Não é novidade para ninguém que a Mozilla estava desenvolvendo um novo sistema operacional para smartphones. O seu diferencial é o fato de ser baseado totalmente em tecnologias Web como o HTML 5 e CSS, tudo funcionando nas nuvens, seria algo como o Chrome OS do Google. Durante a CES 2012 eles até tinham um protótipo de aparelho rodando o sistema para os usuários conhecerem, como vocês podem conferir no vídeo abaixo:
Outra particularidade do Firefox OS, que até então era chamado de “Boot to Gecko“, é que a Mozilla não está de olho no mercado high-end hoje já bem dominado pelo Android, não, ela está de olho no mercado de smartphones de entrada que são sucessos no mercado emergente, como acontece no Brasil. A Mozilla já conta com diversas empresas que querem apoiar o desenvolvimento do sistema, alguns nomes de peso são Alcatel e ZTE que seriam os primeiros fabricantes e afinal são empresas já experientes em fabricar modelos de baixo custo. Na parte de operadoras temos a Telecom Italia (dina da TIM), Telefônica (dona da VIVO), Sprint, Deutsche Telekom e outras menores.
O foco do novo sistema é ser uma alternativa ao mercado low-end que hoje está lotado de smartphones rodando o Android. A diferença é que o Android não é customizado para hardwares inferiores e os resultados normalmente são smartphones extremamente lentos que acabam desanimando os usuários. A Mozilla diz que o Firefox OS será o contrário disso e foi totalmente pensado para rodar nesse tipo de aparelho.
O Firefox OS é integrado nas raízes da Web e utiliza as mesmas engrenagens do navegador Firefox, e tudo funciona sob as mesmas estruturas de sites da internet, como o CSS, o HTML 5 e o Java Script. Na prática isso quer dizer que não será necessário que programadores e designers se debrucem sobre novas linguagens de programação. As ferramentas são mais do que conhecidas pelo mercado, e será muito fácil criar aplicativos e jogos para ele.
Sendo o Brasil um país emergente e um grande mercado mobile, a Mozilla resolveu que irá lançar em 2013 seus primeiros aparelhos rodando o Firefox OS aqui. Como duas das empresas apoiadoras trabalham por aqui com a TIM e a VIVO é bem possível que essas operadoras irão lançar esses aparelhos por aqui. Mas dai eu me pergunto: será que o mercado de smartphones já não está um pouco saturado? o que vocês acham?
Outro ponto a ser considerado: sendo um sistema baseado nas nuvens e na internet, como seria o uso na nossa para lá de precária internet móvel?
Via Mozilla Blog