Déjà-vu? Parece que faz pouco tempo que o Google havia comprado a Motorola e os smartphones da americana vinham de fábrica com uma versão pura do Android. Relembrando o passado, a Motorola anunciou ontem em parceria com o Google, o lançamento de uma versão do Moto X4 rodando o Android Puro. Ele faz parte do programa Android One.
Voltado para o mercado americano, mais especificamente para a operadora Project Fi, o aparelho traz o mesmo hardware que conhecemos, mas faz parte do Android One e entrega “uma experiência pura do Android”.
Por “experiência pura”, entenda que o Moto X4 não vam com as elogiadas funcções que a Motorola normalmente coloca em seus smartphones, como o Moto Tela, que mostra prévias de notificações com o aparelho em standby; o suporte aos gestos no leitor de impressões digitais; ou o Moto Ações, que permite girar para abrir o aplicativo de câmera ou agitar o aparelho para ligar a lanterna.
Além disso, novidades como a assistente pessoal Alexa da Amazon, presente no Moto X4 original, também não está presente nessa versão. Nem mesmo os comandos de vozes do Moto Voz, que no geral são mais naturais que o Google Assistente, estão presentes.
A Motorola já coloca em seus smartphones um sistema bem próximo do Android Puro, então qual seria a vantagem desse novo Moto X4? Além do preço menor: atualizações. Sabemos que a Motorola não está tão atenciosa com as atualizações dos seus aparelhos – embora reclamar pode funcionar. Sendo o Moto X4 parte do programa Android One, o próprio Google se encarrega de enviar as atualizações mais recentes, assim como a linha Pixel. Inclusive já garantiu a atualização para o Android P.
Como o Android One não chegou ao Brasil, provavelmente nunca veremos esse aparelho por aqui. Já o normal, provavelmente chegará nos próximos meses.