O LG G4 é aposta da LG na categoria dos topos de linha, muito elogiado nos reviews ao redor do mundo, ele é tido com um dos melhores smartphones do ano. Nesse review do LG G4, você verá novidades como sua super câmera com controles manuais e a tela que é uma das melhores já feitas.
- Review do Xperia Z3 Compact: o pequeno poderoso
- Review LG Prime Plus 4G, o intermediário aspirante a top
- Review LG G3, uma super tela em um corpo de plástico
Review do LG G4 – Design e construção
O LG G4 trouxe como grande novidade a traseira de couro, que segundo a LG torna cada modelo exclusivo, já que não existe uma peça de couro exatamente igual à outra. Por outro lado, ela não deixou de lado à traseira de plástico igual ao do LG G3, a diferença é que agora trás uma textura que lembra um diamante.
Envolta do aparelho tudo continua de plástico, com um aro que imita metal. Embora ele tenha um excelente acabamento, a LG está indo contra a mão da concorrência, já que todos estão adotando materiais mais nobres nos seus tops de linha. Até a rival Samsung abandonou o plástico a favor do metal, já a Sony também usa o metal além da traseira de vidro além da Motorola aposta no Kevlar, metal e Nylon em seus aparelhos mais caros.
Embora seja muito bonito, ainda acho que a LG deveria usar metal pelo menos nas laterais para passar segurança, afinal derrubar um celular de plástico quase sempre tem efeitos colaterais, e pagar mais de 2 Mil Reais para não ter essa segurança é arriscado. Mas o fato de ser plástico não esconde a beleza do LG G4. É um aparelho muito bonito e ao mesmo tempo discreto (menos o de couro).
Com sua tela de 5,5 polegadas tomando toda a frente, a LG mais uma vez caprichou e colocou bordas bem finas em volta dela. Assim como o G Flex 2, a tela é levemente encurvada facilitando – teoricamente – a empunhadora e o encaixe no roso.
Porém, estranhamente a LG aumentou o tamanho geral do aparelho em relação ao G3, mesmo tendo as telas iguais. Suas medidas são 148.9 x 76.1 x 6.3 – 9.8 mm, como ele tem o formato concha, ele começa mais fino e vai engrossando aos poucos, não aparentando ter a espessura que tem.
O G3 possui bordas mais estreitas tanto nas laterais como a superior e inferior. A diferença não é tão gritante assim, mas o G4 é maior. Por outro lado, ele parece ter ficado mais robusto com isso, pois também ficou mais estreito que o seu antecessor.
No geral ele tem um bom acabamento, mas poderia ser melhor, principalmente se compararmos com os concorrentes nessa categoria. Inclusive até o G Flex 2 possui um acabamento melhor que seu irmão.
Review do LG G4 – Hardware e perfomance
A LG teve uma decisão arriscada e corajosa com o LG G4, pois a empresa resolveu fazer um downgrade de processador em comparação com o modelo LG G Flex 2. O Flex usa o Snapdragon 810 enquanto o G4 usa o 808. Com um processador inferior, será que ele ficou mais lento? Não, pelo contrário, ficou mais rápido.
Como assim? É que o Snapdragon 810 vem causando muitos problemas desde seu lançamento, já que ele esquenta muito. Aparelhos com o Xperia X3+ (Z4) foi muito criticado por esquentar muito, e quando isso acontece aplicativos fecham e o desempenho diminui para manter a vida útil do aparelho, é o chamdo throttling. Com medo de seu aparelho esquentar muito, assim como G Flex 2 esquenta, a LG tomou a importante decisão de adotar o Snapdragon 808, modelo anterior que é mais fraco mais esquenta menos. A decisão foi acertada, já que é constatado que quando o S810 esquenta e entra em throttling, perde perfomance ficando mais lento que o S808 no geral.
No Antutu ele marcou cerca de 46 mil pontos, abaixo de outros modelos que usam o Snapdragon 810, porém ao longo do tempo ele é nitidamente mais rápido e, mais importante, mais frio.
Só para relembrar, o Snapdragon 808 possui 6 núcleos, sendo dois núcleos Cortex-A57 girando até 2,5 GHz e 4 até 1,8 Ghz. Para completar ele trás 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno com suporte para micro cartões SD.
Quando ao seu desempenho não há do que reclamar. Todos as animações do Android Lollipop funcionam sem problemas, a navegação web também e qualquer jogo que exista hoje na Google Play ele dá recado sem engasgos ou delay. Porém, se colocar ele lado a lado com outro high-end que não seja Quad HD, o outro será levemente mais rápido, mas isso é culpa da tela e sua alta resolução. Por isso sempre me pergunto o porque das fabricantes usarem essas telas sendo que nossos olhos não as diferenciam. Só servem para deixar o celular mais caro e lento.
Review do LG G4 – Software
Ele já vem rodando o Android 5.1 Lollipop, ou seja, está bem atualizado. Porém ele traz a LG UI, aclamada por poucos e odiada por muitos. Eu, particularmente, sempre achei útil a interface da LG que conta com funções e apps úteis, embora não seja um primor de design, mas vem melhorando muito nos últimos lançamentos
Ela trás a famosa barra de atalhos superior da LG, onde é possível ligar e desligar várias funções com apenas um toque, principalmente as de conectividade.
