Pipocou no Facebook, ou naquele grupo da família, a nova versão do sistema operacional do seu celular, chegou a hora de atualizar. No entanto, com a ansiedade de testar os novos poderes, podemos escorregar e fazer alguma besteira. Para que isso não aconteça com você, preste atenção nas nossas dicas essenciais para você atualizar seu celular.
Android 12
A décima segunda versão do sistema operacional do Windows para celular já está disponível para alguns aparelhos, na versão beta.
Os primeiros a receberem a atualização são os Pixels, produzidos pela mesma empresa do sistema. Dentre os mais comuns no Brasil que já podem receber a atualização estão alguns modelos Xiaomi e ZTE. Porém, em breve, outros aparelhos devem começar a ter acesso às suas próprias versões.
Então, fique de olho. Logo, logo é a nossa vez.
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
Faça backups
Caso você ainda não saiba, backup é um salvamento de todas as funcionalidades e memória de seu celular. Trata-se de um arquivo reserva que você pode acessar e restaurar as configurações.
Caso você tenha algum problema, você pode utilizar esse recurso e seu celular voltará igualzinho aos últimos momentos no qual o backup aconteceu. Até mesmo as mensagens do WhatsApp aparecem como estavam naquele momento.
Isso pode evitar muitas dores de cabeça, na atualização.
Mas prestes atenção: é preciso garantir que as configurações estejam acionadas.
Em geral, o caminho para fazer isso é o mesmo na maioria dos celulares, porém, pode haver variações de um para outro, mas vale a pena fazer o passo a passo para conferir:
• Vá até configurações. Normalmente, ela é identificada pelo ícone de uma engrenagem;
• Em seguida, procure por Contas e Nuvens ou Restauração e Backups;
• Depois, basta escolher onde seus arquivos serão salvos.
É possível que durante o processo seja necessário entrar com dados e logins para acesso.
Use uma conexão confiável
Durante a atualização, um enorme número de dados é baixado pelo celular. Por isso, é importante garantir uma conexão ininterrupta.
Mesmo pequenas oscilações na rede podem fazer com que os dados do novo sistema não sejam gravados corretamente, ocasionando erros durante a instalação ou execução do sistema. Portanto, na hora de atualizar seu celular, nada de usar 3G ou 4G, o ideal é conectar através do WI-FI de uma boa banda larga.
A instalação demora e é frágil
Uma coisa importante de saber é que baixar o sistema operacional demora, porém o processo de instalação é ainda mais demorado e delicado.
O ideal é que durante a atualização você não utilize o celular para mais nada e esteja com tempo para esperar a instalação e inicialização completa. Assim, não faça isso se você estiver com pressa. É melhor esperar um momento mais tranquilo.
Outra dica importante é manter o aparelho com uma boa carga de bateria e conectado ao carregador durante o processo. Isso irá evitar que ele desligue durante a atualização.
Chegamos ao mais importante de tudo: nunca, mas nunca, mesmo, interrompa a atualização. Depois de iniciada, siga todos os passos solicitados pelo sistema e jamais desligue o celular.
Com essas dicas acreditamos que tudo irá ocorrer bem.
Aproveite e veja mais conteúdos como esse em nosso blog.