Recentemente a Motorola divulgou uma lista com dispositivos que serão atualizados para o Android 8.0 Oreo, o problema é que o Moto G4 Plus, um smartphone relativamente novo, não estava na lista. Pior, a empresa vendeu ele com essa promessa. Muitas critícas acabaram surgindo. Devido a isso, a Motorola resolveu se pronunciar oficialmente sobre o caso.
Segundo a própria Motorola, vender o Moto G4 Plus com promessa de atualização para o Android 8.0 Oreo foi um erro, por isso estavam planejando apenas atualizá-lo para o Android 7.0 Nougat. Mas devido as reclamaçoes sofridas – com razão – por parte dos usuários, a companhia agora afirma que irá disponibilizar a atualização para o Android 8.0 Oreo, mas informa que isso pode demorar para acontecer.
Nos foi informado que haviam alguns erros nos nossos materiais de marketing sobre a atualização do Moto G4 Plus para o Android O. Esse foi um descuido da nossa parte e nós pedimos desculpas pelo problema. É nossa prática geral para a família Moto G lançar uma grande atualização do sistema por dispositivo, mas é importante para nós que mantenhamos nossas promessas, então além da atualização para o Android N que já irá receber, nós vamos atualizar o Moto G4 Plus para o Android O. Por conta disso ser uma atualização não planejada, isso pode levar algum tempo para entrar no nosso cronograma de atualizações.
A frase “É nossa prática geral para a família Moto G lançar uma grande atualização do sistema por dispositivo” mostra claramente que o grau de comprometimento da empresa baixou. Apenas uma grande atualização para um aparelho considerado intermediário é um grande desrespeito com os usuários, disso não há dúvidas. Além disso, é óbvio que o motivo vai além de respeito, e sim que propaganda enganosa é crime, e com certeza a Motorola iria receber muitos processos.
Vale ressaltar ainda que somente o Moto G4 Plus irá receber a atualização, sabe lá quando. As versões mais básicas; o Moto G4 e o Moto G4 Play, não será atualizados. Essa é a resposta oficial. Uma pena.