A Xiaomi aproveitou o lançamento do seu novo smartphone Xiaomi Mi 5X para anunciar a atualização de sua interface MIUI. A MIUI 9 trás novidades que os usuários aguardavam, muitas delas baseadas no Android 7.0 Nougat, que é a base da MIUI agora. Confiram abaixo algumas novidades apresentadas durante o evento.
MIUI 9 – Mais rápida
Uma das características que os usuários dos aparelhos da Xiaomi mais gostam é a velocidade do sistema – sim, podemos chamar de sistema graças as enormes alterações. Por meio de um algoritmo capaz de avaliar a capacidade do sistema, a abertura de apps e jogos está mais rápida na MIUI 9. Com o nome de disposição dinâmica de recursos, a tecnologia distribui a utilização da CPU, GPU e RAM de uma forma inteligente.
Quando um app está em segundo plano, o sistema consegue mantê-lo aberto usando ainda menos recursos; em contrapartida, os aplicativos em uso recebem toda a potência do telefone. Isso faz com que a execução dos mesmos seja ainda mais ágil e fluida.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Para melhorar a velocidade, foi necessário que os desenvolvedores chineses otimizassem algumas funções da MIUI 9. Abaixo uma lista divulgadas por eles com as principais melhorias da MIUI 9:
- Abertura de apps acelerada
- Disposição dinâmica de recursos
- Aceleração crítica em segundo plano
- Controle de congestionamento do núcleo
- Limpeza automática
- Novo sistema de arquivos
- Gerenciamento da memória chache
- Anti-fragmentação em tempo real
- Proteção à exclusão anormal
- Eficiência de comunicação melhorada
- Aceleração de redes sem fio
- Melhor interação com a tela, seja em toque ou em pressão
MIUI 9 – Busca por imagens
Uma novidade apresentada pela Xiaomi na MIUI 9 é um novo sistema que utiliza reconhecimento facial e outras técnicas para reconhecer os rostos das pessoas nas fotos do usuário e depois separa as mesmas baseando-se nessas informações. Não é algo novo, o Google Fotos e o app de galeria da Samsung já fazem algo semelhante. A diferença é que a MIUI vai além de rostos e divide o conteúdo por rostos, expressões dos mesmos, eventos, documentos e até capturas de tela.
Se tirar 5 fotos com a sua mãe, por exemplo, o software reconhece o rosto e permite agrupar as imagens em uma pasta. Isso tudo para manter o rolo da câmera organizado e de fácil acesso; não é mais preciso ficar subindo a barra de rolagem até achar o que gostaria.
MUI 9 agora tem seu próprio assistente pessoal
Entrando na onda dos assistentes pessoais, a MIUI agora tem o seu próprio batizado de Smart Assistant, confesso que faltou criatividade no nome. Ela embarca basicamente todas as informações disponíveis no dispositivo e descomplica o acesso. Ela lê mensagens, e-mails e identifica imagens para permitir que o usuário não perca tempo procurando.
Assim como o spotlight do iOS, o sistema operacional procura por textos em uma única guia. Se estiver escrito “cão” em uma mensagem e em um e-mail, exemplificando, ambos os resultados vão aparecer na tela, assim como os apps relacionados à busca.
Finalmente: Tela dividida chega na MIUI 9
Uma das coisas mais pedidas que chegou nativamente no Android 7 Nougat, era o modo tela dividida. Isso faz sentido já que a Xiaomi possui vários smartphones gigantes além de tablets. Arraste o canto de um aplicativo para encaixá-lo em alguma das metades do display: agora é possível mandar uma mensagem enquanto assiste um vídeo no YouTube, por exemplo. A função já era prometida há um tempo, finalmente desembarcando oficialmente.
A Xiaomi já revelou a lista de aparelhos que vão receber a MIUI 9, mas alerta que a maior parte das funções acima chegará primeiro à ROM chinesa, só depois estreando na versão internacional. E aí, o que acharam da novidade? Conte para nós na área de comentários