No geral, é uma interface bem rápida, claro que com o hardware do G4 facilita bastante. Mas é bem modificada e isso pode desagradar alguns. Acho que a LG inutilizou funções interessantes do Lollipop Stock com os perfis de prioridade de som, que eu acho bem útil.
Review do LG G4 – Tela
O LG G4 tem uma tela de 5,5 polegadas com resolução Quad HD e usa a tecnologia IPS. Muita gente acha a AMOLED superiores por terem mais brilho e contraste que as de IPS, porém a do G4 é diferente e se equipara as melhores telas de AMOLED do mercado, mas com mais fidelidade de cores. Além disso, com uma densidade de pixels mais ou menos 538 pixels por polegada, é impossível achar nela qualquer vestígio de serrilhado.
A tela do G4 é algo diferente do que estamos acostumados, o aparelho usa o Quantum Display: um painel formado por nano cristais ao invés do tradicional LCD. Não vou entrar em detalhes, mas a tecnologia quântica utilizada no G4 garante mais brilho, contraste e nitidez que a tela de AMOLED, por exemplo, utilizada no Motorola Moto Maxx. Além disso, tem menor consumo de energia. A própria LG falou no lançamento que o LG G4 tem 25% mais brilho, 50% mais contraste e fidelidade de cores 20% maior do que o G3. Abaixo uma foto comparando o LG G4 com o Moto Maxx. Notem como o vermelho do Moto Maxx puxou mais para o laranja.
Review do LG G4 – Câmera
A câmera do LG G4 é um verdadeiro espetáculo. É uma das melhores que já testei aqui no Tekimobile. Além da qualidade do sensor e do conjunto óptico, a LG nos agraciou com comandos manuais, até então encontrados somente na linha Lumia da Microsoft e nos iPhones. Com isso as possibilidades são enormes, para quem sabe mexer.
Um dos destaques do sensor IMX234 de 16 MP, que é um dos melhores do mercado. A abertura de f/1.8 também é outro destaque garantindo boas fotos mesmo com pouca iluminação, aliando à possibilidade de controlar o tempo de exposição nos comandos manuais, tirar foto no escuro com o LG G4 é possível e com bons resultados.
Ohem as duas fotos abaixo. A primeira foi tirar com o Moto Maxx e a segunda, com a mesma iluminação, com o LG G4.
Achou legal? Vejam abaixo algumas fotos tiradas por mim em vários tipos de ambientes.
Ainda falando sobre os controles manuais, as possibilidades são imensas. Por exemplo, com um tripé e um cenário ideal ajustando o tempo de exposição dá para fazer efeitos bem legais, como o de faixas de luzes. Vejam abaixo a foto, essa não foi tirada por mim. Mas consegui resultados parecidos, faltou mesmo o cenário.
Vale destacar também o laser para foco que me pareceu mais rápido ainda que no G3. As gravações de vídeos também estão surpreendentes. Um ponto legal é a possibilidade de focar um objeto mesmo com a gravação já iniciada. Outra característica que também se encontra na concorrência mas vale a pena citar é que ele grava em câmera lenta. A resolução máxima de gravação é Quad HD, porém além de ocupar muito espaço, com alguns minutos ele esquenta muito. Abaixo um vídeo filmado com ele no evento de lançamento do Moto X e Moto G 2015.
Review do LG G4 – Bateria
Nem tudo é perfeito. O LG G4 tem uma bateria de 3000 mAh. Pode parecer bastante, mas ele consome muita bateria, principalmente sua tela Quad HD que julgo desnecessária. Além disso, a LG ainda não tem um software que economize bateria bom, como por exemplo o Stamina da Sony que faz milagre do Xperia Z3. Com uso moderado, a bateria durou comigo cerca de um dia todo sem problemas, indo para o carregador antes de dormir. Mas com uso intenso, ele aguenta bem menos e é necessário carregá-lo no meio do dia.
Para melhorar, vale lembrar que ele possui suporte para carregamento rápido. Com o uso do turbo charger do Moto Maxx, a bateria dele carrega tão rápido quanto o rival, já que é de menor capacidade. O problema é que esquenta muito durante o carregamente rápido. Mas vale a pena comprar o carregador da Motorola e usá-lo em conjunto com o G4. Além disso ele é o único topo de linha atualmente que conta com bateria removível, você pode comprar uma reserva e guardar para uso quando precisar.
Review do LG G4– Prós e contras
Prós
- Excelente hardware;
- Excelente câmera, provavelmente a melhor do ano;
- Tela super nítida, cores fiéis e bom angulo de visão;
- Embora menos potente, acertadamente usa o Snapdragon 808 ao invés do 810.
Contras
- Acabamento poderia ser um pouco mais resistente, usando metal por exemplo;
- Bateria poderia ser melhor, ou ter um software como o Stamina da Sony.
Review do LG G4 – Conclusão
O LG G4 é um dos melhores smartphones lançados esse ano juntamente com o Galaxy S6. Embora muitos reviews por aí falaram que a câmera do S6 se sai melhor, eu particularmente achei a do G4 melhor, principalmente a possibilidade de usar comandos manuais.
A versão com couro na traseira é realmente muito bonita, deixando ele um dos smartphones mais bonitos já feitos, vale a pena pagar um pouco mais por ela. Para melhorar, ele está custando menos que o Galaxy S6 e provavelmente custará menos que o Xperia Z3+ que chega nos próximos meses no Brasil. Sendo assim, o considero a melhor opção de compra no mercado high-end atualmente.