A Mediatek anunciou ontem dois novos processadores intermediários focado em smartphones gamers: o Helio G70 e Helio G70T. Eles ficam abaixo da linha G90 que já está no mercado, chegando com preço inferior para competir com o Snpadragon 710.
Eles substituem a linha G50, que foi usada no Redmi Note 8 Pro, e ficam abaixo da linha G90, que também foi lançada recentemente. Comparada com a linha mais cara, ao invés dos grandes núcleos Cortex-A76 do G90, os novos modelos contam com núcleos Cortex-A75 com frequência máxima de 2,0 GHz. Em contrapartida, os núcleos para atividades econômicas Cortex-A55 continuam idênticos, mas caem de 2,0 GHz para 1,7 GHz.
Em termos de posicionamento de mercado, o Helio G70 e G70T irão competir com o Snapdragon 710, enquanto a linha G90 continua competindo com Snapdragon 730 e 765G. A fabricante não deixa claro em seu site, mas é muito provável que o Helio G70 ofereça o mesmo processo de 12 nanômetros FinFET do irmão maior. O chipset também oferece a tecnologia HyperEngine com foco em melhorar o desempenho para jogos.
Entre os destaques, a lista de especificações conta com suporte para memória RAM de até 8 GB LPDDR4X e armazenamento rápido eMMC 5.1
Já em telas, a resolução máxima é full HD+, com 2520 x 1080 pixels com proporção 21:9. Essa proporção super esticadona, é a mesma usada em smartphones como o Motorola One Vision e outros da mesma linha da Motorola.
Já no suporte de câmeras, a resolução máxima fica em 48 MP e oferece diferenciais como reconhecimento facial através de inteligência artificial, e suporte para o modo retrato com uma ou duas câmeras. Já na parte de conexões, tem o comum que vai desde o 4G VoLTE, Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 5.
Ainda não há relatos sobre quais smartphones virão com os novos processadores.