8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020

O Microsoft Office só aumenta de preço, porém, há diversas alternativas gratuitas e pagas para ele. Separamos as 8 melhores.
Avatar de André Luiz
24/07/2020 às 09:21 | Atualizado há 4 anos
ALTERNATIVAS MICROSOFT OFFICE destaque

O Microsoft Office é o líder de longa data em software de produtividade para escritórios. Se você está procurando uma alternativa devido ao custo, desempenho ou apenas uma antipatia pelos produtos da Microsoft, você tem muitas alternativas disponíveis. Nem todas as suítes de escritório são criadas iguais, por isso peneiramos mais de uma dúzia de concorrentes para encontrar a melhor alternativa do Microsoft Office para suas necessidades. 

Melhor opção: Google / G Suite 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 2

A melhor alternativa ao Microsoft Office é o conjunto de ferramentas de escritório Google Docs que é gratuita, e também a versão paga conhecida como G Suite em sua versão paga. O Google Docs está disponível gratuitamente para os consumidores, a combinação do Google Documentos, Planilhas, Apresentações e Formuláros se reúnem em torno da solução de armazenamento on-line Google Drive como uma oferta de produtividade de primeira linha, e de graça. Através do Google Drive, outro serviço gratuito da empresa, o usuário acessa todos os apps do  G Docs.

Esses aplicativos gratuitos se integram a uma conta gratuita do Google Drive, que também se integra com uma conta gratuita do Gmail. Funciona muito bem no Windows, Mac, Linux e em qualquer outro computador com um navegador moderno. Você pode facilmente colaborar e compartilhar sem baixar nada, adicionar recursos ausentes com integrações de plugin e trabalhar com arquivos de uma variedade de formatos, incluindo arquivos do Microsoft Office. 

A maior desvantagem é o uso offline. Embora o Google ofereça versões offline através de plugins com o navegador Chrome, eles nem sempre são consistentes ou confiáveis. Mas se você tem uma conexão, ficará feliz em saber que funciona bem em dispositivos Android, bem como com aplicativos nativos para o sistema operacional móvel do Google. 

Para usuários de negócios, o G Suite começa em R$ 24,30 por usuário mensalmente. Para usuários não-comerciais, você pode fazer tudo com uma conta gratuita do Google. Você não precisa pagar a menos que precise de mais espaço de armazenamento no seu Google Drive online, que atualmente tem o limite de 15 GB.

Embora não tenha funções avançadas como macros no Excel – embora seja possível fazer isso através de outra ferramenta do Google, o App Scripts – e não tenha uma alternativa para o programa de banco de dados Access, há muito mais pontos positivos do que negativos. 

Melhor para quem tem um Mac: Apple Office Suite / iWork 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 3

Se você possui um Mac, você tem uma suíte de escritório incluída na compra de um computador da Apple, o iWork. Embora não sejam tão populares quanto as suítes Microsoft e Google, os aplicativos Páginas, Números e Keynote são ótimos para uso ocasional e necessidades individuais, especialmente se você estiver entrincheirado no ecossistema da Apple, incluindo iCloud e dispositivos como o iPad. 

A Apple também oferece uma versão baseada na Web compatível com as versões mais recentes do Safari, Chrome e Internet Explorer que se integram totalmente com o iCloud. Como outros nesta lista, ele funciona com seus próprios formatos de arquivo e facilmente importa e exporta arquivos nos populares formatos microsoft office como .docx, .xlsx e .pptx. Os usuários de Mac não têm que pagar; o único custo é para espaço de armazenamento adicional do iCloud se você ficar sem espaço e quiser armazenar seus arquivos lá. 

A única desvantagem realmente grande é que ele não é amplamente utilizado, por isso o suporte e tutoriais online são raros. Você também pode encontrar colegas irritados se enviar um arquivo Keynote quando eles estavam esperando o PowerPowerpoint, já que a compatibilidade nem sempre é perfeita entre formatos, especialmente quando se trata de coisas como fontes, layouts e dimensionamento de imagens. Mas se você quer algo que “apenas funciona” e você é um usuário dedicado do Mac, você deve encontrar tudo o que precisa com o iWork. 

Melhor software livre: Apache Open Office 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 4

Se a sua principal reclamação sobre o Office é o custo, você deve considerar o Apache Open Office. Embora este software de código aberto não seja tão completo nem tão bem polido quanto os aplicativos da Microsoft, ele suprirá a necessidade de quase todos. 

Como um conjunto de software de código aberto, novos recursos geralmente vêm de desenvolvedores voluntários interessados em aprimorar o programa para uso da ampla comunidade. Mas com os aplicativos do Google agindo como uma alternativa atraente pelo mesmo preço, ele luta para acompanhar a concorrência das legiões de desenvolvedores profissionais da Microsoft e do Google. Isso não significa que não valha a pena considerar.  

