Ícone do site Tekimobile

Vejam 30 fotos do nascer do sol que irão te inspirar

Você já se perguntou se o nascer do sol parece ser melhor do que o pôr do sol? No que diz respeito à fotografia, os dois são, na maioria das vezes, visualmente indistinguíveis. No entanto, tirar fotos ao amanhecer tem algumas vantagens práticas quando se fotografa ao anoitecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acordar cedo pode exigir algum compromisso, mas te dá mais tempo para tirar fotos mesmo após o nascer do sol. Além disso, você também não precisa se preocupar tanto com pessoas poluindo a foto, já que a maioria dos lugares não estarão vazios nesse momento. Além disso, se você é obsessivo em perseguir a luz perfeita, talvez ajude saber que o céu parece é mais vívido pela manhã, já que não há tantos poluentes no ar.

Se você ainda não está convencido, então dê uma olhada nessas 30 belas fotos tiradas no nascer do sol que irão te motivar a começar o dia com uma câmera na mão:

Paisagens do nascer do sol

Uma das razões pelas quais os fotógrafos preferem fotografar o nascer do sol ao pôr do sol é a presença de neblina. Essas nuvens baixas transformam cenários em cenários dos sonhos. Se suas fotos parecem sem graça, talvez tudo o que você precisa é de um pouco de névoa para fazê-la parecer mágica.

Foto de Sindre Strøm, Pexels
Foto de Pixabay, Pexels
Foto de Griffin Wooldridge no Pexels

Já que nem sempre há neblina pela manhã, verifique a previsão para saber quando sair. Quando a diferença entre o ponto de devassor e a temperatura do ar está abaixo de 2,5 graus Celsius, é provável que você encontre neblina, claro, isso se você mora em regiões frias – o que não é tão comum no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sempre pode tirar fotos de paisagens a qualquer velocidade do obturador, mas se você quiser que elas pareçam mais dramáticas, fotografe com longos tempos de exposição (cerca de 1/15 ou mais lento) para tornar as finas brisas de neblina mais proeminentes.

Reflexões do sol

As reflexões funcionam bem para fotos de paisagem, pois proporcionam aos espectadores uma perspectiva diferente de certos lugares. O momento perfeito para capturá-los é quando o sol está baixo no horizonte. A luz suave vinda do nascer do sol facilita a fotografia de detalhes como as texturas das nuvens e até mesmo características da terra.

Foto de David Boca no Pexels
Foto de Abdullah Ghatasheh, Pexels
Foto de kien virak no Pexels

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de filmar, procure locais com corpos calmos de água protegidos do vento para garantir que os reflexos do céu pareçam nítidos. Mesmo um pouco de céu nublado interromperá o efeito, então ajudaria a filmar com tempo mais aberto possível. Se selecione uma pequena abertura entre f/18 e f/22 para manter tudo afiado.

Vida selvagem ao nascer do sol

A maioria dos animais estão sempre ativos, tornando estes alguns dos melhores momentos para tirar fotos na vida selvagem. Se você quer capturar as silhuetas dos animais contra o céu ou tirar fotos detalhadas, o nascer do sol fornece a melhor iluminação para ajudá-lo a criar a imagem que você deseja. Embora seja preciso muita disciplina e paciência para sentar e esperar em locais remotos com sua câmera, não há nada como ver a floresta ganhar vida com todos os tipos de criaturas ao amanhecer.

Foto de Casey Horner
Foto de Ray Hennessy
Foto de Chris Sabor

Para evitar perturbar seu assunto, fotografe de uma distância segura usando uma lente telefoto. Ao fotografar a vida selvagem, selecione uma grande abertura (entre f/1.4 a f/2.8) se você quiser deixar o fundo bem desfocado, e uma pequena abertura se você quiser incluir o cenário por trás. Para congelar a ação, você precisa definir a velocidade do obturador para 1/500 ou mais.

Hora Azul

A hora azul ocorre cerca de vinte minutos antes do sol nascer totalmente ou se pôr. Como o céu é mais escuro durante este período, é uma oportunidade perfeita para tirar fotos de longa exposição de objetos celestes ainda visíveis no horizonte. Além de capturar estrelas, estender o tempo de exposição também faz com que as nuvens pareçam mais etéreas.

Foto de Anand Dandekar, Pexels
Foto de Aleksey Kuprikov, Pexels
Foto de Aron Visuals, Pexels

O uso de configurações de longa exposição durante o dia normalmente requer o uso de filtros ND na lente para bloquear a luz extra. Mas como não há muita luz ambiente para trabalhar durante a hora azul, a boa notícia é que você pode não ter que usá-los. Basta escolher uma velocidade lenta do obturador (entre 5 a 20 segundos) e clicar em distância.

Retratos na Hora dourada

Já se perguntou por que muitos fotógrafos preferem fotografar durante a hora dourada (o momento que vem depois da hora azul ao nascer do sol e precedendo-a antes do pôr do sol)? É porque a luz macia e quente vinda do sol faz com que a pele das pessoas pareça mais vibrante. Como o sol ainda está baixo no céu, você também não encontrará sombras que fazem retratos parecerem desagradáveis.

Além da excelente iluminação, fotografar no início da manhã também permite que você pose seus súditos em locais que de outra forma estariam cheios de pessoas em qualquer outro momento. Fotógrafos que escolhem trabalhar durante o pôr do sol muitas vezes lidam com grandes multidões que dificultam o tiroteio.

