Uma equipe de desenvolvedores do XDA, desenvolveram uma versão do Android 8.1 exclusiva para rodar no Nintendo Switch. Obviamente, não é oficial e traz riscos. Por outro lado, abre um leque de opções para o console da Nintendo.
A customização só funciona se for instalada em consoles vendidos antes de julho, pois, foi nesse mês que a Nvidia trouxe uma atualização na fabricação dos mesmos bloqueando o acesso ao chipset, que até então era cheio de aberturas.
A base do Android usado no Switch, foi o LineageOS 15.1. O sistema ainda não está redondo e a principal perda fica por conta da bateria. O sistema não tem o mesmo gerenciamento que a Nintendo coloca em seu OS, na verdade, até um tablet com sistema oficial deve ter um melhor gerenciamento de bateria.
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
Além disso, não há suporte para rotação automática da tela, não informa que o console está carregando, a tela de toque registra toques que não foram feitos e alguns aplicativos não oferecem suporte para os controles, os Joy-Cons. Resumindo: não é aconselhável arriscar a vida de seu amado Switch por ele.
Mas, como sempre tem aventureiros para modificações desse tipo, o áudio funciona, os Jou-Con também, a GPU Tegra X1 está com suporte aos jogos 3D, o dock consegue espelhar a imagem para a TC e ainda aceita jogos da Shield TV, que compartilha o mesmo hardware do console da Nintendo.
Quer se arriscar? Dá um pulo no XDA e saiba como fazer a instalação.