A LG anunciou hoje seu mais novo lançamento: o LG G3 Screen. O que mais chama a atenção no aparelho é que pela primeira vez a LG coloca um processador desenvolvido por ela mesma em um smartphone, seguindo o exemplo da Samsung que desde os primeiros smartphones vem lançando modelos com seu processador Exynos. Infelizmente, o G3 Screen é exclusivo na Coreia do Sul, ao menos por enquanto. O nome do processador é Nuclun. Ele possui oito núcleos dividos em dois processadores.
Se trata de um processador de alto desempenho. Ele utiliza tecnologias recentes divididas. Os primeiros 4 núcleos são Cortex A15 que tem como objetivo entregar alto desempenho – e alto consumo, diga-se de passagem – para aplicativos e jogos pesados e que exige muito do smartphone. Já os outros 4 núcleos utilizam o Cortex-A7 que é um processador mais fraco e com menor desempenho, porém consome bem menos energia.
Embora a LG não tenha confirmado, é provável que eles trabalham sobre demanda, quando precisa de alto desempenho ele ativa os Cortex A15, no uso normal utiliza o Cortex A7, economizando assim energia. Lembrando que a Samsung já utiliza a mesma configuração com Cortex A15 e A7 no mesmo processador do Galaxy S5 Exynos. Porém, a grande vantagem é que o Nuclun suporta redes 4G, coisa que o Exynos utilizado no Galaxy S5 não faz.
O resto das especificações técnicas do G3 Screen são:
- Chip NUCLUN Octa-Core (1.5GHz Quad-Core + 1.2GHz Quad-Core)
- Tela IPS de 5,9 polegadas de resolução Full HD
- 32 GB de memória interna (com slot para expansão via microSD)
- 2 GB de memória RAM
- Câmera traseira de 13 megapixels
- Câmera frontal de 2,1 megapixels
- Android 4.4
- Conexão 4G LTE Cat.6
Ele tem o mesmo design usado no LG G3 composto de uma traseira de plástico que imita metal. O sensor da câmera também é o mesmo. Não há informação sobre a venda dele fora da Coreia do Sul.