O segundo grande lançamento de smartphone do ano no Brasil foi ontem. A LG apresentou em evento em SP o novo LG G6, seu novo carro chefe. Chega uma semana depois do rival Galaxy S8. São tão rivais que até custam o mesmo preço: R$ 3.999. Pelo menos, ele não veio capado.
Diferente da geração anterior que chegou ao Brasil com hardware inferior, o LG G6 mantém o mesmo chipset do modelo lançado no mercado internacional. Realmente é esta é uma ótima notícia para quem estava decepcionado com a fabricante desde o lançamento do G5 SE por aqui.
Outro diferencial nesta geração é que o smartphone topo de linha da LG não traz mais o suporte modular, chamado pela empresa de Magic Slot. A aposta da sul-coreana é um modelo mais tradicional, porém deixando de lado o design comum da companhia com tela padrão 16:9 e apostando em novo formato 18:9.
- LG mostra estranha mistura de TV com alto falantes na CES 2024
- O que é hub? E um Smart hub?
- Melhores Home Theaters em 2022 (Philco, Sony, LG e mais)
Este novo formato de tela traz um grande ponto positivo: a redução das bordas. Desta forma, o usuário terá praticamente uma tela em suas mãos, o que aprimora a imersão em filmes e jogos, tonando o entretenimento ainda melhor.
O G6 mantém o mesmo layout de câmera da geração anterior, mas trazendo um novo conjunto óptico, além de sensores atualizados. Ao contrário do G5 que tinha sensores com resolução diferentes, no G6 temos exatamente 13 megapixels em cada um. No entanto, a abertura é diferente, sendo f/1.8 para o principal e f/2.4 para o secundário.
Curiosamente, a câmera frontal regrediu nesta geração, indo de 8 megapixels com abertura f/2.0 no G5 para 5 megapixels com abertura f/2.2 no G6. A capacidade de gravação continua a mesma, sendo 4K na traseira e FHD na frontal.
Enquanto todos esperavam que o G6 viesse com Snapdragon 835, a LG acabou se apressando para lançar o seu novo flagship, o que condenou o aparelho a ser lançado com Snapdragon 821 – chipset que promete um ganho de apenas 10% comparado ao que vem no G5.
No entanto, temos que lembrar que o modelo nacional do G5 traz um chipset consideravelmente inferior, o Snapdragon 652. Desta forma, mudar para o G6 trará um salto mais considerável no desempenho do que será sentido por consumidores de outros mercados.
LG está no grupo de empresas que adora mudar radicalmente a interface do Android. Com a LG UX 6.0, a gigante sul-coreana decidiu pegar mais leve e trazer uma aparência mais limpa do que foi visto nos produtos anteriores da companhia.
Esta nova interface vem com algumas mudanças da LG, como nos aplicativos pré-instalados como o calendário e e-mail que tiram vantagem do novo formato da tela. Mais do que nunca, quando você está usando aplicativos padrão, você irá perceber a tela sendo cortada no meio, em dois perfeitos quadrados. É um visual limpo e algo que a LG quis que as pessoas experimentassem em todos os apps padrão.
Além disso, o G6 vem com Google Assistant de fábrica, o novo assistente pessoal da gigante das buscas que foi lançado com a linha Pixel, mas que chegará a vários smartphones. Para quem curte controlar o sistema por comando de voz, a novidade será muito bem aproveitada aqui.
Especificações técnicas do LG G6
- Tela IPS LCD de 5,7 polegadas com resolução Quad HD+ (1440 x 2880 pixels)
- Chipset Qualcomm MSM8996 Snapdragon 821 64-bit Quad-Core com clock máximo em 2,35 GHz
- GPU Adreno 530
- 4 GB de RAM
- 32 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via cartão microSD
- Câmera principal com dois sensores de 13 megapixels (29 mm, f/1.8 e 12 mm, f/2.4) e estabilização óptica
- Câmera frontal de 5 megapixels com abertura f/2.2
- Suporte a Dolby Vision/HDR10
- Sistema de áudio hi-res com chip Quad DAC 32-bit
- Leitor de impressões digitais
- Certificação IP68 contra danos por água e poeira
- Bateria de 3.230 mAh com tecnologia Quick Charge 3.0
- Sistema operacional Android 7.0 Nougat com interface LG UX 6.0
- Dimensões de 148.9 x 71.9 x 7.9 mm
- Peso de 163 gramas
O LG G6 estará disponível nas cores: branca (Mystic White), preta (Astro Black), cinza (Ice Platinum) a partir de amanhã (25) por R$ 3.999 nas lojas da LG e até sexta-feira (28) nas principais lojas de varejo na internet. Lojas físicas devem iniciar as vendas a partir de 1º de maio.