Um design clássico está sendo reinventado diante de nossos olhos. O novo Motorola Razr, que na semana que vem entrará em pré-venda no Brasil, e o Galaxy Z Flip, que deve chegar em breve; devem ser os dois primeiros smartphones dobráveis com design em concha, ou o famoso flip, que combinam um visual retrô com tecnologia de ponta. Mas qual desses telefones flip da nova era será o melhor?
O Motorola Razr tem ao seu lado o fato de ser um dos maiores ícones dos anos 2000 sendo até hoje o celular mais vendido da história. Já a Samsung pode ofuscar seu concorrente com um preço mais baixo e especificações mais robustas.
Veja uma comparação entre esses dois smartphones, baseando-se no já divulgado Razr e nos rumores mais que completos do Galaxy Z Flip, claro que autalizaremos assim que o smartphone da Samsung for lançado.
Motorola Razr vs Galaxy Z Flip: Preço e data de lançamento
Baseando-se no preço divulgado nos EUA, o Motorola Razr custará US $ 1.500, chegando às lojas dia 6 de fevereiro. No Brasil, ele entrará em pré-venda nessa mesma data.
Espera-se que o Galaxy Z Flip seja anunciado dia 11 de fevereiro no evento Unpacked da Samsung e poderá ser disponibilizado já dia 14 de fevereiro (lá fora), segundo rumores. O preço sugerido é de US $ 1.400, o que prejudicaria a Motorola.
Motorola Razr vs Galaxy Z Flip: especificações comparadas
[table id=26 /]
A parte traseira texturizada facilita o manuseio do Razr, mas desejamos que o telefone tenha outras cores além do preto. O telefone inteiro mede apenas 3,7 x 2,83 x 0,55 polegadas quando fechado, o que é um pouco maior, porém mais fino que as medições do Galaxy Z Flip de 3,4 x 2,9 x 0,68 polegadas.
Os rumores apontam que o Galaxy Z Flip será mais grosso que o Razr fechado. Mas, quando aberto, parece que o Razr e o Galaxy Z Flip serão iguais em termos de tamanho, mas o Razr será mais pesado que o modelo da Samsung. Isso pode ser devido aos materiais mais nobres usados em sua construção.
O Galaxy Z Flip pode vir em até quatro cores, incluindo preto, ouro, roxo e prata. Portanto, a Samsung poderia ter uma vantagem nessa área, já que a empresa já confirmou que está mirando, principalmente, nas mulheres e nos influencers, que costumam valorizar mais essa área.
Espera-se que o Galazy Z Flip tenha uma enorme tela de 6,7 polegadas, mas uma minúscula tela externa de 1,1 polegadas que irá somente mostrar notificações. Enquanto isso, o Razr terá uma tela menor, com 6,2 polegadas devido às bordas maiores, porém uma tela exterior maior, o que dá mais funções a ela, inclusive como tela para usar a câmera traseira para tirar selfie, responder notificações, controlar apps de música e até interagir com o Google Assistente. Isso torna ele fechado bem mais útil.
Vale notar também, que o Razr possui uma tela interna de plástico, enquanto há rumores de que o Z Flip apresenta uma tela dobrável de vidro ultrafino. O Motorola Razr tem um vinco quase invisível, porém a empresa disse que será normal caroços na tela. No Galaxy Z Flip ainda não sabemos, mas se levarmos em conta a experiência da Samsung com o Galaxy Fold, o vinco será bem aparente.
Durabilidade
O Galaxy Z Flip pode ser o primeiro celular dobrável com uma tela de “vidro ultrafino”. É uma tecnologia mais avançada que o P-OLED, que é feito de plástico e, consequentemente, mais resistente. Claro, isso na teoria. Porém, dado os problemas que a Samsung teve com o Galaxy Fold original, a Motorola está procurando criar uma vantagem para si mesma com o novo Razr.
A Motorola trabalhou com a Lenovo por quatro anos e desenvolveu 26 protótipos antes de finalizar a tela dobrável do Razr. Não há folga quando o telefone está fechado, graças a duas dobradiças de aço inoxidável conectadas através de placas de suporte deslizantes. No vídeo abaixo, você pode conferir um pouco.
A tela dobrável do Razr não exibiu um vinco durante os nossos testes (bem rápidos por sinal), mas a Motorola alertou que “caroços” são normais.
Ainda não sabemos muito sobre a durabilidade do Galaxy Z Flip, mas é significativo que a Samsung esteja se afastando do plástico para este design e adotando uma tela de vidro ultrafina. Aparentemente, haverá um vinco visível no meio deste painel, assim como no Fold.
O Razr tem uma CPU mais lenta, menos RAM e menos armazenamento do que o Galaxy Z Flip. O Galaxy Z Flip parece ser o telefone flip dobrável mais poderoso com base em suas especificações vazadas. Ele deve incluir um processador Snapdragon 855+, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, enquanto o Razr possui componentes menos poderosos. Ele possui um processador Snapdragon 710 intermediário, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Isso deverá afetar a bateria, mas como a bateria do Z Flip é 800 mAh maior, talvez não seja sentida a diferença.
Agora, o público-alvo desses telefones dobráveis provavelmente não se importa muito com especificações técnicas em comparação com o design, mas ainda parece que a Samsung terá vantagem.
Vale ressaltar que o Razr não possui conectividade 5G, embora uma versão 5G possa surgir. Ainda não se sabe se o Galazy Z Flip oferecerá 5G, mas não parece que a primeira versão oferecerá um modem 5G.
Motorola Razr vs Galaxy Z Flip: Câmeras
Espere câmeras traseiras duplas no Galaxy Z Flip, duas de 12 MP, sendo uma com um sensor ultra-wide. O Razr é simples quando se trata de câmeras, com apenas uma câmera traseira de 16 MP com uma abertura f / 1.7.
Na frente, o Razr tem uma câmera de 5MP para selfies rápidas, enquanto o Galaxy Z Flip deve ter uma câmera de 10MP mais nítida.
Conclusão
A primeira onda de smartphones dobráveis basicamente fracassou, mas o Motorola Razr e o Galazy Z Flip possuem a chance de ganhar força com os consumidores. Isso ocorre porque eles resolvem um problema real: você pode colocar um telefone de tela grande no bolso da frente sem ocupar muito espaço. Há também algo inegavelmente legal em um telefone dobrável que é simultaneamente retrô e futurista.
Mas vale a pena pagar entre US $ 1.400 a US $ 1.500 em algo que, aparentemente, de diferente só oferece um “ual, que legal”? Nós teremos que ver como o Razr e o Galaxy Z Flip se saem em nossas análises completas. Porém, no papel, parece que o Galaxy Z Flip sai na frente com uma ligeria vantagem, mas, sinceramente, o fator decisivo será a qualidade da tela e convenhamos: depois do Fold a Samsung não está muito bem cotada nesse aspecto.