um app de controle remoto muito completo. A novidade em relação a versão anterior é que tem como fazer seu próprio controle universal. Nele você pode colocar todos os seus equipamentos em uma única interface com os botões de sua escolha. Além disso, ele aprende o código de qualquer controle, basta apontar para o celular.
Para completar a lista de apps úteis, ele tem um bonito aplicativo de rádio FM. Fato que estranhamente o Optimus G nem possui suporte, embora tenha hardware para isso.
Review LG G2 – Desempenho
Como dito no começo, estamos diante de um monstro em especificações. Seu processador Snapdragon 800 é muito potente. Nos testes de benchmarks, o LG G2 está sempre entre os 3 primeiros, juntamente com o Xperia Z1 e Note 3. Abaixo sua pontuação no Antutu.
Eu gosto de desempenho na prática. Nessa hora não tem muito o que falar do G2, ele simplesmente consegue rodar qualquer coisa, sem engasgo algum. Qualquer jogo pesado inicia rapidamente e roda sem engasgos, mesmo quando configurados no máximo de desempenho. Sua GPU Adreno 330 dá conta do recado, com sobra.
Ele roda vídeos em full HD sem problemas, com o plus de rodar vídeos, além de fazer, em 60 frames por segundo. Mas videos em 60fps em MKV, infelizmente ele não conseguiu rodar. Mas dai também é querer demais. Se bem que deve ter algum app que consiga, eu não achei.
Se tratando de bateria, ele está na média da maioria dos smartphones tops atuais. Não vai aguentar mais de um dia, pelo menos com um uso moderado. Quando digo moderado, significa WiFi e 4G ligados diretos, no máximo 1 hora jogando, algumas fotos e alguns vídeos além de usar o GPS por mais ou menos 1 horas. Se você é um hard-user daqueles que joga pelo menos umas 2 horas por dia de jogos pesados, não espere carga no fim do dia.
Review LG G2 – Câmera
O Optimus G teve uma das mais decepcionantes câmeras o ano passado, sendo ele na época o topo de linha, sem dúvidas que merecia uma câmera melhor. A reclamação foi tanta por parte dos usuários, que parece que a LG ouviu e colocou uma câmera decente no G2, até a classificaria com ótima.
Ela conta com a tecnologia de estabilização de imagem óptica avançada (OIS). Na prática, isso significa que a câmera se move dentro do seu próprio módulo: isso minimiza as vibrações das suas mãos e proporciona fotos muito mais nítidas e vídeos mais estáveis – mesmo à noite. E acredite, funciona. A câmera é extremamente rápida, mais que a do Xperia Z1. Ela foca quase que instantaneamente e o sistema de estabilização de imagem se mostra bem efetivo com pouca iluminação, já que normalmente nesse momento celulares tendem a gerar imagens tremidas, pois o obturador funciona mais lento para absorver mais luz. No G2 você não precisa se preocupar com isso.
Fotos com iluminação boa ficaram muito boas no G2, bem melhor que a geração anterior de smartphones (Optimus G e G Pro). A interface da câmera é mais simplistas que os concorrentes, ou seja, é mais objetiva para usuários novatos. Mas na hora de funções mais avançadas, ou modos mais avançados, ela não decepciona. Basta pressionar “modo” que aparece várias opções através de um menu bem ilustrado.
Há diversos modos bem interessante como o Tom dinâmico (HDR) que produz boas fotos e não aparenta tão artificial. Outro modo é o “filtro de imperfeição”. Ele reconhece um rosto na foto e depois dá uma suavizada no tom da pele. Achei muito artificial, já que não há controle, é tudo automático. Abaixo você pode notar como fiquei “com pele de bebê”.
Tem também o modo “Disparo e reparação” onde você tira uma foto de um paisagem, por exemplo, e ele identifica automaticamente pessoas que estão passando e depois retira da imagem mostrando uma imagem já montada sem as pessoas.
Há ainda o tradicional modo noturno, que funciona muito bem por sinal. Esportes para imagens em movimento, “imagem prévia” onde você tira uma sequencia de até 20 imagens e depois escolhe a melhor e o modo câmera dupla onde ele consegue tirar foto simultaneamente da câmera frontal e traseira. Abaixo alguns exemplos de fotos.
Comparando com outros modelos, veja abaixo uma foto tirada com ele, como o Moto X e como o Galaxy S4. Em breve estaremos fazendo um comparativo com o Xperia Z1.
Na hora de filmar ele também mostra um alto desempenho, principalmente em vídeos em full HD há 60 frames por segundo. O estabilizador de imagem funciona bem aqui também, não igual há um Lumia top de linha, mas melhor que a maioria dos Androids do mercado. O fato de filmar em 60 fps é muito bom, embora os arquivos ficam enormes, e como espaço de armazenamento não é o forte dele, não é de muito uso.
Review LG G2 -Vídeo Review
Abaixo um vídeo detalhado onde mostro o que foi dito acima.
Review LG G2 – Conclusão
O LG G2 ficou acima de minhas expectativas. Não que ele seja muito superior ao concorrente Xperia Z1, embora seja em alguns aspectos, mas ele superou as expectativas no quesito preço, pois oferece tudo o que os outros oferecem mas com um preço inferior. Ele tem sim uma câmera inferior ao Z1, mas nada de outro mundo de diferença, o acabamento é inferior porém mais moderno. Já comparando com o S4, eu simplesmente achei ele superior em todos os aspectos.
Você acha ele facilmente na faixa dos 1600 Reais, abaixo algumas sugestões de lojas para vocês o comprarem:
R$ 1583 – Girafa – http://oferta.vc/x3M
R$ 1619 – Americanas – http://oferta.vc/x3G
R$ 1759 – Submarino – http://oferta.vc/x3K
R$ 1759 – Ponto Frio – http://oferta.vc/x3J