Melhor software livre mantido por anúncios: WPS Office 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 5

Com tantas alternativas gratuitas ao Microsoft Office, não é de admirar que você esteja com dificuldade de escolher a melhor opção. O WPS  Office é outro software com versões para Windows, Mac, Linux, iOS e Android. Esta suíte de escritório é gratuita, mas você terá que se acostumar com os anúncios dentro dos aplicativos. Você também pode pagar $30 por ano para remover os anúncios, mas aí vale mais a pena assinar o Office 365 da Microsoft. 

Esta suíte vem da Kingsoft, uma desenvolvedora com sede na China. Os aplicativos incluem WPS Writers, WPS Spreadsheet e WPS Presentation. O WPS Office é geralmente bem avaliado. Ele tem interface personalizável para que você possa decidir sobre o estilo de menu que você mais gosta. Ele também suporta a edição de documentos tabulados, assim como você começa com um navegador da Web.

Ele também tem uma nuvem integrada com 1 GB de armazenamento incluído. É um aplicativo leve e rápido para usar. É ótimo que você possa fazer um teste de graça e depois decidir mais tarde se vale a pena o dinheiro para sair das propaganda da versão gratuita.

Melhor para compartilhamento de arquivos de texto: Dropbox paper

dropbox paper

O Dropbox não é conhecido por seus programas de escritório, mas esta plataforma de compartilhamento de arquivos oferece um aplicativo competitivo estritamente focado no processamento de textos. O Dropbox Paper é fortemente integrado ao Dropbox, o que torna o compartilhamento de arquivos a cereja do bolo.

O Dropbox Paper permite vários colaboradores simultâneos, permite que você exporte arquivos nos formatos de arquivos populares .docx e .pdf. Adicionar um arquivo é tão simples quanto arrastá-lo para a pasta Dropbox. 

O Dropbox Paper oferece uma interface de usuário simples que é fácil de usar, mas não familiar aos veteranos do Word. É gratuito se você tiver uma conta no Dropbox. As contas do Dropbox são gratuitas para indivíduos com até 2 GB de armazenamento. Os usuários de negócios e aqueles com maiores necessidades de armazenamento terão que pagar uma assinatura mensal ou anual a partir de US$ 9,99 por mês para usuários individuais. 

Melhor facilidade de uso: FreeOffice 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 6

O FreeOffice oferece uma transição relativamente fácil da versão da Microsoft, pois se parece e funciona similarmente com o Microsoft Office. Como o nome indica, é grátis. Ele funciona em PCs Windows, Mac e Linux e vem do desenvolvedor SoftMaker. 

Os principais aplicativos do FreeOffice 2018 incluem TextMaker, PlanMaker e Presentations, que substituem Word, Excel e PowerPoint, respectivamente. Você pode escolher menus clássicos estilo Windows ou outros mais modernos. 

O FreeOffice também está disponível para Android. Se você tem um tablet Android, você pode baixar o Atualizado (ainda grátis) SoftMaker Office HD. Alguns recursos dessa versão exigem uma compra no aplicativo para desbloquear. Se você usa este conjunto e é um usuário do Windows, você também pode desfrutar do FlexiPDF Basic gratuito, um bom companheiro que lhe dá muitos dos recursos do editor PDF da Adobe. 

O mais leve: LibreOffice 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 7

O LibreOffice é outra suíte de escritório de código aberto e livre que funciona com todos os formatos de arquivos do Microsoft Office. É baseado no OpenOffice, discutido acima, mas se separou em 2010 e tomou seu próprio rumo. Mantido pela The Document Foundation, este aplicativo também incentiva os usuários a se envolverem e ajudarem a melhorar e adicionar novos recursos. 

O LibreOffice está disponível para computadores Windows, Mac e Linux e oferece uma versão móvel para Android. Ele é suportado ativamente com versões menores e atualizações saindo de forma mensal. 

Ele tem uma base de usuários muito forte e dedicada que delira sobre os aplicativos Writer, Calc e Impress. Ele tem uma interface flexível que faz você se sentir usando o “verdadeiro” Office, mas não tem nenhuma ferramenta integrada de armazenamento ou colaboração em nuvem. 

O alter-ego online: Microsoft 365 

8 melhores alternativas ao Microsoft Office em 2020 8

Se você está procurando uma alternativa ao Microsoft Office, você pode não estar interessado em outra versão dos programas do Office da Microsoft. No entanto, com toda essa conversa sobre suítes de escritório baseadas em nuvem, é importante considerar a versão online da própria Microsoft, conhecida como Microsoft 365. 

O Microsoft 365 oferece uma versão baseada no navegador do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote. A assinatura também oferece versões móveis dos mesmos aplicativos em celulares Android, iOS e Windows. 

O Microsoft tem uma versão gratuita que não funciona offline, mas também tem diversas outras versões pagas com suporte ao Office instalado no computador. Temos um artigo explicando todas as versões, basta clicar aqui.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