A HMD Global apresentou o Nokia 2 em outubro de 2017 como um smartphone acessível. Ele chegou rodando o Android 7.1.1 Nougat, tendo sido atualizado para o 8.1 Oreo em março deste ano. Mas infelizmente, essa é a sua última grande atualização.
Por mais que o suporte ao cliente tenha confirmado que o Nokia 2 receberia o Android Pie, além do fato da HMD Global prometer dois anos de atualizações do sistema, esse modelo não será agraciado com os recursos presentes na versão 9.0. De acordo com um representante da empresa, a declaração feita pelo suporte foi equivocada.
Em meio a esse cenário, algumas pessoas esperavam que a HMD Global liberasse o Android Pie (Go) para o Nokia 2, que é uma versão mais simples, leve e que contém menos recursos. No entanto, a empresa deixou bem claro que este aparelho não pode entrar no programa Android Go pelo fato dele não ter sido lançado nele.
Ainda assim, mesmo que o Nokia 2 tenha sido deixado de lado, é bastante provável que a HMD Global continue liberando atualizações de segurança. Essa decisão pode desagradar os proprietários, mas não chega a ser uma surpresa, afinal, estamos falando de um aparelho lançado em 2017, e a marca certamente priorizará os modelos mais novos.
Como foi dito anteriormente, o Nokia 2 é um smartphone acessível e, consequentemente, entrega especificações modestas. Para quem não conhece, ele possui uma tela IPS LCD de 5″ com resolução de 1280 x 720 pixels, aspecto 16:9, 294 ppi de densidade, 67,4% de relação tela-corpo e vidro com proteção Corning Gorilla Glass 3.
Por dentro, temos o processador Snapdragon 212 quad-core de 1,7 GHz com núcleos Cortex-A7 e GPU Adreno 304. Há 1GB de RAM e 8GB de armazenamento interno, que embora seja uma quantidade pífia, pode ser expandido via microSD de até 128GB.
No departamento de câmeras, existe apenas um único sensor na traseira de 8MP com flash LED e possibilidade de filmar na resolução HD a 30fps. A câmera frontal entrega 5MP. As opções de conectividade incluem: WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.1 com A2DP e LE, GPS com A-GPS, GLONASS e BDS, rádio FM com RDS, entrada de 3,5 mm para fones de ouvido e porta microUBS 2.0.
Ficha técnica do Nokia 2
- Tela: IPS LCD de 5″ com resolução de 1280 x 720 pixels;
- Chipset: Snapdragon 212;
- RAM: 1GB;
- Armazenamento interno: 8GB;
- Câmera traseira: 8MP;
- Câmera frontal: 5MP;
- Bateria: 4.100 mAh
- Sistema: Android 8.1 Oreo;
Uma característica interessante do Nokia 2 é a sua bateria de 4.100 mAh, valor bem acima da média para dispositivos mais simples. Medindo 143,5 x 71,3 x 9,3 mm e pesando 161 gramas, ele pode ser encontrado nas cores: preto e branco.
Olhando para essas especificações, fica bem claro que o Nokia 2 é voltado para quem não precisa de praticamente nenhuma função extra, se contentando apenas em acessar as redes sociais e fazer ligações, por exemplo, sendo ideal para ser um smartphone secundário.
Aqueles que buscam mais desempenho e preço baixo, podem apostar no Nokia 4.2, oficializado em maio deste ano. Apesar de não ser ter um hardware de ponta, ele traz um processador melhor (o Snapdragon 439), 3GB de RAM, 32GB de armazenamento interno e câmeras duplas de 13MP + 2MP.
Via: GsmArena