Na maioria dos casos, essa corrupção é muito difícil de rastrear e, eventualmente, parar. Na pandemia em curso, controlá-la tornou-se mais importante do que nunca. Para esse fim, a Microsoft está lançando a iniciativa de Soluções e Tecnologia Anticorrupção (ACTS) para ajudar os governos a combater a corrupção.
Essa iniciativa de longo prazo utilizará as tecnologias e investimentos de nuvem, IA, aprendizado de máquina e visualização de dados da Microsoft para garantir a transparência no gerenciamento de recursos, o que consequentemente impedirá a corrupção.
A empresa já fez parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para promover iniciativas anticorrupção na América Latina e no Caribe. Isso permitirá que ele use a plataforma Mapa Inversiones desenvolvida pelo BID com a cooperação da Microsoft para trazer mais transparência aos fundos de estímulo COVID-19.
O gigante da tecnologia de Redmond diz que:
Leia também:
Na Microsoft, acreditamos que a corrupção é um problema global urgente que pode e deve ser resolvido. Isso exigirá uma solução focada e abrangente e exigirá que governos, sociedade civil e o setor privado trabalhem juntos para promover a transparência, criar controles eficazes e aumentar a responsabilidade. É uma tarefa difícil, mas nunca antes o mundo teve os tipos de ferramentas para combater a corrupção que existem hoje. Sabemos, por exemplo, que os dados podem iluminar padrões e relacionamentos ocultos para fornecer aos governos ferramentas melhores para garantir que o dinheiro público vá para os fins pretendidos. Recursos de tecnologia, como computação em nuvem, visualização de dados, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina fornecem ferramentas poderosas para governos e corporações agregar e analisar seus enormes e complexos conjuntos de dados na nuvem, descobrindo a corrupção das sombras onde ela vive, e mesmo evitando a corrupção antes que aconteça.
A Microsoft não revelou mais detalhes ainda, o que faz sentido, visto que se trata de um investimento de longo prazo que aposta em tecnologias e soluções emergentes que ainda estão em processo de construção. A empresa indicou que espera fazer parceria com o governo e o setor privado para fazer avançar a ACTS.