Hoje começou a MWC 2017. Infelizmente não estou lá em Barcelona cobrindo, por causa da minha Isabella que nasce nos próximos dias, mas nem por isso deixarei de noticiar os lançamentos. Hoje foi o dia da LG lançar seu aguardado LG G6. Não houve muita surpresa, pois os recentes vazamentos já haviam entregado tudo o que ele teria. Mas os destaques ficam no aproveitamento, na ausência dos módulos do G5 e agora ele é a prova d’água. Vamos lá.
LG G6: Hardware de 2016, mas design de 2017
Vamos começar por uma lista de suas especificações técnicas:
- Tela IPS LCD de 5,7 polegadas com resolução Quad HD+ (1440 x 2880 pixels)
- Chipset Qualcomm MSM8996 Snapdragon 821 64-bit Quad-Core com clock máximo em 2,35 GHz
- GPU Adreno 530
- 4 GB de RAM
- 32 GB ou 64 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via cartão microSD
- Câmera principal com dois sensores de 13 megapixels (29 mm, f/1.8 e 12 mm, f/2.4) e estabilização óptica
- Câmera frontal de 5 megapixels com abertura f/2.2
- Suporte a Dolby Vision/HDR10
- Sistema de áudio hi-res com chip Quad DAC 32-bit
- Leitor de impressões digitais
- Certificação IP68 contra danos por água e poeira
- Disponível em preto, prata ou branco
- Dimensões de 148.9 x 71.9 x 7.9 mm
- Peso de 163 gramas
- Bateria de 3.300 mAh com tecnologia Quick Charge 3.0
- Sistema operacional Android 7.0 Nougat com interface LG UX 6.0
Como vocês puderam notar, o hardware é bem parecido com o LG G5. G5, não o capado G5 SE lançado no Brasil. A culpa não é inteiramente da LG ao usar um processador de 2016. A Qualcomm fez um acordo comercial com a Samsung de que o único smartphone com Snapdragon 835 no primeiro semestre seja o Galaxy S8. Como a LG cumpre seu calendário tradicional de lançar flagship em Fevereiro na MWC todos os anos, ela foi obrigada a usar o Snapdragon 821 do ano passado. Por outro lado, a rumores que para driblar isso, a LG pretende lançar uma nova linha de smartphone high-ends no segundo semestre, dai então virá com o Snapdragon 835.
De resto ele mantém 4 GB de RAM e virá com 64 GB de armazenamento interno, além de suporte a expansão por Micro SD. A bateria é generosa de 3.3000 mAh, o que deve garantir um dia de uso. Ah, ela vem com o Quick Charge 3.0 para carregamento rápido.
Leia também:
LG G6: Design de 2017 com super aproveitamento frontal, super sistema sonoro e finalmente é a prova d’água
Não é nenhum Xiaomi Mi Mix, porém a LG fez um smartphone lindo com excelente aproveitamento frontal. O LG G6, houve um aumento considerável na tela, se comparado com o LG G5. Agora ela conta com 5,7 polegadas. Porém, o aumento de tela não foi repassado para o corpo do dispositivo. Enquanto o G5 tinha tela de 5,3 polegadas em 149.4 x 73.9 mm, o G6 possui diagonal de 5,7 polegadas com basicamente as mesmas dimensões, tendo ele 148,9 mm de altura por 71,9 mm de largura. Ele realmente é muito bonito.
A resolução também foi alterada, sendo agora utilizado um display ultra-wide com 1440 x 2880 pixels, enquanto no modelo anterior tínhamos 1440 x 2560 pixels. Isto ajudará a visualizar filmes e séries de maneira ainda mais imersiva, já que muitas produtoras de conteúdo estão utilizando este padrão e o número parece aumentar a cada dia que passa. Para finalizar, temos ainda suporte ao Dolby Vision, algo inédito em smartphones.
Adeus modularidade, que realmente era modularidade
A LG abandonou o conceito de modularidade, que não fez muito sucesso no LG G5. Engraçado é que, se comparado com a linha Moto Z da Lenovo que deu certo, a LG era a única que realmente tinha módulos, e não acessórios como a Lenovo. Será que o público não estava preparado para a novidade?
Uma das maiores novidades, dentro da LG, é que agora o LG G6 é a prova d’água. Isso era muito pedido pelos usuários, já que há anos é uma característica de outros fabricantes como a rival Samsung e japonesa Sony.
Novas câmeras, ainda melhores
O LG G5 já teve uma das melhores câmeras do ano passado. Depois, a LG melhorou ainda mais com o LG V20. Agora, o LG G6 o sensor utilizado é o mesmo do V20, porém ele foi melhorado. Ele não, mas sim os dois sensores traseiro que ele trás. O primeiro deles possui distância focal de 29 mm e abertura f/1.8, sendo isto próximo ao padrão geralmente utilizado em smartphones. Já no segundo temos distância focal de apenas 12 mm com abertura f/2.4, garantindo fotos ainda mais próximas do panorama de maneira automática.
De acordo com a LG, esta é sem sombra de dúvidas a melhor câmera já inserida em um smartphone até aqui, algo que vai desde a qualidade final das imagens até sua versatilidade e facilidade de uso. O software de câmera foi totalmente reformulado, possibilitando que você visualize suas fotos já capturadas em vários modos diferentes enquanto registra novos momentos, algo possível graças ao novo aspecto 18:9 utilizado pela empresa.
O sensor frontal também foi otimizado, contando com 5 megapixels e lentes ultra grande-angulares para que mais elementos sejam inseridos nas selfies sem que você precise de acessórios. Foi utilizada abertura f/2.2, sendo necessário aguardarmos por testes mais aprofundados para que possamos ver como será a qualidade final em ambientes com baixa luminosidade.