Mozilla mostra 2 smartphones com o Firefox OS: Keon e Peak.

Atualizado há 12 anos
Firefox_OS

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Parece que a briga de smartphones esse ano promete. A Mozilla lançou ontem 2 smartphones rodando o novo sistema Firefox OS, dando assim um grande passo para quem almeja um lugar ao sol em um mundo dominado por Androids e iPhones. Os 2 dispositivos por enquanto serão direcionados para programadores com foco em desenvolvimento web, devem ficar disponíveis em fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles se chamam Keon e Peak, e nasceram em uma parceria da Mozilla com uma empresa espanhola chamada Geeksphone.

Firefox_OS
Smartphones Peak e Keon com Firefox OS

Smartphone Peak

Esse é o mais parrudo dos dois, pois tem um harwware melhor e dentro dos padrões de outras plataformas. Possui um processador dual-core de 1.2 GHz, tela HD de 4.3 polegadas, câmera de 8 Megapixels, 512 MB de RAM e armazenamento interno de 4 GB. Isso é mais que suficiente para rodar o Firefox OS.

Keon

Como dito acima, o Peak é o mais potente, mas isso não significa que o Keon seja muito inferior. Ele se encaixa em um bom smartphone de entrada. Possui um processador de 1GHz Snpadragon S1, tela de 3.5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels, 512 de RAM, 4 GB de memória interna e câmera de 3 Megapixels.

Objetivo do Firefox OS

Mesmo o Peak tendo um hardware bom, ele não se compara com os tops de linha da atualidade. Mas esse nunca foi o objetivo da Mozilla ao criar o Firefox OS. Como o sistema é baseado todo “nas nuvens” em cima da plataforma HTML 5, o sistema não vai exigir muita coisa de hardware, consequentemente teremos aparelhos mais baratos, esse é o ponto: smartphones acessíveis a grande massa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que o Brasil é estrategicamente importante para a empresa. Embora esses dois aparelhos sejam os primeiros, eles foram focados nos desenvolvedores e não no público em geral. Os primeiros para o público, segundo a Mozilla, serão lançados no Brasil. O que me deixa um pé atrás pois dependeremos da “maravilhosa” internet móvel que as operadoras fornecem.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.