Foto de Alex Azabache, Pexels
Foto de Roberto, Pexels
Foto de Clement Eastwood, Pexels

Fotografar retratos muitas vezes envolve uma profundidade rasa de campo. Os fundos embaçados forçam os olhos a se concentrarem na pessoa, por isso mantenha sempre sua abertura entre f/1.4 e f/2.8.

Janelas de avião

Observar o nascer do sol é uma experiência totalmente diferente quando você está a milhares de quilômetros acima do nível do mar. Além de ter uma visão clara do horizonte, você também pode testemunhar o momento encantador que a luz do sol atinge as nuvens. Mesmo que fotos de janelas de avião inundem as mídias sociais hoje em dia, elas nunca perderão seu charme porque são simplesmente hipnotizantes.

Foto de Vitor Almeida, Pexels

Para facilitar a filmagem atrás da janela, defina sua câmera como prioridade de abertura e selecione um tamanho de abertura entre f/18 e f/22. Quando estiver escuro e quiser tirar fotos das luzes da cidade, escolha um alto valor ISO para compensar a falta de luz. Lembre-se de não exceder a ISO 800 para evitar imagens granuladas. Use também o foco manual, já que sua lente pode se concentrar acidentalmente na janela e não na vista externa.

Silhuetas

Se sua imagem do pôr do sol é desprovida de elementos visuais interessantes, você nunca pode errar ao adicionar silhuetas em primeiro plano. Eles não só quebram o vazio do céu, mas também contribuem para o clima geral da foto.

Silhuetas funcionam particularmente bem se você quiser fornecer pistas visuais sobre o local que você está fotografando. Por exemplo, você pode incluir palmeiras para sugerir que a imagem foi filmada em um cenário tropical. E se você quiser adicionar um elemento humano às suas paisagens, você sempre pode adicionar formas humanas em suas fotos também.

Foto de Lukas Rodriguez, Pexels
Foto de Alexandro David, Pexels
Foto de luizclas, Pexels

Para capturar silhuetas, use a medição de manchas e direcione sua lente para o ponto mais brilhante do horizonte. Uma vez que sua exposição esteja bloqueada, aponte sua câmera de volta para o seu assunto e clique no obturador. Como seu passado é mais brilhante, seu assunto acabará subexposto (que é o que você gostaria nesta situação).

Ruas

Se você quer ver como as ruas se parecem quando estão vazias, então levante cedo e explore sua área ao amanhecer. Até as cidades mais movimentadas parecem diferentes pela manhã. Além das estradas e das calçadas não estarem tão lotadas, muitas vezes você pode ter pontos turísticos e pontos turísticos famosos só para você.

A luz vinda do sol pela manhã também produz sombras atraentes quando atinge edifícios e outros obstáculos. Se você compor sua foto corretamente, eles podem adicionar profundidade e dimensão às suas fotos.

Foto de Benjamin Suter, Pexels
Foto de Zach McGee no Pexels

Se você está atirando nas pessoas, use uma ampla abertura para isolá-las do fundo. Ao fotografar edifícios, selecione uma pequena abertura para manter cada detalhe afiado. Para ambos os efeitos, Aperture Priority é muitas vezes a melhor escolha.

Praia

Se você quer uma vista para o banco da frente do show de luzes da manhã, então você precisa ir para a praia. A vasta extensão do oceano cria uma visão desobstruída do horizonte, tornando-o um excelente local para fotografar o nascer do sol.

Foto de Eric Sanman, Pexels

Acorde cedo para ver o céu escuro se transformar em um horizonte dourado. À medida que o sol nasce, você tem a garantia de obter uma fotografia diferente a cada minuto que você pressionar o obturador. Apenas certifique-se de alterar suas configurações de acordo à medida que mais luz se torna disponível.

Para evitar adivinhações desnecessárias com suas configurações, selecione a prioridade de abertura. Depois de escolher sua abertura (de preferência entre f/18 e f/22), sua câmera definirá automaticamente a velocidade do obturador para você.

Cidades

Você pode ser tentado a tirar fotos da paisagem da cidade no meio da noite, mas na realidade, fotografar edifícios durante a hora azul quando o sol ainda está abaixo do horizonte é muito mais ideal. por que? Porque ainda está escuro o suficiente para capturar as luzes das janelas mesmo que o sol já esteja sol.

Foto de Bob Ward no Pexels
Foto de Lukas Rodriguez, Pexels
Foto de Dimitry Anikin, Pexels

Fotografar durante a hora azul também faz o horizonte parecer menos chato. Se o céu parece claro sem estrelas ou nuvens, basta esperar o sol nascer o suficiente para adicionar um toque de cor no fundo.

Dependendo da situação, a prioridade de abertura é muitas vezes a melhor configuração para usar ao fotografar paisagens urbanas. Para garantir que os edifícios estejam afiados, escolha uma pequena abertura e selecione um alto valor ISO de até 800 para garantir que a imagem não seja subexposta.

Aprender a trabalhar de manhã vai torná-lo muito mais produtivo. Uma vez que você experimenta tirar fotos durante o nascer do sol, você vai perceber que você vai ter os mesmos resultados sem ter que lidar com situações que muitos fotógrafos encontram ao anoitecer. Então vá em frente e comece a definir o despertador mais cedo. É um pequeno sacrifício para fazer para alcançar o tiro perfeito.

 

Sair da versão mobile