Nintendo Switch tem versão do Android 8.1 desenvolvida

Sistema tem bastante coisas funcionando, por outro lado o Nintendo Switch tem bateria bem ruim e falta suporte para várias coisas.
Avatar de André Luiz
29/07/2019 às 15:48 | Atualizado há 5 anos
nintendo switch android

Uma equipe de desenvolvedores do XDA, desenvolveram uma versão do Android 8.1 exclusiva para rodar no Nintendo Switch. Obviamente, não é oficial e traz riscos. Por outro lado, abre um leque de opções para o console da Nintendo.

A customização só funciona se for instalada em consoles vendidos antes de julho, pois, foi nesse mês que a Nvidia trouxe uma atualização na fabricação dos mesmos bloqueando o acesso ao chipset, que até então era cheio de aberturas.

A base do Android usado no Switch, foi o LineageOS 15.1. O sistema ainda não está redondo e a principal perda fica por conta da bateria. O sistema não tem o mesmo gerenciamento que a Nintendo coloca em seu OS, na verdade, até um tablet com sistema oficial deve ter um melhor gerenciamento de bateria.

Além disso, não há suporte para rotação automática da tela, não informa que o console está carregando, a tela de toque registra toques que não foram feitos e alguns aplicativos não oferecem suporte para os controles, os Joy-Cons. Resumindo: não é aconselhável arriscar a vida de seu amado Switch por ele.

Mas, como sempre tem aventureiros para modificações desse tipo, o áudio funciona, os Jou-Con também, a GPU Tegra X1 está com suporte aos jogos 3D, o dock consegue espelhar a imagem para a TC e ainda aceita jogos da Shield TV, que compartilha o mesmo hardware do console da Nintendo.

Quer se arriscar? Dá um pulo no XDA e saiba como fazer a instalação.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.